Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
segunda-feira, agosto 31, 2009
Bolt e Ronaldo
Atlético de Madrid
Universidade de Verão do PSD
Varberg
domingo, agosto 30, 2009
José Mourinho e o novo Inter
Milan colpito e affondato
L'Inter ne fa 4 nel derby
La squadra di Leonardo crolla e si sfalda sotto i colpi di Thiago Motta, Milito, Maicon e Stankovic. Mourinho azzecca le mosse, compreso il debutto dal primo minuto di Sneijder.
Mourinho não perdoa. Aí está de novo na crista da onda. Na foto, Berlusconi ainda ria. O pior foi no final.
Foto e notícia: www.gazzetta.it
Férias
Arsène Wenger
Nos segundos finais da partida em Old Trafford, o holandês Van Persie marcou o segundo dos ‘Gunners’. Porém, o gol foi anulado pelo auxiliar. Irritado com o lance, o técnico da equipe londrina, Arsène Wenger, discutiu com os árbitros e foi expulso.
Depois de relutar em deixar o banco de reservas, o treinador francês subiu em uma estrutura no meio da torcida adversária e ali permaneceu de braços cruzados, sendo hostilizado pelos fãs dos ‘Red Devils’.
O ‘chilique’ de Wenger provavelmente tenha sido mais fruto de sua insatisfação com a oportunidade perdida pelos seus jogadores do que nervosismo com o juiz. O Arsenal conquistava a terceira vitória em três jogos no Campeonato Inglês até os 13 minutos do segundo tempo, quando Almúnia cometeu pênalti em Rooney. Aos 18, em outra falha individual, Diaby cabeceou para a própria meta e fez contra o gol da derrota londrina.
Notícia e foto ESPN
Sérgio Conceição
sábado, agosto 29, 2009
Bruno Vale
Rochemback
sexta-feira, agosto 28, 2009
Empregadores
Concurso de apresentadoras de desporto
Prazer, eu sou o Papa
Nas vésperas da Copa de 1990, o técnico Sebastião Lazaroni revelou seus dotes de actor, gravando um comercial para a FIAT. O texto acabou virando motivo de piada depois da desclassificação brasileira. O texto do comercial era esse:
- Policial: Documentos, senhor Lazaroni, italiano?
- Lazaroni: Não, eu sou brasileiro.
- Policial: E o que faz aqui?
- Lazaroni: Eu sou técnico da Seleção Brasileira.
- Policial: Ah, não. Agora vai dizer que este Uno é também brasileiro...
- Lazaroni: Sim, é feito no Brasil e é exportado para a Itália.
- Policial: Lazaroni, brasileiro, técnico da Selecção Brasileira, guia um Uno brasileiro. Prazer senhor Lazaroni, eu sou o Papa!
Tomaz Morais
De acordo com um comunicado da Federação portuguesa (FPR), Tomaz Morais vai orientar, em Bruxelas, um conjunto de jogadores indicados pelas 12 principais federações europeias, sendo que dois serão portugueses: Luís Pissarra e Miguel Portela.
Passou assim!
Nacional da Madeira
quinta-feira, agosto 27, 2009
Selecção Nacional Feminina
Na terra de Ghandi
'As pessoas correram para a nossa propriedade para se protegerem de gangues que as perseguiam. Como os perguidores não os apanharam, decidiram queimar tudo. O nosso edifício não resistiu', declarou Robertson, proprietário do hotel.
Uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas.
Se a moda pega vai ser bonito. Até na Índia, do pacifista Ghandi, se chegam a extremos destes. Quando pensamos que já vimos de tudo, somos surpreendidos por estas tristes notícias.
"Acredito que nada duradouro pode ser construído a partir da violência." Mahatma Ghandi
Vaticano
L'Osservatore Romano, o jornal oficial do Vaticano, prestou hoje homenagem ao senador norte-americano Edward Kennedy, que morreu terça-feira à noite, mas lamentou as suas "posições favoráveis ao aborto".
