domingo, julho 31, 2011

Mundial 2014



O resultado do sorteio para a qualificação do mundial 2014, não sendo, para os menos conhecedores, aparentemente difícil, revela no entanto perigos que devem ser entendidos e compreendidos, sobretudo pelos mais incautos. Em primeiro lugar a Rússia, o nosso grande adversário, que não esquecerá facilmente a copiosa derrota de 2004 em Alvalade, é uma equipa forte, que não poderá ser antecipadamente considerada como eliminada e pretenderá corrigir a qualificação para 2006. De seguida Israel, uma equipa em ascenção que encara cada jogo como uma final e que coloca sempre em campo todos os seus atributos como se de autênticos guerreiros se tratassem. Depois a Irlanda do Norte, equipa com que Portugal nunca se deu muito bem, num registo histórico de vitórias tangenciais e empates e que faz do jogo directo e entrega permanente as suas armas, nunca desarmando em situação alguma.O Azerbaijão, que nos leva mais uma vez a uma viagem longa e desconfortável a um local  na fronteira com a Ásia, que tem progredido de uma forma sustentada, e que na última vez que o defrontámos, em 2007, nos levantou algumas dificuldades. Finalmente o também nosso bem conhecido Luxemburgo, equip mais frágil, e que defrontaremos em 10 de Agosto no Algarve. Nada de embarcar em euforias precipitadas porque o caminho será longo e bem difícil. Queremos estar no Brasil 2014, não há dúvida nenhuma, mas para isso teremos de nos preparar com o máximo cuidado e atenção, nomeadamente já para a discussão do calendário.

4 comentários:

  1. Cito o seu confrade AB:
    'luxemburgo', 'azerbaijão'. 'irlanda do norte', 'israel' e 'rússia' ? quase arriscaria dizer que até o carlos queiroz era capaz de nos pôr no 'brasil'."

    ResponderEliminar
  2. Vão ser jogos com "grau de dificuldade acrescida",já não há equipas/selecções fáceis neste tipo de apuramento na zona europeia.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo, nem sempre concordo com o meu "confrade AB", neste caso concreto sobre a dificuldade do grupo. Sobre as suas opiniões sobre o Carlos Queiroz, são as suas opiniões e nada tenho a dizer sobre o assunto. Ele, AB, concerteza que melhor que ninguém as poderá explicar.

    ResponderEliminar
  4. Cito a rubrica/cartoon 'Pancada Central', publicada hoje no 'Record':

    - Carlos Queiroz diz que 'Portugal tem a obrigação de garantir o apuramento' para o próximo mundial

    - Sim, realmente Portugal tem essa obrigação.
    Sobretudo se tivermos em linha de conta que já não tem Queiroz como seleccionador nacional.

    ResponderEliminar