segunda-feira, agosto 31, 2009

Bolt e Ronaldo



Os dois melhores do mundo


Cristiano e Usain Bolt estiveram juntos em Madrid. O jamaicano diz que lhe ganharia a correr, com e sem bola. A seguir com atenção, porque qualquer dia fazem mesmo a corrida...

Atlético de Madrid


Abel, técnico do Atl.Madrid, disse que o seu clube está ao nível do FC Porto. Estará mesmo? Por este resultado não me parece.

Universidade de Verão do PSD

Estão a formar os novos "boys". Cheira-lhes a carne fresca, vulgo, poder. E vejam bem que falaram de ética. Presumo que também devem ter falado de "como esconder documentos na casa de banho". Será que Dias Loureiro, Isaltino, Preto e mais alguns, também frequentaram a Universidade de Verão? Não devem ter tido boas notas na disciplina de ética.

Varberg


Nesta pequena cidade da Suécia, que irá ser largamente destacada na comunicação social portuguesa durante toda a semana, começa hoje o estágio da Selecção Nacional com vista aos jogos com a Dinamarca e Hungria. A esta mesma hora, viajando de vários países europeus, cerca de trinta pessoas dirigem-se para o Hotel Comwell, após chegada a Gotemburgo. Treze elementos da FPF já cá se encontram preparando a logística, pesada, desta operação. Temperatura de 13º graus centígrados em contraste com os 35º de Lisboa. À tarde começam os treinos. Cristiano Ronaldo e companheiros, são aguardados com grande expectativa nesta tranquila cidadezinha da Suécia.

domingo, agosto 30, 2009

José Mourinho e o novo Inter


Milan colpito e affondato
L'Inter ne fa 4 nel derby


La squadra di Leonardo crolla e si sfalda sotto i colpi di Thiago Motta, Milito, Maicon e Stankovic. Mourinho azzecca le mosse, compreso il debutto dal primo minuto di Sneijder.


Mourinho não perdoa. Aí está de novo na crista da onda. Na foto, Berlusconi ainda ria. O pior foi no final.

Foto e notícia: www.gazzetta.it

Férias


Todas as pessoas sofrem de síndrome pós-férias, diz o DN. Estou mesmo a ver que no próximo Código do Trabalho, para se retirarem dias de férias aos trabalhadores, se vai utilizar este princípio: se é para ficarem stressados no regresso de férias, porquê gozar tantos dias!

Isto agora é stress para tudo. Por favor meus caros especialistas, não nos stressem tanto. Deixem-nos pelo menos esse stress que, como se diz no Brasil, é gostoso.

Arsène Wenger


Acontece aos melhores


Aos 49 minutos do segundo tempo do clássico deste sábado entre Manchester United x Arsenal, quando o placar mostrava 2 a 1 para os ‘Red Devils’ e tudo parecia decidido, ainda houve tempo para mais emoção. E para uma cena inusitada.

Nos segundos finais da partida em Old Trafford, o holandês Van Persie marcou o segundo dos ‘Gunners’. Porém, o gol foi anulado pelo auxiliar. Irritado com o lance, o técnico da equipe londrina, Arsène Wenger, discutiu com os árbitros e foi expulso.

Depois de relutar em deixar o banco de reservas, o treinador francês subiu em uma estrutura no meio da torcida adversária e ali permaneceu de braços cruzados, sendo hostilizado pelos fãs dos ‘Red Devils’.

O ‘chilique’ de Wenger provavelmente tenha sido mais fruto de sua insatisfação com a oportunidade perdida pelos seus jogadores do que nervosismo com o juiz. O Arsenal conquistava a terceira vitória em três jogos no Campeonato Inglês até os 13 minutos do segundo tempo, quando Almúnia cometeu pênalti em Rooney. Aos 18, em outra falha individual, Diaby cabeceou para a própria meta e fez contra o gol da derrota londrina.


Notícia e foto ESPN



Sérgio Conceição


Li e não gostei da entrevista de Sérgio Conceição. Do conteúdo e da forma. Não tenho qualquer problema pessoal ou profissional com este dedicado e impetuoso ex-internacional, e se o visse hoje, dir-lhe-ia exactamente o que estou aqui a escrever. É fácil falar desta maneira e é um velho hábito português, dizer mal sem hipótese de defesa para quem é atacado. Lavar roupa suja na praça pública é lamentável. Toda a razão que poderia eventualmente ter, e não a tem, perdeu-a, quando entrou pelo caminho do insulto. Poderia seguir o mesmo caminho e, por exemplo, entre tantos, falar e explicar por que se usava a expressão "síndrome do colete" irónica e gozada no seio da selecção do Euro 2000. Por isso, citar agora Humberto Coelho, é realmente de um oportunismo enorme. Será que o Sérgio perdeu a memória e a noção da realidade? Não acredito. Deve haver outras razões. Finalmente, dizer-se que Scolari preferia os jogadores Nike em detrimento dos da Adidas é hilariante. Deve estar a referir-se ao Luís Figo. Só pode! E aí, meu amigo, conhecendo todo o processo, é comparar o incomparável. De tudo o que ele disse só estou de acordo numa coisa, que a Selecção do Euro 2000 era fantástica e talvez a melhor dos últimos trinta anos.

sábado, agosto 29, 2009

Bruno Vale


Não tem tido uma carreira feliz. Luiz Felipe Scolari deu-lhe a internacionalização "AA", em Agosto de 2003, contra o Cazaquistão, no mesmo jogo em que Cristiano Ronaldo se estreou. Bruno Vale voltou a ser convocado para a Selecção Nacional para o Mundial 2006, mas uma inoportuna lesão no Europeu de sub/21, realizado em Portugal, impediu-o de estar presente. Depois disso, tem jogado por vários clubes, sem ter atingido qualquer sucesso. Está na hora de mudar o seu percuso menos positivo, aproveitando esta oportunidade.

Duda


Estava difícil. Depois de uma semana de dúvidas, aí está a decisão final.



Rochemback

Agora é do outro lado da 2ª circular. Uma saída de peso. Quem foi o responsável por esta brilhante e decisiva contratação? Qualquer jovem saído da "cantera" teria feito melhor. Uma vez desculpa-se, mas à segunda...

Cardozo

Nós, os portugueses, continuamos a ser peritos em exageros.

sexta-feira, agosto 28, 2009

Empregadores


Do programa do PSD


"Reduzir em dois pontos percentuais a TSU suportada pelos empregadores, até 2011, salvaguardando uma adequada compensação financeira à segurança social"


Quem irá pagar esta medida? Os mesmos de sempre, aqueles que não podem fugir aos impostos, os trabalhadores por conta de outrem. Para aumentar os lucros dos coitadinhos dos empregadores. Mas também não é de estranhar, este seria(á) o seu governo.