"Esteve sempre na primeira linha de batalhas como a da protecção dos imigrantes, o controlo de armas, o salário mínimo, mas infelizmente também tomou posições favoráveis ao aborto", refere l'Osservatore Romano.
Apesar de católico, Edward Kennedy apoiava desde meados dos anos 1970 o direito ao aborto.
O senador morreu terça-feira à noite vítima de tumor cerebral.
Sub/17?
Nigéria afasta quase meia equipa do Mundial de sub-17
quarta-feira, agosto 26, 2009
Champions League
Doping
Perito do laboratório austríaco investigado por corrupção
"Matschiner admitiu recentemente à televisão alemã ARD que conseguiu corromper funcionários de vários laboratórios situados no Centro da Europa. Pagava a peritos corruptos quantias entre os 150 e os 500 euros. Informação que foi agora confirmada por Bernard Kohl, cuja carreira foi gerida por Matschiner e que, por doping, perdeu o terceiro lugar da classificação geral e o troféu de melhor trepador da Volta à França 2008.
“Matschiner tratava de que as nossas amostras fossem analisadas de uma forma que nos permitia saber até que ponto poderíamos ir [com o uso de dopantes] sem sermos apanhados. Dessa forma podíamos saber exactamente que dose usarmos à noite para não sermos apanhados no dia seguinte”, afirmou Kohl ao jornal ‘Kurier’, em declarações publicadas há pouco mais de uma semana."
Notícia DN
Como é que continuamos a acreditar em alguns desportos, e em alguns atletas, quando recebemos uma notícia deste tipo. Veja-se o estado a que chegámos no desporto internacional de alta competição. O doping, confirma-se mais uma vez, anda sempre à frente do anti-doping.
Salve-se quem puder
MP acusa ex-administrador do Supremo Tribunal
"Ricardo Campos Cunha foi acusado pelo DCIAP de dois crimes de peculato e 27 crimes de falsificação. Acusação diz que antigo administrador se apropriou de 344 mil euros."
Notícia DN
Mais um exemplo, entre tantos, que revela o estado a que alguns, infelizmente muitos, portugueses, vão chegando. Não se olha a meios para se atingir fins, ou seja, roubar o que é todos para proveito próprio. Se um conselheiro de estado se envolveu em escândalos como os que soubemos há bem pouco tempo terem existido, sem que se tivesse a coragem pública de o censurar, o que esperar de todos os outros que vêem na impunidade um caminho seguro para práticas criminais. A quem estamos entregues. Louve-se, neste caso, a agilidade da justiça.
Ramadão
«Penso que Mourinho poderia falar menos. Um muçulmano que pratica o Ramadão não fica debilitado fisicamente. O Instituto de Desporto e Medicina afirma que a estabilidade psicológica e mental pode mesmo dar um impulso extra aos atletas. E o Ramadão proporciona essa estabilidade.»"
Este assunto já fez correr muita tinta e não acabará aqui. Para mim, é claro, que um atleta mal alimentado, não poderá render o seu normal. Dizer isto aos membros deste religião parece contudo ser um crime. Aqui há uns anos - 2003 - Portugal jogou com o Kuwait, tendo esse jogo coincidido com o Ramadão. Na segunda parte do jogo, a maioria dos atletas dessa equipa não se mexia, e o treinador brasileiro, Paulo César Carpeggiani, particularmente, abordou-nos essa questão e a dificuldade que teria nessas situações. Falar no assunto é no entanto proibido.
Titanic
terça-feira, agosto 25, 2009
Finanças
"De acordo com o relatório financeiro do clube, na última temporada o Barça registou receitas na ordem dos 384,8 milhões de Euros, quase mais 25% do que no ano anterior onde tinha registado receitas no valor de 308.8 milhões de Euros. Ainda assim os custos operacionais do clube aumentaram quase 70 milhões de Euros, para os 362,4 milhões de Euros, uma subida considerável em relação a 2007/2008 onde havia registado custos no valor de 292,6 milhões de Euros.
