sexta-feira, junho 17, 2011

A Alemanha e os outros, entre os quais nós

- Nos últimos 10 anos, a Federação alemã deu vida a 266 centros de formação onde investiu 500 milhões de euros incluindo a contratação de mil treinadores;
- O custo de manutenção desta imponente estrutura é de 30 milhões de euros anuais;
- A Liga alemã subsidia com 90 milhões de euros/ano os 42 clubes que possuem centros de formação privativos;
 Estes são alguns dos principais tópicos que foram desenvolvidos por Manuel Martins de Sá, em artigo publicado no jornal "A Bola", em 26 de Abril e que só agora tive oportunidade de abordar, referentes ao futebol alemão, que possui a melhor e mais competitiva liga europeia, incluindo os vectores fundamentais de assistências - média por jogo de 42.000 espectadores - presença de futebolistas nacionais - média de 15 jogadores por clube - e com a  eloquência derivada do facto  dos 524 futebolistas profissionais, 275 terem passado pelos referidos centros de formação. Os preços médios de bilhetes na Alemanha onde o poder de compra é quatro vezes superior ao nosso, é de 31 euros.

Números fantásticos, elucidativos, completamente impossíveis de implementar em países como o nosso, que irão manter a Alemanha  como a maior potência da Europa e do Mundo do futebol durante muitos anos. Claro que há outros factores a ter em conta e não considerados neste excelente artigo, mas estes, os que são possíveis de comparar, são de facto imbatíveis. Só para se ter um exemplo de comparação, e segundo o DN de 15 de Junho,  o Estado Português, nos últimos 13 anos, investiu no desporto cerca de 517 milhões de euros. Em 13 anos! E mesmo perante estes números temos sempre obrigação de ganhar à Alemanha!

Sem comentários:

Enviar um comentário