domingo, outubro 03, 2010

Sub/20

Foto: Selecção que conquistou o 3º lugar no Qatar


Um artigo muito interessante no site da FIFA sobre a história do Campeonato do Mundo Sub/20, competição em que Portugal tem um historial bastante importante, com duas vitórias em 1989 e 1991 e um terceiro lugar em 1995, além de mais quatro participações, em 1979, 1993, 1999 e 2007.


"A estatística confirma: a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA é o lugar perfeito para identificar os grandes astros do futuro. Entre os craques que mostraram nos gramados da competição júnior a habilidade que viria a encantar o mundo já estiveram Diego Maradona, Andrés Iniesta, Lionel Messi, Kaká e Michael Owen. Eles e muitos outros saíram do torneio rumo a grandes carreiras pelas suas seleções principais."


"Porém, nem sempre a Bola de Ouro foi para o jogador que viria a brilhar mais nos anos seguintes. A poucos meses do início da 18ª edição do Mundial Sub-20 na Colômbia, o FIFA.com relembra alguns dos nomes mais ilustres que usaram a competição como uma plataforma rumo ao estrelato."

"A edição de 1991 em Portugal assistiu à coroação da geração de ouro do país anfitrião, derrotando os esforços de promessas como o brasileiro Élber, o inglês Andy Cole e o uruguaio Paolo Montero. Entretanto, o jogador identificado como a grande figura da competição não foi Luís Figo nem Rui Costa ou João Pinto, mas o também luso Peixe, que, diferentemente dos companheiros que deixou para trás, acabou tendo uma carreira relativamente apagada."




1 comentário:

  1. A ter em conta a falsificação das idades que se mantém como questão fulcral em todos os esclões jovens...

    ResponderEliminar