terça-feira, junho 07, 2011

O véu



"Proibida pela FIFA de usar o tradicional véu islâmico em campo, a selecção feminina do Irão acabou por faltar ao jogo com a Jordânia, na corrida para os Jogos Olímpicos de 2012.

Situação idêntica já se tinha verificado no ano passado, e a federação iraniana adoptou algumas alterações no equipamento, mas foi confrontada com uma nova proibição que não entende. «Na verdade, este equipamento não tem qualquer conotação religiosa ou política, nem coloca em risco outra jogadora. Isto estava provado, e Blatter aceitou», disse Farideh Shojaei, responsável por esta selecção, citado pelo «Guardian».

As jogadoras apresentaram-se em campo com o corpo quase todo tapado, com excepção feita ao rosto, algo que foi considerado ilegal pelo delegado ao jogo. Uma fonte da FIFA já revelou à Associated Press que apoia a decisão, entendendo que o véu pode colocar em causa a integridade física."
In: maisfutebol


Mais uma vez os ortodoxos dirigentes iranianos não permitiram a liberdade das suas jovens para usarem o equipamento tradicional do futebol. Estou completamente de acordo com a decisão da FIFA mas tenho sinceramente pena que as iranianas não possam competir com as outras adversárias. O que está a mais não é só o véu, são estas pessoas ultrapassadas que deveriam ser afastadas da direcção dos países. 

2 comentários:

  1. Ora nem mais?!Cem por cento de acordo com a FIFA,é pena não ser em muitas mais decisões.

    ResponderEliminar
  2. Daria razão à FIFA se tivesse mantido essa postura desde o início... neste caso começou por autorizar e a selecção iraniana até liderava actualmente o seu grupo de apuramento.

    ResponderEliminar