quinta-feira, setembro 22, 2011

Pedagogia

Uma outra notícia na imprensa de ontem mereceu-me destaque pela dimensão pedagógica e inteligente que revela. Refiro-me a uma pequena entrevista de Carvalho, antigo guarda-redes internacional do Sporting CP, ao jornal "O Jogo, sobre o momento de Rui Patrício.

Joaquim Carvalho, antigo guarda-redes do Sporting, defende que Domingos tem de manter a confiança em Rui Patrício, pois, para ele, não há qualquer crise exibicional do camisola 1: "Não há mau momento nenhum. São fases dos guarda-redes, eu também passei por isso. Pode ser responsabilidade a mais no momento do Sporting. Mas ele é o mesmo. Falo com ele e às vezes sente-se nervoso... Subiu degraus muito altos para a idade dele, o que é muito bom." Carvalho recorda que, com o Rio Ave, Patrício "foi mal batido no primeiro golo, mas depois salvou a equipa de empatar no final", para sentenciar em sua defesa: "Tem feito coisas maravilhosas! E não se pode esquecer que o Sporting ainda tem de ganhar coesão na defesa. Já o considero o melhor português. É acanhado, por isso vou falar com ele. Dar lugar a Marcelo? O público reage assim, mas o que pedem não se pode fazer. Tirar Rui Patrício pode dar cabo dele e não quer dizer que Marcelo resolva. Tem de se dar confiança a Rui Patrício, tal como fez Paulo Bento no passado. Ele está à altura."

Foto: Francisco Paraíso

É evidente que nestas coisas quem manda é o treinador e será sempre este  a ter a última, mais importante e legítima palavra, mas chamar a atenção para estas sabedoras e pedagógicas palavras também não prejudica ninguém. Parece-me aliás que é este também o pensamento lógico do seu treinador. O assunto Rui Patrício já ultrapassa o próprio Sporting dado que o jovem guarda-redes é o actual titular da baliza nacional. Um bom desempenho e referência no seu clube ajudá-lo-á a garantir e a manter um espaço importante na selecção nacional.

1 comentário:

  1. O calmeirão do Carvalho a dar palpites ? um dos mais famosos, frangueiros encartados ? um dos piores gr da década de sessenta a mandar 'bitaites' ?
    que artistas...

    ResponderEliminar