quarta-feira, julho 27, 2011

Zeca


Um diminutivo tão à portuguesa, simples, que se fixa facilmente, é a alcunha desportiva de um jovem jogador que se transferiu para o Panathinaikos de Jesualdo Ferreira. Numa época no Casa Pia, na terceira divisão, a seguir uma passagem de um ano pelo Vitória de Setúbal, com uma internacionalização pela Selecção Nacional "Sub/23" pelo meio, e agora a Grécia. Tudo isto, num espaço de um ano, como se de um conto de fadas se tratasse. O maisfutebol publicou um belo artigo/entrevista com Zeca, onde este diz coisas aparentemente tão banais e simples, e como todos nós sabemos, tão certas.

"Um ano na primeira divisão, aparições convincentes, relatórios prometedores e o salto inimaginável. Isto tudo perante a postura desinteressada dos maiores de Portugal. «Não sinto mágoa por não ter sido chamado para o Porto, Benfica ou Sporting», assegura Zeca. «Em Portugal aposta-se pouco nos valores do país e se calhar não ia ter hipóteses de jogar muitas vezes. Foi melhor assim.»
A Casa Pia, douta formadora, fica para trás. Entregue ao resguardo da memória. O Vitória de Setúbal também. Zeca carrega as sensações e aponta a novos objectivos. A Selecção Nacional, por exemplo, passa a estar mais perto, embora haja tempo para lá chegar.
«Para já ainda é um sonho. Talvez seja precoce dizer que vou lá chegar. O importante é trabalhar bem no Panathinaikos, ganhar confiança, somar minutos, jogar na Liga dos Campeões e conquistar o título. Sei do que sou capaz e vai ser óptimo.»"


2 comentários:

  1. Ainda há meia dúzia de anos este menino, na altura alcunhado de "Quaresma", era apanha-bolas no Torneio "Lopes da Silva"...
    Fantástica ascensão para quem merece muito!
    Parabéns Zeca "Quaresma"!!!!

    ResponderEliminar
  2. Um jogador descoberto feita na III divisão por Manuel Fernandes.

    ResponderEliminar