Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
quinta-feira, dezembro 31, 2009
Blogs e 2010
Atlético CP
Adu
quarta-feira, dezembro 30, 2009
História
Mudanças
terça-feira, dezembro 29, 2009
Futebol...Americano
Não é só em Inglaterra que se joga nesta quadra. Nos EUA, o futebol americano joga-se mesmo no dia de Natal e com tremenda intensidade.
A crise
segunda-feira, dezembro 28, 2009
As melhores fotos de sempre - 1 -
Naturalizados
O mundo em mudança
domingo, dezembro 27, 2009
Miguel
Rumo ao Mundial - 12 -
Hot Clube de Portugal
Como a maioria de vós deve calcular é com muita tristeza que curiosamente na véspera de Natal, vos envio este email.
Não há muito que se possa dizer. O edifício onde a pequena sala de concertos do Hot Clube de Portugal está instalada há cerca de 60 anos, ardeu! O incêndio começou, tudo leva a crer, no último piso do prédio, zona devoluta, abandonada à sua sorte e sujeita a infiltrações de chuva ou de pessoas sem tecto para dormir. Apenas nós e o proprietário do restaurante que existia no piso térreo, faziamos visitas periódicas a esses pisos para tentar na medida do possivel, controlar a degradação. Lamentavelmente, esta situação quase que era esperada. Os diferentes responsáveis da C.M.Lisboa, proprietários a quem o Hot Clube paga renda, têm vindo a ser avisados desde há muitos anos para o estado lastimável em que se encontravam os pisos superiores do edifício. A burocracia, a falta de interesse, de dinheiro, ou simplesmente a inoperância dos serviços, levaram a este triste desfecho. A solução para o prédio e consequentemente para o Clube não está para breve. O Hot Clube não ardeu, teve prejuízos elevados causados pela grande quantidade de água utilizada pelos bombeiros, mas o resto do edifício ficou num estado lastimável; os pavimentos dos pisos superiores caíram e só uma reconstrução total tornará o local de novo acessível. Levará anos até tudo estar pronto! O Hot Clube não mais será o mesmo, terminou uma época e morreu um espaço emblemático que sem subsídios estatais e dificuldades sempre superadas pela "carolice", contribuiu durante 60 anos para que o País e em particular a cidade de Lisboa, tivessem uma programação de música jazz. Fizemos algo de que gostávamos e contribuímos de uma forma desinteressada para o reconhecimento desta cidade no meio jazzistico mundial. Não somos só nós, os que ali passaram muitas horas da sua vida, que ali criámos amizades e vivemos momentos que não esqueceremos, que nos sentimos como que orfãos e perdidos nesta cidade de escassos interesses culturais. Também os músicos nacionais e muitos dos que nos visitam perderam um dos poucos locais onde podiam experimentar e apresentar a sua música. Apesar de muitos não se aperceberem, somos também muitos os que ficámos a perder ! E a cidade de Lisboa também !
Bom Natal para todos vós!
Abraço,
Luís Hilário (responsável pela programação desde 1985)
Nota : este email representa um sentimento pessoal. Não é um comunicado da Direcção do Hot Clube de Portugal.
sábado, dezembro 26, 2009
Radomir Antic
Muito obrigado, Portugal
Michel Platini
sexta-feira, dezembro 25, 2009
Até à morte
O meu clube
O 100.º aniversário quase a chegar (ainda haveria Barreirense em 11 de Abril de 2011?) e uma infinita tristeza pelo difícil empate conseguido em Grândola, em 20 de Dezembro de 2009. O Menino Jesus já trouxera o oitavo ano ao jornal para que escrevia o conto. Que trouxesse (sim, queria continuar a acreditar Nele) menos desigualdades e sofrimento ao Mundo, mais prosperidade ao País, quase à deriva como o Barreirense.
Que o caminho da agremiação não fosse um triste fim como o da Livraria Buchholz e de tantas organizações. E que o Menino trouxesse um recinto decente para a prática do futebol sénior. Para o Clube voltar à esperança (sim, essa, a que não podia findar, como quase referia o mais célebre poema dedicado ao Barreirense) e, pelo menos, à 2.ª Divisão.
Fechou, com pudor, a porta do escritório. E, o computador apenas por testemunha, beijou o emblema, religiosamente guardado, o da camisa desportiva do fato usado no primeiro sarau de ginástica, cinco décadas passadas. E ficou à espera do Deus Menino."
http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=270002&mostra=2
quinta-feira, dezembro 24, 2009
Natal
Campeonato da Europa de Futsal - 1 -
Arcebansa Chint Zamora: Israel
CD Instituto D. João V: André Sousa
CF ‘Os Belenenses’: Pedro Cary;
SL Benfica: Arnaldo Pereira, Bebé, Gonçalo Alves, Joel Queirós, Pedro Costa e Ricardinho;
Sporting CP: Cardinal, Evandro, João Benedito e João Matos;
Xacobeo 2010 Lobelle de Santiago: Leitão.