Concurso de apresentadoras de desporto


Sara Carbonero e Cristina Buceatchi

Recebi um link de um blog da Moldova onde se pede que os seus leitores votem num concurso de apresentadoras de desporto da televisão, para ser escolhida a mais sexy, sugerindo a votação num grupo de repórteres. Em Portugal, imagine-se que havia uma bloguista que fizesse o mesmo concurso, mas destinada a comentadores. Seria interessante escolher entre aqueles que todos nós conhecemos e que invadem as nossas casas, com preocupante regularidade, falando de autênticas palermices que nada trazem de positivo, nem ao futebol, quanto mais ao mundo.

Prazer, eu sou o Papa

Prazer, eu sou o Papa

Nas vésperas da Copa de 1990, o técnico Sebastião Lazaroni revelou seus dotes de actor, gravando um comercial para a FIAT. O texto acabou virando motivo de piada depois da desclassificação brasileira. O texto do comercial era esse:

Policial: Documentos, senhor Lazaroni, italiano?
Lazaroni: Não, eu sou brasileiro.
Policial: E o que faz aqui?
Lazaroni: Eu sou técnico da Seleção Brasileira.
Policial: Ah, não. Agora vai dizer que este Uno é também brasileiro...
Lazaroni: Sim, é feito no Brasil e é exportado para a Itália.
Policial: Lazaroni, brasileiro, técnico da Selecção Brasileira, guia um Uno brasileiro. Prazer senhor Lazaroni, eu sou o Papa!

Tomaz Morais

Tomaz Morais orienta selecção da Europa
O seleccionador nacional de râguebi, Tomaz Morais, foi convidado para orientar a selecção da Europa num jogo contra os Barbarians franceses (equipa constituída pelos melhores jogadores gauleses), no âmbito das comemorações do 75.º aniversário da Federação Europeia de Râguebi.

De acordo com um comunicado da Federação portuguesa (FPR), Tomaz Morais vai orientar, em Bruxelas, um conjunto de jogadores indicados pelas 12 principais federações europeias, sendo que dois serão portugueses: Luís Pissarra e Miguel Portela.
Grande prestígio para o Seleccionador Nacional de um país pequeno no âmbito do râguebi internacional. Parabéns a Tomaz Morais.

Passou assim!

Foto: Francisco Paraíso
Passou a esta distância, parece dizer Cristiano Ronaldo a Isaksson, guarda-redes sueco. Por diferentes sentimentos, nem um nem outro, parecem acreditar que a bola não entrou. De qualquer forma é um instantâneo fotográfico de grande qualidade.

Nacional da Madeira

TSF online


Grande resultado e feito internacional de grande dimensão. Incomparáveis os meios das duas equipas. Merecem grande realce os jogadores, técnicos e direcção deste clube madeirense. Pouco a pouco, cimentando o seu poder, investindo em jovens jogadores desconhecidos e em infra-estruturas desportivas, vão conseguindo ganhar um lugar não só em Portugal, como também na Europa. Com pézinhos de lã, sem grandes ondas, estão onde outros, muito mais poderosos, também estão.

quinta-feira, agosto 27, 2009

Selecção Nacional Feminina


www.fpf.pt


A Selecção Nacional Feminina, deu esta quinta-feira, mais uma demonstração do período de crescente afirmação que atravessa, ao receber e vencer a Eslováquia, por 4-1, no segundo jogo de preparação que as duas formações realizaram. E são já sete os jogos consecutivos em que a nossa selecção não conhece o sabor da derrota.


Para aqueles que duvidavam, que nunca nada fizeram a não ser criticar, aí estão alguns resultados que prometem. As nossas jogadoras e a Seleccionadora Nacional, vão dando provas de que algo pode ser melhorado. Acrescente-se o primeiro pacote de medidas de promoção do futebol feminino, hoje divulgado pela FPF. É pouco, se calhar é, mas de certeza muito mais do que se fez até agora. Convém é que este processo global de investimento continue de uma forma sustentada e que os resultados desportivos sejam sempre analisados com alguma cautela. Recomenda-se pouca euforia.

Na terra de Ghandi


Adeptos incendeiam hotel e provocam um morto


Após um jogo de futebol em Rajarhat, a 25 quilómetros de Kolkata (a maior cidade da Índia), os adeptos da equipa derrotada atacaram o hotel, onde os vencedores se refugiaram, com armas e engenhos explosivos.


'As pessoas correram para a nossa propriedade para se protegerem de gangues que as perseguiam. Como os perguidores não os apanharam, decidiram queimar tudo. O nosso edifício não resistiu', declarou Robertson, proprietário do hotel.


Uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas.


Se a moda pega vai ser bonito. Até na Índia, do pacifista Ghandi, se chegam a extremos destes. Quando pensamos que já vimos de tudo, somos surpreendidos por estas tristes notícias.



"Acredito que nada duradouro pode ser construído a partir da violência." Mahatma Ghandi



http://www.correiodamanha.pt/

Vaticano


Jornal do Vaticano lembra posição favorável ao aborto

L'Osservatore Romano, o jornal oficial do Vaticano, prestou hoje homenagem ao senador norte-americano Edward Kennedy, que morreu terça-feira à noite, mas lamentou as suas "posições favoráveis ao aborto".

"Esteve sempre na primeira linha de batalhas como a da protecção dos imigrantes, o controlo de armas, o salário mínimo, mas infelizmente também tomou posições favoráveis ao aborto", refere l'Osservatore Romano.



Apesar de católico, Edward Kennedy apoiava desde meados dos anos 1970 o direito ao aborto.


O senador morreu terça-feira à noite vítima de tumor cerebral.


DN


A Igreja Católica, aliás como quase todas as outras, faz questão de afirmar, sempre que pode, uma atitude conservadora e retrógada. Infelizmente por vezes, os seus pastores, não são muito diferentes daqueles que criticamos e que se situam a oriente, tal é o seu radicalismo nalgumas áreas. Porém, não são tão críticos quando se trata dos escândalos de pedofilia que envolvem o clero norte-americano. Felizmente que para muitos, ou quase todos que têm fé, posições como esta sobre o Senador Kennedy, entram por um ouvido e saem por outro. Edward Kennedy ficará na história dos homens. Tenho dúvidas que o mesmo aconteça a quem escreveu a notícia no l'Osservatore Romano. Deselegante no mínimo.