Desta forma, o clube registou lucros operacionais de 22,4 milhões de Euros, mais 6,3 milhões de Euros do que no ano anterior, com o lucro depois de impostos a baixar para os 8,8 milhões de Euros, 1,3 milhões de Euros inferior ao da época transacta. De referir que o clube gastou em salário, cerca de 202 milhões de Euros, uma aumento considerável de cerca de 22% em relação aos 190 milhões de Euros gastos em 2007/2008."
http://www.futebolfinance.com/
Bruno China
Indiferente à polémica institucional que lavra o seu novo clube, Bruno China aterrou em Maiorca e diz desconhecer as declarações do seu novo técnico, frontalmente contrário à sua contratação. «Estou surpreendido, não sabia de nada. Falei com o Javier Asensio (conselheiro delegado do Maiorca) e foi ele que contactou com o Leixões. Se não confiasse em mim, a transferência não se teria concretizado.»
O ex-capitão do Leixões evitou polémicas à chegada e preferiu elogiar o novo clube. «Vir para o Maiorca era uma grande oportunidade que não podia deixar passar. É um bom clube em Espanha, com tradição e bons jogadores», comentou China à chegada."
Notícia "Maisfutebol"
O técnico a "ver navios" não augura grande futuro para o jogador português. Segundo outro jornal, o conselheiro delegado do Maiorca terá dito que "Bruno China em breve será internacional"...
Paulo Portas
segunda-feira, agosto 24, 2009
Português?
Atletismo
Champions League
domingo, agosto 23, 2009
Azar
Caster Semenya
"Um dia, numa estação de serviço de Joanesburgo, Caster Semenya quis ir a uma casa de banho para mulheres. Apontaram-lhe a de homens e ela teve de dizer: "Quer ver o meu sexo?" Não foi preciso, a determinação dela convenceu. Há dias, em Berlim, ela ganhou os 800 metros femininos num tempo fantástico. Desta vez, não chegou Caster dizer o que sempre diz, que é mulher, os responsáveis do atletismo mundial anunciaram que vão fazer-lhe testes médicos para confirmar o sexo. A vitória extraordinária lançou a dúvida sobre Caster: Vítor ou Vitória? Atirei-me às primeiras notícias com a gula natural pelo esquisito. Lembrei-me (mentira, um jornal lembrou-me) de Stalislawa Walasiewicz. Polaca, medalha de ouro nas Olimpíadas de 1932, onze recordes mundiais, emigrou para a América com o seu segredo. Sim, havia um. Em 1980, vítima em assalto a um banco, foi baleada e a autópsia revelou que era homem. Então, aplaudi: testes na Caster Semenya, já!, e quero saber tudo. Mas, agora, ouvi o pai: "Ela é a minha menina." Dei-me conta que se falava de uma menina (ou o que for) de 18 anos. Fiquei envergonhado, comigo e os patrões do atletismo. Que se façam os testes, mas discretos."
Ferreira Fernandes, no DN
Concordo com o jornalista, acontece é que já é tarde. A exposição e suspeição global a que Caster já foi sujeita, deve ser tremendamente frustante e traumatizante. Podia e devia ter sido feito de outra forma. Repare-se na frase do pai: "Ela é a minha menina". E se fosse com um de nós?
Pelé
Pelé, in "A Bola" de ontem
Campeonato de Itália - Série A
Mourinho contra tudo e todos: «O Inter tem um jogo muito belo»
Técnico inicia a Serie A a disparar sobre Lippi e Spallettisábado, agosto 22, 2009
Beto, outro que regressa a casa
Apostas
Equipa de Miguel teve de jogar frente ao Stabaek com camisolas brancas.
Futebol e Ecologia
Solar-powered 'dragon' stadium is world's first to supply all its power needs from the sun
This futuristic looking stadium is the first in the world to provide all its own electricity using the power of the sun. It is the first stadium to use only solar power technology for all its electricity. The gigantic 19 hectare structure which has a seating capacity of 55,000, will be used mostly for athletics and rugby events, including hosting the main events for the 2009 World Games. After that, the Taiwanese national football team will play home matches there. Japanese architect Toyo Ito designed the innovative steel rod structure with a roof covered in solar panels.
