domingo, novembro 06, 2011

Extrema-esquerda?

Um padre franciscano capuchinho, Frei Francisco Ventura, falou há pouco na SIC Notícias, entrevistado por António José Teixeira, num tom, com ideias, que há meses atrás seriam consideradas de extrema-esquerda. O nosso PM, Passos Coelho, disse que será necessário voltar a discutir com a  troika as condições dos "empréstimos", ou como precisou, "reajustar a ajuda", discurso que já ouvimos, e com toda a razão, não há muito tempo, ao BE e ao PCP. Anteontem, após a brilhante, mais uma, cimeira do G20, Sarkozy, disse, textualmente, "É preciso penalizar e fazer pagar quem regularmente utiliza as offshores para movimentações financeiras importantes". Será que Sarkozy fugiu ao PS francês pela sua esquerda?
Tudo isto quer dizer o quê? São sinais de que actualmente as barreiras que separam  a esquerda e a direita são já muito ténues? Não me parece. São sinais de que o mundo está realmente às avessas? É um pouco verdade. São sinais de que "Em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão"? Entenda-se casa pelo mundo. Com toda a certeza. Ou estamos  à beira de um enorme trambolhão colectivo com consequências imprevísiveis? Parece-me muito provável.

1 comentário:

  1. Concordo com a última questão e consequente resposta!Já penso em emigar, só desejo que isto não se torne uma realidade sem volta a dar!

    ResponderEliminar