Sub/17?

Nigéria afasta quase meia equipa do Mundial de sub-17

Testes confirmaram que 15 jogadores tinham excesso de idade

"A federação nigeriana de futebol, que em Outubro organiza o próximo Campeonato do Mundo Sub-17, não se poupa a cuidados para evitar polémicas com as idades dos seus jogadores, a exemplo do que aconteceu em outras edições da prova. Pelo menos é o que se depreende da recente exclusão de 15 jogadores que integravam o referido escalão, depois de testes através de ressonância magnética terem determinado que a idade biológica dos referidos elementos não coincida com os registos de nascimento"
Em 1997, organizámos em Portugal a 1ª Taça Meridien - UEFA/CAF - com quatro equipas africanas e quatro europeias, para jogadores sub/17. A final teve lugar no estádio do Alverca, entre a Espanha e a Nigéria. A equipa africana venceu com naturalidade e ganhou o torneio. Após a vitória, dezenas de familiares dos jogadores invadiram o campo, apesar dos esforços da GNR para evitar a entrada das pessoas. Alguns minutos depois, lá se conseguiu resolver o assunto, tendo as famílias ficado junto à linha esperando a entrega do troféu. O curioso desta história é que quem entrou no terreno foram as esposas e os filhos dos jogadores, que oficialmente teriam 17 anos...
Passados tantos anos é que se preocupam com este problema das idades? Eu sei que também temos alguns telhados de vidro, mas este caso é importante, dado ser a primeira vez que este assunto termina desta forma. Teve coragem a Federação Nigeriana.

quarta-feira, agosto 26, 2009

Champions League

Perder assim é triste mas não dramático. É pena, porque o Sporting merecia mais. Kassai e quem o nomeou foram os verdadeiros vencedores. O ano passado aconteceu o mesmo com o Vitória SC.
PS: Lamentável o estado do relvado.
Veremos amanhã o comportamento do Benfica e do Nacional. Espera-se que sejam um pouco mais felizes e eficazes, sobretudo a equipa da Madeira, porque no que se refere aos encarnados o clima é de confiança.

Doping


Perito do laboratório austríaco investigado por corrupção


"Matschiner admitiu recentemente à televisão alemã ARD que conseguiu corromper funcionários de vários laboratórios situados no Centro da Europa. Pagava a peritos corruptos quantias entre os 150 e os 500 euros. Informação que foi agora confirmada por Bernard Kohl, cuja carreira foi gerida por Matschiner e que, por doping, perdeu o terceiro lugar da classificação geral e o troféu de melhor trepador da Volta à França 2008.

“Matschiner tratava de que as nossas amostras fossem analisadas de uma forma que nos permitia saber até que ponto poderíamos ir [com o uso de dopantes] sem sermos apanhados. Dessa forma podíamos saber exactamente que dose usarmos à noite para não sermos apanhados no dia seguinte”, afirmou Kohl ao jornal ‘Kurier’, em declarações publicadas há pouco mais de uma semana."


Notícia DN

Como é que continuamos a acreditar em alguns desportos, e em alguns atletas, quando recebemos uma notícia deste tipo. Veja-se o estado a que chegámos no desporto internacional de alta competição. O doping, confirma-se mais uma vez, anda sempre à frente do anti-doping.



Salve-se quem puder

MP acusa ex-administrador do Supremo Tribunal

"Ricardo Campos Cunha foi acusado pelo DCIAP de dois crimes de peculato e 27 crimes de falsificação. Acusação diz que antigo administrador se apropriou de 344 mil euros."

Notícia DN

Mais um exemplo, entre tantos, que revela o estado a que alguns, infelizmente muitos, portugueses, vão chegando. Não se olha a meios para se atingir fins, ou seja, roubar o que é todos para proveito próprio. Se um conselheiro de estado se envolveu em escândalos como os que soubemos há bem pouco tempo terem existido, sem que se tivesse a coragem pública de o censurar, o que esperar de todos os outros que vêem na impunidade um caminho seguro para práticas criminais. A quem estamos entregues. Louve-se, neste caso, a agilidade da justiça.

Ramadão


Mundo Islâmico ataca Mourinho: tudo por culpa de Muntari



"José Mourinho está fadado para entrar em polémicas. Desta vez o técnico do Inter é alvo das críticas do líder muçulmano de Itália. Mourinho sugeriu que Muntari não estaria em boa forma por ser islâmico e praticar o Ramadão. Mohamed Nour Dachan, presidente da União Islâmica, não gostou.


«Penso que Mourinho poderia falar menos. Um muçulmano que pratica o Ramadão não fica debilitado fisicamente. O Instituto de Desporto e Medicina afirma que a estabilidade psicológica e mental pode mesmo dar um impulso extra aos atletas. E o Ramadão proporciona essa estabilidade.»"


Este assunto já fez correr muita tinta e não acabará aqui. Para mim, é claro, que um atleta mal alimentado, não poderá render o seu normal. Dizer isto aos membros deste religião parece contudo ser um crime. Aqui há uns anos - 2003 - Portugal jogou com o Kuwait, tendo esse jogo coincidido com o Ramadão. Na segunda parte do jogo, a maioria dos atletas dessa equipa não se mexia, e o treinador brasileiro, Paulo César Carpeggiani, particularmente, abordou-nos essa questão e a dificuldade que teria nessas situações. Falar no assunto é no entanto proibido.

Titanic


Paulo Bento, a propósito do jogo de hoje com a Fiorentina, evocou o Titanic, para fazer um abordagem à qualificação para a fase de grupos da Champions League. Embora compreendendo o seu raciocínio, relembro o meu amigo Paulo Bento, que o exemplo não foi muito feliz. Se é verdade que não irá abandonar o barco como o tal passageiro do filme, não é menos verdade que o barco acabou por se afundar. Por isso, para todos os sportinguistas, e para muitos outros portugueses, seria bem melhor ter dado um exemplo de um qualquer outro barco que tenha chegado a bom porto, de preferência intacto, e com todos os passageiros a bordo. É o que sinceramente lhe desejo.

terça-feira, agosto 25, 2009

Finanças


"De acordo com o relatório financeiro do clube, na última temporada o Barça registou receitas na ordem dos 384,8 milhões de Euros, quase mais 25% do que no ano anterior onde tinha registado receitas no valor de 308.8 milhões de Euros. Ainda assim os custos operacionais do clube aumentaram quase 70 milhões de Euros, para os 362,4 milhões de Euros, uma subida considerável em relação a 2007/2008 onde havia registado custos no valor de 292,6 milhões de Euros.