O futuro está aí. Neste aspecto ainda estamos a uns anos de distância. O futebol em Taiwan pode ser fraquinho, mas este estádio toma a dianteira mundial da inovação arquitectónica e ecológica.
Asfixia democrática
sexta-feira, agosto 21, 2009
Liga Europa
A voz do adepto
Pela sua originalidade transcrevo um comentário de um adepto em lance.net. O português não é brilhante, mas neste caso pouco conta.
Raça e atitude a melhor contrataçao
Bom dia corinthianos e secadores de plantao.
A nova contrataçao do corinthians é uma bomba, nao é riquelme, nem defrederico e muito menos andrezinho, quem veio para o timao foi duas peças importantes que estavam emprestados desdo do dia 26 de julho. Entraram em campo ontem e revivemos a final da copa do brasil, quem nao se lembra do primeiro jogo em sao paulo, o jogo era tao corrido que as cameras de tv nao dava conta de acompanhar pelas laterais e isso aconteceu ontem, eu corinthiano achei que o time perderia pois estavamos desfalcados por essas duas peças e ontem entraram e detonaram o jogo.
O primeiro contratado foi a "ATITUDE" que teve os jogadores de se reunirem e acabarem com a palhaçada dos jogadores em campo e revivendo o orgulho de vestir a camisa do timao e a segunda contrataçao foi a "RAÇA" que o time teve em campo pois mesmo desfalcado, o inter jogou como time grande pois a maioria que estava jogando pelo inter são jogadores que facilmente estaria como titulares em grandes clubes, mas a RAÇA entrou em campo e destruiu o favoritismo do inter, que pela segunda vez entrou de salto alto, mas ate eu entraria, pois ninguem sabia que a RAÇA e a ATITUDE estavam em campo com o corinthians.
Boa corinthians voltamos a jogar bola nao por causa de um jogador ou dois, mas sim por causa de 11 jogadores pois para ter a raça e atitude em primeiro lugar tem quer ter trabalho em equipe
Mourinho e Lippi
Continúa la batalla dialéctica entre José Mourinho y Marcello Lippi
- El entrenador interista no cree acertadas las declaraciones del seleccionador acerca de quién ganará el campenato italiano
El entrenador del Inter de Milán, el portugués José Mourinho, no da por zanjado su enfrentamiento público con el seleccionador italiano, Marcello Lippi, de quien sigue defendiendo que no debería haber hecho un pronóstico sobre el próximo campeón de Liga en Italia.
Si ya el martes el portugués definió como una "falta de respeto" el hecho de que Lippi se decantara por la Juventus para ganar el próximo título liguero, Mourinho insiste ahora en comparar la actitud del italiano con la de otros seleccionadores como Fabio Capello (Inglaterra) o Vicente del Bosque (España).
"Creo que tengo el derecho a expresar una opinión. Defiendo que para mí un seleccionador nacional no puede pronosticar, de manera tan directa, quién ganará el campeonato. Lippi lo hizo en televisión el otro día", dice el técnico del Inter de Milán en unas declaraciones en la página web de su club."
"¿Capello en Inglaterra responderá con el nombre de un equipo a la misma pregunta? ¿Y Del Bosque en España? No creo, son demasiado inteligentes para hacerlo", añade en unas declaraciones que recoge la prensa deportiva italiana.
Con ese "inteligentes", Mourinho le devuelve la pelota a Lippi, quien, tras la queja expresada por el portugués, afirmó el mismo martes, horas después, que le creía "una persona más inteligente" como para interpretar de ese modo sus palabras.
Esta guerra parece no acabar
La última del seleccionador italiano fue reconocer la "experiencia de gestión mediática" del portugués, pero puntualiza que "los partidos no se ganan en los estudios de televisión o ante los micrófonos".
Y el portugués le devolvió la pelota: "No quería perder más tiempo respondiendo al seleccionador porque trabajo todos los días para mi club y, sobre el campo y los vestuarios, con mi equipo. No me paso el tiempo esperando a que haya un partido de vez en cuando", incidió el siempre mordaz entrenador.
