terça-feira, maio 04, 2010

Hino da Selecção

Custa-me muito quando vejo pessoas inteligentes, como é o caso de Zé Pedro, dos Chutos e Pontapés, partir de um erro, vamos chamar assim, para chegar a uma conclusão de acordo com os seus interesses. Ontem, no Record, Zé Pedro afirma: "Como músico, fiquei chocado com a escolha do hino, e acabei por ficar desmotivado". Curioso que ficou desmotivado por ter havido um grupo estrangeiro a apoiar a Selecção do nosso País, mas não ficou motivado para fazer aquilo que esse grupo fez, ou seja, acreditar que havia condições para a qualificação desse País que não era o deles. O que a FPF fez, pela voz do Seleccionador Nacional, e bem, foi agradecer publicamente esse apoio. Esta é a primeira questão, a segunda, gostava que me dissesse onde é que ouviu ou leu alguém da FPF dizer que este era o hino da selecção. O que há é um bom aproveitamento de uma empresa que rapidamente percebeu o alcance do assunto. Mas o Zé Pedro, em vez de ter percebido os sinais e de ter feito alguma coisa, como músico, para ajudar, limitou-se, à portuguesa, a dizer mal de quem fez algo. Se os portugueses nada fizeram, pelo menos que tenham sido os estrangeiros a fazê-lo, como músicos, claro. Há maldita pequenez portuguesa, sempre atrás dos acontecimentos e a "adivinhar" os resultados depois dos jogos.


8 comentários:

  1. Descupe, sr. godinho, mas neste caso não posso concordar consido. Embora seja certo que não é o hino oficial da selecção, é indiscutível que a Federação Portuguesa de Futebol se associou a este fenómeno. Quer no depoimento do seleccionador, nas instalações do organismo, a agradecer o apoio (?!?!) da banda; quer na organização do concerto.

    É muito triste que a Federação Portuguesa de Futebol nunca se tenha distanciado deste fenómeno dos Black Eyed Peas, apostando na música portuguesa para acompanhar a Selecção.

    PS: Ainda não percebi qual foi o apoio que os Black Eyed Peas deram à qualificação da Selecção Nacional. Foi ter uma música que os jogadores e a equipa técnica apreciam?! Eles, até ao aparecimento deste fenómeno mediático, deviam estar muito interessados na prestação da nossa equipa.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo, o que lhe digo é que a Selecção nunca afirmou ser este o seu hino. O nosso hino é só um, "A Portuguesa". Tivessem os "Chutos" ou outros, em devido tempo feito algo, que também agradeceríamos. Aliás alguns músicos até tiveram palavras bastante críticas com a equipa, o que obviamente não contesto, mas tratar de ajudar, zero absoluto. O BES é patrocinador oficial da Selecção e aproveitou bem a questão. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. José Carlos Freitas4 de maio de 2010 às 20:41

    Caro Godinho,

    Mais uma vez tens razão. Ainda é sina de muitos portugueses dizeram mal antes de fazerem qualquer coisa para alterar aquilo que consideram estar mal. Para os mais distraídos, convém recordar que a FPF e/ou a Seleção Nacional, há muito que não patrocina a criação de qualquer tipo de "hino" da Seleção ou alcunha para baptizar a equipa que participa nas diferentes fases finais, até para se manter distante de polémicas. Porque não custa nada, à boa maneira portuguesa, entrar em polémicas. Deixo dois exemplos distintos. Na edição de hoje do Record, o antigo selecionador, António Oliveira, alerta para "o pior inimigo, que é aquele que está na nossa trincheira". E aponta, sem citar, o presidente da FPF, Gilberto Madaíl, e outros dirigentes de serem os culpados de eventuais maus resultados da Seleção no Mundial. Curioso, vindo de quem vem, de quem teve todas as condições à frente daquele que foi o mais forte e temido grupo de jogadores portugueses alguma vez reunidos numa Seleção e destroçou por completo as aspirações legítimas desses mesmos jogadores (para não falar dos dirigentes da FPF e dos amantes da Seleção) no Mundial de 2002.
    Estive, hoje mesmo, a fazer uma entrevista com Hristo Stoichkov, antigo jogador do Barcelona - onde teve vários desentendimentos com José Mourinho, na altura adjunto de Robson. Pois bem, esse mesmo Sroichkov - que podia muito bem não ter ido por aí - respondeu-me de uma forma simples quando lhe perguntei se considerava José Mourinho o número 1 do Mundo, como muitos defendem:
    "O número 1, neste momento, é o Guardiola porque ganhou 6 títulos numa época. Mas o melhor, de há anos para cá, é o José Mourinho. O seu trabalho e os seus títulos, falam por si".
    Resumo: Por cada português mal disposto e acomodado, adepto da maledicência, haverá sempre gente por esse Mundo fora a reconhecer (como os Black Eyed Peas), o que de bom se faz em Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Compreendo. E estou de acordo consigo, quando reforça a ideia que não é qualquer hino oficial. Mas a Federação optou, e mal (na minha opinião), por colar-se à iniciativa. Carlos Queiroz fez um vídeo, nas instalações da FPF, a agradecer o apoio da banda (qual apoio? continuo eu a perguntar). E o concerto não é só iniciativa do BES, creio eu. E a Federação, para dar o exemplo, devia ter tido o «feeling» de escolher uma música portuguesa, sem prejuízo para os Black Eyed Peas.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo, mais uma vez informo que a FPF não escolheu nenhuma música. Utilizámos essa música, como tantas outras para acções de motivação interna, portuguesas e não portuguesas. Só lhes agradecemos o apoio público que nos deram. A acção de marketing do BES, nosso patrocinador, é igual a tantas outras de outros patrocinadores, como, Sagres, Modelo, etc. Todas têm o apoio da FPF. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. O que eu acho incrível é que se pense, como aqui, que os Black Eyed Peas reconhecem o que de bom se faz em Portugal. Por amor de Deus! O que eles querem sei eu!

    ResponderEliminar
  7. Escusado será dizer que isto não é nenhuma crítica ao Sr. Carlos Godinho, cujos méritos são reconhecidos dentro da possível consensualidade.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo, pode criticar à vontade, porque este espaço é para isso também. Se pensassemos todos da mesma maneira isto era uma vida um pouco monótona. Se não aceitasse a crítica não publicava os comentários.

    ResponderEliminar