Fernando Guerra, ontem, no jornal "A Bola"' abordou a convocatória de Beto, numa análise que obviamente não contesto resultante da actual realidade do nosso futebol, neste caso dos guarda-redes. É claro para todos que conhecem essa realidade que jogadores com qualidade para esta posição não têm nascido com grande regularidade, e dos que existem, são muitos os que não jogam. Dos guarda-redes que estiveram no Mundial da África do Sul, só Beto joga, e mesmo assim somente após se ter transferido para o Cluj, Daniel Fernandes é suplente de Beto no Cluj (?) e Eduardo é suplente no Benfica. Dos jovens, em Portugal, o único que joga é Rui Patrício, e do passado recente de convocatórias, Ventura ainda não jogou esta época. No estrangeiro, com alguma experiência de selecções só Mário Felgueiras, no Brasov, na Roménia, se encontra a jogar. Para se compreender melhor estas dificuldades, os dois guarda-redes que jogaram na selecção "Sub/21", contra a Moldávia e França, em Setembro, Anthony e Cristiano, respectivamente do Lyon e do Valência, estão ambos lesionados, tendo sido convocados Mika, do Benfica e Luis Ribeiro, do Sertanense, ambos suplentes nos seus actuais clubes e que não jogam desde o Mundial da Colômbia. Não está fácil a vida para os guarda-redes portugueses nem naturalmente para os seleccionadores nacionais. Sei perfeitamente que o nosso universo de opções é, sempre foi, pequeno, não se comparando com outros países, mas de facto nesta posição vivem-se actualmente bastantes dificuldades. Felizmente que nos escalões de formação existem alguns jovens com valor para ajudarem a resolver esta questão a curto prazo.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
Pois é,vivem-se dificuldades a esse nível,eu próprio no meu blogue há duas semanas +/- ,escrevi um post em que me referia à má forma de Rui Patrício e,achando que Quim poderia vir a ser o escolhido para esta jornada dupla.Mas,após ver os últimos jogos de Quim,engoli o post pela garganta abaixo sem me engasgar...é que,também,não está em boa forma.
ResponderEliminar