In: A Marca
A troca de palavras entre José Mourinho e Lippi não acaba. Dá a sensação que os métodos que utilizamos em Portugal estão a saltar fronteiras...
Bolt extraterrestre
quinta-feira, agosto 20, 2009
Berlusconi
Paulo Bento
José Soares
quarta-feira, agosto 19, 2009
Madonna e o Hermitage
O museu Hermitage, localizado a poucos metros do palco, anunciou ontem que está a estudar a hipótese de algumas telas terem sido danificadas pelo ruído. Um grupo de especialistas mediu os níveis de pressão sonora e vibrações e encontrou valores muito acima dos permitidos.
Ainda não há conclusões precisas sobre os danos causados às telas pelos elevados níveis de som, mas segundo um estudo de impacto acústico, por cada 10 concertos como este um quadro da galeria envelhece um ano.
Incomparáveis
"Hoje aos 39 anos, Baía continua a ser o futebolista com mais títulos no Mundo, é director de relações externas no FC Porto e finalista no curso de gestão do desporto do Instituto Superior da Maia. Ricardo, aos 33, perdeu a titularidade na equipa de Portugal, e foi achincalhado pelo presidente do Bétis, considerando-o culpado pela despromoção do clube. Afinal, não passou de peão de conveniência, iludiu-se. Serviu para alimentar um capricho: excluir Vitor Baía da Selecção, apenas isso. Não são comparáveis. Que os mais novos saibam retirar ensinamentos desta lição"
Presunção de Inocência
"A presunção de inocência é o novo cabide onde os maus políticos penduram a sua falta de princípios éticos. A presunção de inocência serve em termos técnicos para colocar o ónus da prova do lado da acusação: é quem acusa que tem de provar a culpabilidade e não quem é acusado que tem de provar a sua inocência. Mas a presunção da inocência não serve de desculpa política para a inacção nem nos obriga a fechar os olhos aos indícios acusatórios. Aliás, se em Portugal - e em quase todo o mundo - existe prisão preventiva é porque se entende, e bem, que em determinadas situações há um tal acumular de provas que tudo aponta para a culpabilidade do acusado."
In DN de ontem, um artigo de João Miguel Tavares
Talvez assim fosse mais fácil exercer justiça. Se houvesse um pouco só de ética, os Pretos, Costas, Isaltinos, Felgueiras e tantos outros, de vários partidos, não estariam constantemente a rir-se de nós. Porque é isso que se passa, riem-se de nós.
Nelson Évora
terça-feira, agosto 18, 2009
Kassai, Kassai
Hulk
Agressões nos juvenis
Estou com uma dúvida, será que nos "argentizámos" ou os argentinos se "portugalizaram". Ainda bem que, neste aspecto, não estamos sós. Estamos aliás bem acompanhados.
"Los Superclásicos entre River y Boca fueron el plato principal del sábado de Inferiores. Pero en Ezeiza, en el predio del club de Núñez, el fútbol quedó minimizado por los serios incidentes que hubo en el partido de novena división, con un saldo de varios chicos muy golpeados, tanto que debieron recibir puntos de sutura. Mientras el técnico de Boca, Roberto Pompei, se responsabilizó de sus actos, el de River, Ricardo De Angelis, miró para otro lado. Pero no fue todo: en Octava, Gabriel Rodríguez, coordinador de Inferiores de River, insultó a un jugador en pleno partido y, de milagro, ese exabrupto sólo quedó en tumulto y en empujones.! "
"Fue un sábado triste. Un sábado en que al fair play lo dejaron lamentablemente de lado"
Adeptos
Sinais
segunda-feira, agosto 17, 2009
Ferraz da Costa
Bronze na Canoagem
Regatas em Linha
Nuno Ribeiro
domingo, agosto 16, 2009
Comentadores
Luís Boa Morte
In: CM
José Torres
In "Record", de 14 de Agosto