Desta forma, o clube registou lucros operacionais de 22,4 milhões de Euros, mais 6,3 milhões de Euros do que no ano anterior, com o lucro depois de impostos a baixar para os 8,8 milhões de Euros, 1,3 milhões de Euros inferior ao da época transacta. De referir que o clube gastou em salário, cerca de 202 milhões de Euros, uma aumento considerável de cerca de 22% em relação aos 190 milhões de Euros gastos em 2007/2008."


http://www.futebolfinance.com/


Será possível aos clubes portugueses competirem com clubes desta dimensão financeira? Esta realidade ultrapassa, em muito, a nossa. Onde irá parar a desigualdade?






Bruno China

Isto não é normal!
Bruno China chegou esta segunda-feira às ilhas Baleares onde irá representar o Maiorca por três temporadas. Pelo menos foi isso que ficou acordado na passada quinta-feira quando o Leixões anunciou ter chegado a um acordo com o clube espanhol pelo passe de Bruno China. O problema é que o treinador do Maiorca, Gregório Manzano não parece muito agradado com a contratação.

Indiferente à polémica institucional que lavra o seu novo clube, Bruno China aterrou em Maiorca e diz desconhecer as declarações do seu novo técnico, frontalmente contrário à sua contratação. «Estou surpreendido, não sabia de nada. Falei com o Javier Asensio (conselheiro delegado do Maiorca) e foi ele que contactou com o Leixões. Se não confiasse em mim, a transferência não se teria concretizado.»

O ex-capitão do Leixões evitou polémicas à chegada e preferiu elogiar o novo clube. «Vir para o Maiorca era uma grande oportunidade que não podia deixar passar. É um bom clube em Espanha, com tradição e bons jogadores», comentou China à chegada."

Notícia "Maisfutebol"

O técnico a "ver navios" não augura grande futuro para o jogador português. Segundo outro jornal, o conselheiro delegado do Maiorca terá dito que "Bruno China em breve será internacional"...

Paulo Portas

Portas criticado em feira por defender cortes no RSI
Já não vale a pena andar pelas feiras. O populismo e a demagogia já nem os feirantes convence.

segunda-feira, agosto 24, 2009

Português?


Quando vemos um clube nacional a interessar-se por um jogador com nome português ficamos com algumas dúvidas e vamos verificar e confirmar a sua naturalidade. Tal é a quantidade de estrangeiros que constantemente chega a Portugal. Este Davide é mesmo português, é pretendido pelo Benfica, e quem o conhece sabe que tem qualidades para ascender a uma equipa de valor superior à actual, sem desprimor para a Naval.


Atletismo


Mesmo com um pouco de desilusão com a prova de Naide Gomes, a medalha esteve ali a uns centímetros, a participação dos portugueses nestes últimos dias dos mundiais, sem ser brilhante, foi razoável. Realce para Marisa Barros, 6ª na maratona, feminina, Sara Moreira, 10ª nos 5.000 metros e José Moreira 9º, Luís Feiteira 10º e Fernando Silva 13º na maratona. Faltam no entanto sinais de renovação que apontem para eventuais futuros medalhados. Porventura não é possível fazer melhor, mas seria bom para o país e para o desporto que despontassem novos valores. Vontade não faltará para mudar, mas as condições existentes e que serão oferecidas aos nossos técnicos e atletas, presumo que não sejam as melhores. Entretanto, o que me chamou a atenção, na prova feminina da maratona, foi a festa que as atletas francesas fizeram ao chegar à meta, mesmo que os resultados não tenham sido brilhantes, 49ª, 50ª e 54ª classificadas. Chegar, para elas, foi um triunfo, e foi bonito de ver a sua alegria por terem conseguido esse objectivo. Desporto, no verdadeiro sentido da palavra.

Champions League



Champions distribui mais de mil milhões



O fantasma da Superliga assusta a UEFA. Toca a abrir os cordões à bolsa.

domingo, agosto 23, 2009

Azar



Agora que estão a derrubar o rochedo da Praia Maria Luísa, recomendo que visitem outras praias e as interditem, ou melhor, que protejam as pessoas que infelizmente por si só, continuam a não ter os mais elementares cuidados, como hoje vi na televisão. A irresponsabilidade é total e de todos, sobretudo de quem nos últimos quarenta anos permitiu, e continua a permitir, a construção em locais proibidos. Atenção, por exemplo, à zona de Vale do Lobo e às praias da zona de Lagoa, como por exemplo a da foto - Praia do Carvalho - veja-se as pessoas junto à falésia. Estão outras tragédias em linha de sucessão. É uma questão de tempo.
"Questionado sobre eventuais culpas neste acidente, o ministro do Ambiente afirmou: «Não sei se há culpa. Há responsabilidades e é dos organismos políticos e em primeiro lugar, a responsabilidade é minha politicamente. Mas os desastres naturais infelizmente são assim."
Pois, sabemos que é assim, ninguém é responsável. Nem os patos-bravos da construção algarvia, nem os presidentes de câmaras, nem os presidentes dos diversos institutos que tutelam estes assuntos. Os culpados foram os falecidos turistas. Estavam no local à hora errada. Azar. Como sempre.

Caster Semenya


"Um dia, numa estação de serviço de Joanesburgo, Caster Semenya quis ir a uma casa de banho para mulheres. Apontaram-lhe a de homens e ela teve de dizer: "Quer ver o meu sexo?" Não foi preciso, a determinação dela convenceu. Há dias, em Berlim, ela ganhou os 800 metros femininos num tempo fantástico. Desta vez, não chegou Caster dizer o que sempre diz, que é mulher, os responsáveis do atletismo mundial anunciaram que vão fazer-lhe testes médicos para confirmar o sexo. A vitória extraordinária lançou a dúvida sobre Caster: Vítor ou Vitória? Atirei-me às primeiras notícias com a gula natural pelo esquisito. Lembrei-me (mentira, um jornal lembrou-me) de Stalislawa Walasiewicz. Polaca, medalha de ouro nas Olimpíadas de 1932, onze recordes mundiais, emigrou para a América com o seu segredo. Sim, havia um. Em 1980, vítima em assalto a um banco, foi baleada e a autópsia revelou que era homem. Então, aplaudi: testes na Caster Semenya, já!, e quero saber tudo. Mas, agora, ouvi o pai: "Ela é a minha menina." Dei-me conta que se falava de uma menina (ou o que for) de 18 anos. Fiquei envergonhado, comigo e os patrões do atletismo. Que se façam os testes, mas discretos."


