sexta-feira, junho 10, 2011

E valeu a pena?

O maisfutebol divulgou anteontem duas notícias sobre a transferência de um júnior turco do FC Porto para o Kayserispor, da Turquia e de outro júnior, desta vez francês, do Nacional para o Lille, campeão de França. O jovem turco partiu para o seu país depois de duas épocas no futebol júnior do clube portista e o francês do Nacional , que nunca jogou na principal equipa  madeirense, vai integrar o plantel principal do campeão francês. Estes jovens estrangeiros, como tantos outros que têm passado pela formação dos principais clubes portugueses, podem ter ganho algo com a sua presença nesses clubes, e acredito sinceramente que sim, dada a qualidade da sua formação, mas quem de certeza nada ganhou foi o futebol português, pois estes jogadores devem ter tapado a possibilidade de jogar a dois jovens portugueses. Infelizmente estas notícias não se podem considerar inéditas, nem são, infelizmente, dois casos isolados, pois se estivermos atentos, cabe perguntar por exemplo, onde estão a mais de uma dezena de jogadores estrangeiros que há pouco mais de um ano jogavam nas equipas juniores do Sporting e Benfica e que por esse motivo impediram os portugueses de jogarem. Será este o futuro? Estou em crer que não e os responsáveis pelos três grandes já devem ter percebido que esse não é o caminho. Jogadores com margem de progressão para poderem chegar aos seniores têm sempre lugar em qualquer clube, e a nacionalidade no  futebol global actual não deve ser motivo impeditivo de contratação, mas encher os escalões de formação com estrangeiros absolutamente normais é um erro que acaba, directa ou indirectamente, por se pagar caro.

3 comentários:

  1. Infelizmente, este 'post' está em linha com os comentários 'racistas' de Laurent Blanc, sobre o mesmo assunto.
    "Les grands esprits se rencontrent". É triste, mas éverdade.

    ResponderEliminar
  2. Não vejo como mudar essa situação e,nem sei se consigo acreditar se há mesmo vontade de o fazer.Vamos ter de esperar para ver.Eu,cá por mim,nada posso fazer.É pena!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo
    Se defender o jogador português é ser racista, mesmo que estes portugueses sejam, brancos, amarelos, pretos, de olhos em bico ou redondos, de facto sou racista.

    ResponderEliminar