terça-feira, novembro 01, 2011

Higuita português?


“O nosso adversário nos quartos-de-final (da Taça dos Campeões, 1978) foi o Benfica, com a primeira mão a ser jogada sob chuva torrencial no Estádio da Luz. Na baliza dos campeões portugueses estava Manuel Bento, um tipo completamente louco que era uma espécie de versão portuguesa de René Higuita, o colombiano que em 1995 assombraria Wembley com aquele “pontapé escorpião” contra a Inglaterra. Quando Jimmy Case aproveitou um livre directo para rematar à baliza, Bento fez-se à bola como se fosse um homem no duche a tentar agarrar um sabonete molhado com as mãos. A bola escorregou para dentro da baliza. A noite miserável de Bento agravou-se ainda mais quando Emlyn (Hughes) o bateu num cruzamento simples. ‘Marcaste por acaso! Querias cruzar!’ disse-lhe eu. Mas Emlyn insistia que atirara mesmo para golo. ‘Então devias ter vergonha de fazer um remate desses!’ disse-lhe. O Emlyn era um fanfarrão incorrigível”
Texto retirado do livro “My Liverpool Home”, de Kenny Dalglish, publicado na habitual página de Paulo Anunciação, “Little Portugal”, no jornal “O Jogo”, e que na minha opinião é sempre um agradável momento de leitura da nossa imprensa desportiva. O menos agradável é Dalglish escrever sobre o meu conterrâneo, por adopção, se assim se pode dizer, Manuel Bento, da forma como o fez. Bento nada tinha a ver com Higuita e muito menos era completamente louco. Um extraordinário guarda-redes, isso sim era o que ele de facto era. E nisto de guarda-redes, até os grandes têm jogos horríveis.

2 comentários:

  1. Bento também tinha a sua dose de loucura,alías,num futebol recente todos os bons guarda-redes a tinham.Mas que foi dos melhores da Europa isso não tenho dúvidas!
    É pena Dalglish não ter visto mais uns vídeos de Bento,ou então,ter jogado mais vezes contra ele.
    Bolas?!,onde estava Dalglish no europeu de 1984?Não viu aqueles exibições?

    ResponderEliminar
  2. e a fruta ??? a falta de fruta, na URSS ? quando levou 5 dos russos, pela fantástica selecção ? e os fardos de palha que lhe puseram à porta, lá no Barreiro ? e daquela vez, na RTP, que ele disse 'os magiares, como o nome indica, são os mágicos da Europa'. Compadre, deixe-mos da troca de panegíricos...que a vida não está para essas coisa...

    ResponderEliminar