Ferreira Fernandes, no DN


Concordo com o jornalista, acontece é que já é tarde. A exposição e suspeição global a que Caster já foi sujeita, deve ser tremendamente frustante e traumatizante. Podia e devia ter sido feito de outra forma. Repare-se na frase do pai: "Ela é a minha menina". E se fosse com um de nós?



Pelé


"O grande problema do futebol brasileiro é a corrupção, a falta de profissionalismo e o abuso de alguns dos nossos dirigentes."

Pelé, in "A Bola" de ontem


Se tem provas, devia divulgar nomes, se não... . Em Portugal também há muito este hábito. Provas? Nunca aparecem. Quanto ao grande problema do futebol brasileiro, se tem grande problema, não se nota. Ganham tudo, podiam fazer três selecções nacionais e continuar a lutar sempre pelo lugar da frente. É o país do mundo que exporta mais jogadores para todo o mundo e agora também para as selecções nacionais de outros países. Se isto são problemas, então Pelé que venha a Portugal. O ser humano nunca está satisfeito com o que tem.

Campeonato de Itália - Série A

Mourinho contra tudo e todos: «O Inter tem um jogo muito belo»

Técnico inicia a Serie A a disparar sobre Lippi e Spalletti

Continua o jogo de palavras em Itália, com Mourinho a tomar a dianteira num cenário que domina com facilidade. Não é hábito neste país este confronto intensivo de jogadas psicológicas, e, para quem está de fora, parece que Mourinho leva tudo a reboque. Tudo isto antes dos jogos. A ver vamos se resulta. Em Portugal e em Inglaterra resultou.
Maisfutebol

sábado, agosto 22, 2009

Beto, outro que regressa a casa


Após ter estado em Espanha, Beto voltou, desta vez para "Os Belenenses". Ainda tive oportunidade de o ver num jogo Huelva/Deportivo, disputado nessa cidade do sul da Espanha. Esteve no Euro 2000, Mundial 2002 e Euro 2004. Sair do Sporting para o Huelva foi claramente um passo atrás na sua carreira. Acontece a muitos. Bom regresso.

Apostas

Governo norueguês proíbe publicidade nas camisolas do Valencia
Equipa de Miguel teve de jogar frente ao Stabaek com camisolas brancas.


Parece que neste mundo existe alguém com juízo. Farturas de dinheiro provenientes de apostas, não vai acabar bem. Curioso é que a UEFA lavou as mãos e continua a assobiar para o ar.
Notícia: Maisfutebol

Futebol e Ecologia






Solar-powered 'dragon' stadium is world's first to supply all its power needs from the sun


This futuristic looking stadium is the first in the world to provide all its own electricity using the power of the sun. It is the first stadium to use only solar power technology for all its electricity. The gigantic 19 hectare structure which has a seating capacity of 55,000, will be used mostly for athletics and rugby events, including hosting the main events for the 2009 World Games. After that, the Taiwanese national football team will play home matches there. Japanese architect Toyo Ito designed the innovative steel rod structure with a roof covered in solar panels.

http://www.dailymail.co.uk/

O futuro está aí. Neste aspecto ainda estamos a uns anos de distância. O futebol em Taiwan pode ser fraquinho, mas este estádio toma a dianteira mundial da inovação arquitectónica e ecológica.

Asfixia democrática

Normalmente não gosto das opiniões futebolísticas de Rui Moreira, melhor, não concordo com a maioria delas. No entanto, ontem, pela noite, gostei das suas palavras num debate na RTPN, sobretudo aquelas que proferiu acerca das relações S.Bento/Belém e da atitude, silenciosa, do Presidente da República, perante as questões da pretensa "espionagem". Gostei e acho que foram palavras muito corajosas. Estou de acordo com Rui Moreira, e fico com a sensação clara que neste assunto, o "Rei vai nu". Se há claustrofobia, deficiência e asfixia democrática, neste caso, é pela direita que ela surge. Que aliás tem longa tradição nesta matéria.

sexta-feira, agosto 21, 2009

Liga Europa


As equipas portuguesas tiveram um bom desempenho na jornada de 5ª feira. Se em relação ao Benfica seria de esperar tal comportamento, dada a valia da sua actual equipa e face à fraca cotação dos ucranianos e à sua atitude pró-turística, já o Nacional surpreendeu, dado ter jogado com uma equipa com prestígio europeu. Em Abril, na Páscoa, estive em St. Petersburgo e tive oportunidade de ver um jogo do Zenit. Fiquei com uma ideia do seu poderio económico e político e sobretudo com a atitude dos seus adeptos, dos mais fanáticos que vi até hoje. St. Petersburgo é hoje a verdadeira capital económica da Rússia e tem tudo o que é imaginável, desde a beleza dos seus monumentos à organização ilegal ou semi-ilegal que se chama máfia. Ali, todos os cuidados serão poucos, pelo que o Nacional se deve precaver perante os grandes problemas que lhe irão ser colocados.

A voz do adepto

Pela sua originalidade transcrevo um comentário de um adepto em lance.net. O português não é brilhante, mas neste caso pouco conta.

Raça e atitude a melhor contrataçao

Bom dia corinthianos e secadores de plantao.

A nova contrataçao do corinthians é uma bomba, nao é riquelme, nem defrederico e muito menos andrezinho, quem veio para o timao foi duas peças importantes que estavam emprestados desdo do dia 26 de julho. Entraram em campo ontem e revivemos a final da copa do brasil, quem nao se lembra do primeiro jogo em sao paulo, o jogo era tao corrido que as cameras de tv nao dava conta de acompanhar pelas laterais e isso aconteceu ontem, eu corinthiano achei que o time perderia pois estavamos desfalcados por essas duas peças e ontem entraram e detonaram o jogo.

O primeiro contratado foi a "ATITUDE" que teve os jogadores de se reunirem e acabarem com a palhaçada dos jogadores em campo e revivendo o orgulho de vestir a camisa do timao e a segunda contrataçao foi a "RAÇA" que o time teve em campo pois mesmo desfalcado, o inter jogou como time grande pois a maioria que estava jogando pelo inter são jogadores que facilmente estaria como titulares em grandes clubes, mas a RAÇA entrou em campo e destruiu o favoritismo do inter, que pela segunda vez entrou de salto alto, mas ate eu entraria, pois ninguem sabia que a RAÇA e a ATITUDE estavam em campo com o corinthians.

