terça-feira, setembro 07, 2010

Histórias da Bola - 8 -

Faleceu José Torres com quem pouco privei. Na altura da sua passagem pela Selecção Nacional, entre 84/86, tinha começado a minha vida na FPF pelas camadas jovens e por isso os contactos eram esporádicos e distantes, até porque as estruturas eram separadas. No entanto, já perto da partida para o México, calhou que uma das selecções juniores a que estava ligado, treinou num campos do Estádio Nacional, em simultâneo com a selecção principal, utilizando no entanto o mesmo complexo de balneários junto ao campo nº1. Dirigia-me para os balneários levando comigo uma pequena câmara de vídeo para gravar os treinos, quando no caminho encontro José Torres, que nesse período já me conhecia minimamente, e me disse: "Oh! Godinho, desculpa lá, mas os juniores têm esse material e eu nos seniores não tenho nada disso?". José Torres não me criticava obviamente a mim, nem a ninguém em especial, mas estava a chamar unicamente a atenção e a constatar o facto de nesse momento, nos juniores, estarmos já num patamar superior de organização, numa área que começava a dar os primeiros passos e que em Portugal era ainda completamente ignorada, inclusivamente por ele próprio. Depois disso pouco mais o vi, dado que se seguiu o problema de Saltillo, e só o fui encontrando, esporádicamente, em momentos exteriores ao próprio futebol. Pareceu-me sempre uma pessoa correcta, simples e humilde.

Sem comentários:

Enviar um comentário