terça-feira, setembro 21, 2010

Os 4 pilares

"Embora com problemas estruturais evidentes e referenciados, muitos deles partilhados por algumas das maiores ligas europeias de futebol, os clubes portugueses conseguem ainda assim apresentar algumas soluções de destaque, no que diz respeito à capacidade em gerar receitas. Como em muitas ligas, a transferência de jogadores é a maior fonte de receitas dos clubes, estando directamente relacionada e dependente de 3 factores; formação, prospecção e capacidade de negociação. Por outro lado os adeptos são o alimento base de todos dos clubes, o associativismo juntamente com venda de bilhetes e de lugares anuais é decisivo o equilíbrio financeiro dos clubes.

Deixamos aqui exemplos de sucesso em termos de angariação de receitas praticados por clubes portugueses. Enquanto alguns destes exemplos são referências e modelos as seguir a nível nacional, outros são modelos de destaque internacionalmente, servindo mesmo de case study a muitos dos grandes clubes europeus."

Um artigo simples, objectivo, do Futebol Finance, que define correctamente algo que fazemos bem. Se além disso nos organizássemos com seriedade, mesmo apesar da nossa pequena dimensão, seríamos um caso sério no mundo do futebol. Melhores dias virão.

Sem comentários:

Enviar um comentário