Boa corinthians voltamos a jogar bola nao por causa de um jogador ou dois, mas sim por causa de 11 jogadores pois para ter a raça e atitude em primeiro lugar tem quer ter trabalho em equipe

Mourinho e Lippi

Continúa la batalla dialéctica entre José Mourinho y Marcello Lippi

  • El entrenador interista no cree acertadas las declaraciones del seleccionador acerca de quién ganará el campenato italiano

El entrenador del Inter de Milán, el portugués José Mourinho, no da por zanjado su enfrentamiento público con el seleccionador italiano, Marcello Lippi, de quien sigue defendiendo que no debería haber hecho un pronóstico sobre el próximo campeón de Liga en Italia.

Si ya el martes el portugués definió como una "falta de respeto" el hecho de que Lippi se decantara por la Juventus para ganar el próximo título liguero, Mourinho insiste ahora en comparar la actitud del italiano con la de otros seleccionadores como Fabio Capello (Inglaterra) o Vicente del Bosque (España).

"Creo que tengo el derecho a expresar una opinión. Defiendo que para mí un seleccionador nacional no puede pronosticar, de manera tan directa, quién ganará el campeonato. Lippi lo hizo en televisión el otro día", dice el técnico del Inter de Milán en unas declaraciones en la página web de su club."

"¿Capello en Inglaterra responderá con el nombre de un equipo a la misma pregunta? ¿Y Del Bosque en España? No creo, son demasiado inteligentes para hacerlo", añade en unas declaraciones que recoge la prensa deportiva italiana.

Con ese "inteligentes", Mourinho le devuelve la pelota a Lippi, quien, tras la queja expresada por el portugués, afirmó el mismo martes, horas después, que le creía "una persona más inteligente" como para interpretar de ese modo sus palabras.

Esta guerra parece no acabar

La última del seleccionador italiano fue reconocer la "experiencia de gestión mediática" del portugués, pero puntualiza que "los partidos no se ganan en los estudios de televisión o ante los micrófonos".

Y el portugués le devolvió la pelota: "No quería perder más tiempo respondiendo al seleccionador porque trabajo todos los días para mi club y, sobre el campo y los vestuarios, con mi equipo. No me paso el tiempo esperando a que haya un partido de vez en cuando", incidió el siempre mordaz entrenador.

In: A Marca

A troca de palavras entre José Mourinho e Lippi não acaba. Dá a sensação que os métodos que utilizamos em Portugal estão a saltar fronteiras...

Bolt extraterrestre


Naquele magnífico estádio, onde Portugal foi afastado do mundial de 98, pela mão do tristemente célebre Batta, e onde senti um dos mais fortes sentimentos de revolta da minha vida, o mundo viu um espectáculo inesquecível, e estou seguro, único. Usain Bolt, antes da prova, espalhava segurança total, sabia que ia ganhar e por muitos... O tempo que conseguiu, 19"19, vai durar muitos anos, ou, então, noutro momento fantástico, vai ainda baixar esta marca. Parece difícil, mas o homem dá a sensação de ser extraterrestre. Se calhar é!

quinta-feira, agosto 20, 2009

Berlusconi

Jorge Jesus, Jesualdo Ferreira e Paulo Bento que se acautelem, dado que as palavras e imposições de Berlusconi sobre decisões técnicas do AC Milan, não auguram grande futuro aos treinadores. Estou mesmo a ver em breve Luís Filipe Vieira a questionar as razões porque Mantorras, o grande ídolo dos benfiquistas, não joga mais, ou José Eduardo Bettencourt a afirmar que Pereirinha tem de jogar com mais frequência ou Pinto da Costa a duvidar das qualidades de alguns sul-americanos que são convocados. Este Berlusconi é impagável. Claro que o pobre do Leonardo é que vai pagar as favas. Pior é mesmo se a moda pega.

Paulo Bento

"Há um peso muito maior do futebol italiano", disse Paulo Bento após o jogo com a Fiorentina. Em 2006, após o Mundial, e em referência ao jogo com a França, numa entrevista ao Expresso, disse que não tinhamos força suficiente, fora de campo, para lutar com as grandes potências. Pelo menos para neutralizar o poder desses países. Quase que caiu o Carmo e a Trindade. Ontem tivemos mais um exemplo. E não nos esqueçamos da vergonha do ano passado no Basileia/Vitória SC. Temos de ser mais fortes, mais combativos, melhores em todos os aspectos, para podermos derrotar algumas equipas. De outra forma não chegamos lá.

José Soares


Conheci José Soares quando foi convocado para a Selecção Nacional Sub/17, em 1993. Era um jovem alto, forte e bem constituído. Falava pouco e nesse periodo pareceu-me muito tímido. O "Record" de ontem, num excelente artigo de Antonino Ribeiro, conta a história da sua vida futebolística, abordando a actividade actual do ex-internacional, modelo! Este artigo, e esta história, são um exemplo para os mais jovens, que vêem no futebol um "el dorado". José Soares foi vinte vezes internacional nas selecções nacionais de sub/17 a Sub/21.


quarta-feira, agosto 19, 2009

Madonna e o Hermitage


Concerto de Madonna danificou quadros no museu Hermitage?

Madonna terá arrasado no concerto que deu em São Petersburgo, isso não é novidade. O concerto pode ter arrasado as obras do museu Hermitage, ali mesmo ao lado. E isso é motivo de preocupação.
Dia 2 de Agosto, São Petersburgo. Madonna encanta os milhares de russos que foram até à Praça do Palácio assistir a um concerto de mais de duas horas. Tudo correu bem, mas um dia depois assinalaram-se alguns excessos. Excessos de decibéis.

O museu Hermitage, localizado a poucos metros do palco, anunciou ontem que está a estudar a hipótese de algumas telas terem sido danificadas pelo ruído. Um grupo de especialistas mediu os níveis de pressão sonora e vibrações e encontrou valores muito acima dos permitidos.

Ainda não há conclusões precisas sobre os danos causados às telas pelos elevados níveis de som, mas segundo um estudo de impacto acústico, por cada 10 concertos como este um quadro da galeria envelhece um ano.


Estamos sempre a aprender. Desconhecia estes problemas na vida dos quadros. Ainda bem que já visitei o Hermitage, não correndo assim o risco de ter perdido a possibilidade de ver algumas daquelas preciosidades! Nem Advocaat escapou às ondas geradas com o concerto, tendo sido despedido do Zenit depois de um trabalho fantástico feito no clube nos últimos anos.


Incomparáveis





Na "A Bola" e no DN de 2ª feira, foram publicados dois artigos que abordaram o mesmo assunto, mas com sentimentos diferentes. O primeiro, da autoria de Fernando Guerra, aproveitou a dífícil situação profissional por que passa Ricardo, colocando-o em comparações, despropositadas, com Vitor Baía. O segundo, da autoria de João Lopes, faz uma abordagem correcta e humana sobre situações deste tipo.

