domingo, junho 05, 2011

Obama, Souto Moura, Braga e a nossa auto-estima

"Eduardo Souto de Moura “passou a sua carreira não só a desafiar os limites da sua arte, mas a fazê-lo de uma forma que serve o bem público”. Foi desta forma que o presidente dos Estados Unidos da América felicitou, esta quinta-feira, o arquitecto português vencedor do prémio Pritzker de arquitectura 2011.

Na cerimónia que decorreu no Andrew Mellon Auditorium, em Washington, Barack Obama disse: “Eduardo Souto de Moura desenhou casas, centros comerciais, galerias de arte, escolas e estações de metro – tudo num estilo que parece tão leve como belo. É um especialista na utilização de diferentes materiais e cores e os seus desenhos de formas simples e clean integram-se sempre bem na envolvente”.

O chefe de Estado destacou uma obra, o Estádio Municipal de Braga, conhecido como “A Pedreira”, sublinhando ser um projecto exemplar de um arquitecto que “não se fica por uma resposta fácil”.

“Eduardo quis construir este estádio na vertente de uma montanha. Ele rebentou quase um milhão e meio de metros cúbicos de granito, com os quais fez o cimento necessário para construir o estádio”, revelou Obama ao auditório, acrescentando que o arquitecto também se preocupou em desenhar um estádio que permitisse a quem não pode pagar bilhete ver o jogo a partir das colinas envolventes."

Obama, Chefe de Estado, dos EUA, não lançou confusão na nossa política, não tomou partido, mas deu-nos confiança e possibilitou que uma verdadeira auto-estima nos envolvesse. Obama fez mais por Portugal naquele momento que muitos outros que por aí andam, apregoando receitas miraculosas e armados em heróis da Pátria 

Sem comentários:

Enviar um comentário