"Hoje aos 39 anos, Baía continua a ser o futebolista com mais títulos no Mundo, é director de relações externas no FC Porto e finalista no curso de gestão do desporto do Instituto Superior da Maia. Ricardo, aos 33, perdeu a titularidade na equipa de Portugal, e foi achincalhado pelo presidente do Bétis, considerando-o culpado pela despromoção do clube. Afinal, não passou de peão de conveniência, iludiu-se. Serviu para alimentar um capricho: excluir Vitor Baía da Selecção, apenas isso. Não são comparáveis. Que os mais novos saibam retirar ensinamentos desta lição"


Na óptica do jornalista e se pudessemos voltar atrás, estou a ver Ricardo a dizer a Luiz Felipe Scolari: "Mister, não me convoque por favor, que o Baía tem mais títulos que eu e vai tirar um curso daqui a uns anos. Por favor mister, não me faça isso, porque qualquer dia vai aparecer por aí um jornalista a derreter-me!"


"O imaginário futebolístico português está cada vez mais ferido por este tipo de processos em que, com chocante facilidade, se fabricam "heróis" para usar e deitar fora. Veja-se o caso de outro guarda-redes, Ricardo, muito celebrado pelo seu protagonismo nos quartos de final do Euro 2004, quando a selecção portuguesa eliminou a Inglaterra. O empolamento das proezas de Ricardo nesse jogo (com o célebre tirar das luvas para defender um pénalti) contrasta com a imensa indiferença com que, actualmente, é tratada a sua passagem não muito feliz pela equipa espanhola do Bétis: será que estes "heróis" já não merecem ser considerados quando, desportivamente, as coisas lhes correm menos bem?"

Há uma enorme diferença no tratamento da mesma notícia. A primeira, não consegue disfarçar uma atitude crítica bem negativa, para com um jogador que foi, bem ou mal, não interessa para este caso concreto, internacional por Portugal por 79 vezes. Mais que não fosse, só por isso, mereceria um pouco mais de respeito. A segunda, analisa com frieza e correcção uma situação corrente no mundo do futebol, os "heróis" descartáveis.

O mesmo assunto, duas análises, uma feita desrespeitosamente, a outra, a colocar uma questão que atravessa o futebol em todos os sentidos, o esquecimento dos "heróis" do momento.

Presunção de Inocência

"A presunção de inocência é o novo cabide onde os maus políticos penduram a sua falta de princípios éticos. A presunção de inocência serve em termos técnicos para colocar o ónus da prova do lado da acusação: é quem acusa que tem de provar a culpabilidade e não quem é acusado que tem de provar a sua inocência. Mas a presunção da inocência não serve de desculpa política para a inacção nem nos obriga a fechar os olhos aos indícios acusatórios. Aliás, se em Portugal - e em quase todo o mundo - existe prisão preventiva é porque se entende, e bem, que em determinadas situações há um tal acumular de provas que tudo aponta para a culpabilidade do acusado."

In DN de ontem, um artigo de João Miguel Tavares

Talvez assim fosse mais fácil exercer justiça. Se houvesse um pouco só de ética, os Pretos, Costas, Isaltinos, Felgueiras e tantos outros, de vários partidos, não estariam constantemente a rir-se de nós. Porque é isso que se passa, riem-se de nós.

Nelson Évora

Grande resultado. Parabéns Nelson Évora. Só estar ali, aquele nível, é fantástico. No último salto até eu dei um pulo. Parecia que ia dar. Não deu. Fica para a próxima.

terça-feira, agosto 18, 2009

Kassai, Kassai


Conheço-te bem. És da terra do Sandor. Igualzinho. Árbitros de Elite, dizem eles. Mesmo com a tonteria do Vukcevic, o Sporting merecia mais. Vai ser difícil, mas não impossível, em Florença. Está complicado para o futebol português.



Hulk

"Não quero ser mal interpretado, mas é muito fácil expulsar o Hulk no futebol português. Não tem culpa de ser mais forte e mais rápido do que os outros, leva pancada, sofre faltas e ele acaba por ser o mau da fita."
Jesualdo Ferreira, In "A Bola"

Estou de acordo, não só em relação a Hulk, mas a todos os que são tecnicamente superiores e que são constantemente parados com faltas, algumas brutais, à margem das leis do futebol e que por mais tentativas que se façam de falar sobre esta questão, não são devidamente protegidos pelos árbitros. Um homem, por mais que tente, não é de ferro.

Agressões nos juvenis







Segundo o jornal "O Jogo", de 2ª feira "A rivalidade entre River Plate e Boca Juniors estendeu-se aos juvenis, com o jogo a terminar empatado (2-2), já depois de agressões mútuas. Com o resultado em 1-2 favorável ao Boca, o árbitro assinalou um penálti favor aos "milionários" já nos descontos. E foi este o motivo que originou uma batalha campal entre os jogadores, de 14 anos, que terminou com três feridos (um do River e dois do Boca) e sete expulsões. O árbitro ordenou ainda a saída das duas equipas, apenas mantendo o marcador do penálti e o guarda-redes do Boca, que não evitou o golo."

Estou com uma dúvida, será que nos "argentizámos" ou os argentinos se "portugalizaram". Ainda bem que, neste aspecto, não estamos sós. Estamos aliás bem acompanhados.


"Los Superclásicos entre River y Boca fueron el plato principal del sábado de Inferiores. Pero en Ezeiza, en el predio del club de Núñez, el fútbol quedó minimizado por los serios incidentes que hubo en el partido de novena división, con un saldo de varios chicos muy golpeados, tanto que debieron recibir puntos de sutura. Mientras el técnico de Boca, Roberto Pompei, se responsabilizó de sus actos, el de River, Ricardo De Angelis, miró para otro lado. Pero no fue todo: en Octava, Gabriel Rodríguez, coordinador de Inferiores de River, insultó a un jugador en pleno partido y, de milagro, ese exabrupto sólo quedó en tumulto y en empujones.! "

"Fue un sábado triste. Un sábado en que al fair play lo dejaron lamentablemente de lado"
Notícia em Clarin.com

Adeptos

Aqui há uns dias, escrevi sobre a atitude dos adeptos face aos resultados das suas equipas, e a propósito da passagem do Sporting CP aos play-offs da Champions League. Não foi preciso muito tempo para se inverter a agulha, e para alguns adeptos do mesmo clube esperarem pela equipa no aeroporto, manifestando o seu desagrado perante o resultado da Madeira. Pelo andar da carruagem vamos ter uma época com muitas reacções deste tipo. Mais uma razão para se fazer rapidamente o aeroporto em Alcochete...

Sinais

"Quando eu decidir falar, saiam da frente pois irei contar tudo o que me vai na alma", Adriano a Record.
Ontem, segundo o mesmo jornal, passou-se o seguinte: "A noite já ia longa quando três homens encorpados abordaram Adriano no parque de estacionamento da discoteca do Forte, em Vila do Conde e o deixaram muito maltratado. O avançado (...) foi atingido na cabeça com violência e sofreu um forte traumatismo craniano que o obrigou a ser transferido do Hospital da Póvoa de Varzim para o Hospital de Santo António, no Porto. (...) Só as pernas escaparam à fúria dos agressores".
Chama-se a isto, agressões em todo o lado menos nas pernas, sinais dos tempos.
Sem comentários.

segunda-feira, agosto 17, 2009

Ferraz da Costa

Ferraz da Costa afirmou ao Expresso: "Toda a gente sabe que Manuel Pinho é maluco" e que "Portugal não tem dimensão para se roubar tanto". Lamentável a primeira frase sobre o ex-ministro, mais que lamentável a segunda. O problema do roubo tem a ver com a dimensão? Se o nosso país fosse maior já se poderia roubar sem problemas? Se sabe quem rouba porque é que não denuncia? Falta de coragem ou puro exibicionismo. Cale-se homem. Já ficámos fartos das suas intervenções quando era chefe dos patrões. Soluções para os problemas é o que necessitamos, mas isso você não tem. Propõe coisas que já se fazem, tais como apoio aos estágios profissionais em pequenas e médias empresas, mas na globalidade da entrevista não se vê uma ideia nova, nada, só dizer mal.

Bronze na Canoagem


K4 Feminino Bronze nos 200 metros
Regatas em Linha

Vinte anos depois de José Garcia, Portugal voltou a conquistar uma medalha em campeonatos do Mundo seniores. O mérito é do K4 200 composto por Helena Rodrigues, Teresa Portela, Joana Sousa e Beatriz Gomes que conquistou a medalha de bronze, depois de já terem brilhado com o sexto lugar nos 500 metros. E o recorde de finais consecutivas desde 2007 já vai em 22…


Mais uma vez a canoagem em grande destaque. Parabéns aos atletas, técnicos e Federação.




Notícia da respectiva Federação

Nuno Ribeiro



Tem nome de jogador de futebol - homónimo de Maniche e Nuno Gomes - mas é ciclista e venceu a 71ª Volta a Portugal em Bicicleta, repetindo o triunfo de 2003. Pequeno, magro, mas de alma grande, fez voltar as vitórias para Portugal.

9,58 segundos!


Usain Bolt, o jamaicano voador. Fantástico. Quando e onde parará?

domingo, agosto 16, 2009

Comentadores

Será que os comentadores de televisão e rádio dos jogos da nossa Liga têm que se mostrar favoráveis a um dos intervenientes em jogo ou têm que se mostrar neutrais? É que ouvindo o meu amigo Carlos Manuel, comentando o jogo Benfica/Marítimo, notou-se-lhe um claro pendor para os encarnados, dando até a ideia de sofrer com o que se passava no campo. Acredito que sofresse, e tem o direito de ser benfiquista, mas como comentador, não pode transmitir esse seu sentimento para os telespectadores . Não havia "nexessidade".

Luís Boa Morte

Luís Boa-Morte: Adeus à Selecção


Boa-Morte anunciou que vai retirar-se da Selecção após o Mundial de 2010.
"Depois do Mundial devo dar o meu ciclo na Selecção como encerrado”, revelou anteontem."
Primeiro, sinceros desejos de recuperação rápida que é o mais importante. A saída da Selecção é um processo natural e acontece a todos. Estamos agradecidos pela dedicação com que sempre correspondeu às convocatórias. Não foi feliz na Selecção Nacional, tendo tido o seu ponto mais alto com a presença no Mundial 2006.

In: CM

José Torres


"Há situações em que os valores humanísticos se sobrepõem à paixão clubística. Foi o que aconteceu com um grupo de adeptos do Sporting, radicados em Newark (EUA), os quais organizaram um almoço em homenagem ao antigo avançado do rival Benfica. Muitos portugueses participaram no repasto e no final houve alguns leilões, que renderam quase 7 mil euros à família de José Torres. Exemplar"

In "Record", de 14 de Agosto


Como diz o jornal, isto é um exemplo. É com pessoas desta qualidade e com estes princípios que se construirá um futuro mais justo.

Liga Portuguesa


Ainda pouco oleada começou a nossa Liga. Jogos com poucos golos e muito nivelados. Saudação para o regresso de Hugo Viana, tentando inverter o rumo da sua carreira dos últimos anos. Para um jogador que tanto prometia, com presenças nos mundiais de 2002 e 2006, tem sido uma desilusão para quem nele apostou. Tem de ser agora se não faz-se tarde, diz o ditado e é verdade.

Volta a Portugal

Nuno Ribeiro


Até no ciclismo se encontram sinais de violência e de falta de fair-play. A cena protagonizada entre Constantino Zaballa e Nélson Rocha foi feia e desnecessária. Entretanto, Nuno Ribeiro manteve a camisola amarela e alargou o seu avanço. O contra-relógio de hoje à tarde tudo decidirá. Nuno Ribeiro partirá às 16.4oh.

sábado, agosto 15, 2009

Sporting CP

"Um dos prazeres do futebol é não haver resposta para tudo. Se fosse tudo fácil de interpretar não havia programas de televisão, debates, rádios, jornais... A interpretação é livre, o Sporting é um clube tolerante."


José Eduardo Bettencourt, in "A Bola" de ontem


Estou perfeitamente de acordo, mas os que mais mal dizem do futebol, são exactamente alguns dos que dele vivem e que deveriam ter um pouco mais de contenção nas suas "interpretações" que como diz o Presidente do Sporting "são livres". Infelizmente a liberdade não evita a asneira e a estupidez.

Treinadores no Feminino


No recente curso de treinadores UEFA Advanced - III Nível - o primeiro classificado foi uma treinadora, caso único e de realçar, dado que ficou à frente de figuras conhecidas do nosso futebol. Chama-se Susana Cova, é licenciada em educação física e Treinadora Nacional Adjunta da Selecção Nacional Feminina Sub/19.





Susana Carla Relva da Cova 18,2 Apto / Muito Bom