Destaque
quarta-feira, dezembro 23, 2009
Liedson
Não sei se já tinha dito isto
Abel Xavier
terça-feira, dezembro 22, 2009
PSP
Momento único
segunda-feira, dezembro 21, 2009
Futsal
Actual Selecção Nacional Futsal
O clássico no estrangeiro
domingo, dezembro 20, 2009
História
Desilusão
O apelo popular, que fez a glória do futebol, pode estar impossibilitando sua redenção. Isso porque, na visão errada de muitos governantes, é melhor não mexer com os clubes para não despertar a fúria dos torcedores – que também são eleitores. Essa visão é míope, e os países desenvolvidos estão cheios de exemplos em contrário. Não é incomum, na Europa, vermos dirigentes indo para o xilindró, sem que os torcedores se insurjam. O torcedor não é bobo, e sabe quem está destruindo o clube amado. Mesmo clubes que foram fechados, como a Fiorentina, ressurgiram com as mesmas cores e o mesmo nome, só que sob nova razão social, com novos e razoáveis estatutos e dirigidos por gente melhor. Os diretores da Fiorentina que faliu foram presos, mas os torcedores de Florença não ficaram sem time.
Se bons políticos quiserem salvar o futebol, têm que agir duro e logo. Será uma chiadeira danada, que nem quando colocamos um bando de siris para cozinhar na água fervendo com azeite. Mas, dos estertores dos cartolas que vampirizaram a grande paixão popular do país, ressurgirá um renovado futebol brasileiro. Um futebol pronto para dar espetáculos não apenas de quatro em quatro anos, nas copas do mundo, mas também aos domingos, para o pobre do torcedor – tão cansado de ser desrespeitado. Será que estou pedindo muito para 2010? Infelizmente, temo que sim.
Clássico
sábado, dezembro 19, 2009
Aminetu Haidar
Arsenal
sexta-feira, dezembro 18, 2009
Nacional
Dr. José Carlos Noronha
Black Eyed Peas
Um estímulo e uma provocação aos grupos e cantores portugueses que são normalmente discretos no apoio à Selecção Nacional.
quinta-feira, dezembro 17, 2009
Estatutos da FPF
2012
Estou destroçadíssimo
quarta-feira, dezembro 16, 2009
Pepe
No melhor pano cai a nódoa
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deve limitar o número de nacionalizados a alinhar pela selecção, defende o internacional Paulo Futre, em alusão a Deco, Pepe e mais recentemente Liedson.
Em entrevista à Agência Lusa, Paulo Futre disse ter seguido atentamente o debate sobre a chamada do luso-brasileiro Deco, mas avisou temer a descaracterização da selecção, caso se continue a apostar em jogadores nacionalizados. "Daqui a 10 anos, talvez não haja um português dentro da selecção, caso se continue com esta política. Eu acho que tem de haver um limite, seja de três ou de quatro jogadores", avisou Paulo Futre, apelando aos responsáveis pela FPF. Presente no Mundial do México, em 1986, e perto das 50 internacionalizações, Paulo Futre recordou o exemplo da selecção de futsal italiana, formação na qual apenas o guarda-redes é, de facto, nascido em solo transalpino. "Vamos ter cuidado com isto. Aviso a FPF para colocar já um limite no número de jogadores nacionalizados", assumiu.
Tiene 19 años y juega en el Atlético C
Con doble pasaporte, no descarta jugar con España • El cuerpo técnico completa el ensayo con la aportación de 17 canteranosCIEN POR CIEN IBÉRICO
Paulo Futre, actual columnista de MARCA, está encantado con la progresión de su hijo dentro de la que fuera también su casa: “Ha ido subiendo poco a poco. Tuvo una lesión hace años y se le cortó la progresión, pero ahora se está haciendo un hueco”. Fabio tiene la doble nacionalidad. Nació en Madrid y no dudaría ni un segundo en jugar con La Roja en un futuro: “Mi hijo se siente cien por cien ibérico. Le da igual jugar con Portugal que con España. Si algún día llega a la elite, se pondría la camiseta del primero que le convocara. Se siente tan español como portugués”.
Os piores
terça-feira, dezembro 15, 2009
Planificação tosca
Di Canio
Contas à vida
Final Inglaterra x Portugal pode encher cofres do Chelsea
Clube inglês levaria cerca de R$ 2 milhões com convocados
Se há uma equipe sempre lembrada nas listas das mais ricas do munto, esta é o Chelsea. O clube do russo Roman Abramovich é um dos mais abastados do planeta, e tem um elenco de astros de seleções do mundo inteiro. A Copa do Mundo pode alimentar ainda mais os cofres do time inglês por conta das "diárias" pagas pela Fifa por jogador convocado. Para isso, os Blues precisariam torcer por uma final entre Inglaterra e Portugal.
São quatro prováveis representantes de cada lado. Na Inglaterra, o lateral-esquerdo Ashley Cole, o zagueiro Terry, além dos meias Lampard e Joe Cole. Pelo lado português, os laterais Bosingwa e Paulo Ferreira, o zagueiro Ricardo Carvalho e o armador Deco.
Mesmo que as demais seleções com jogadores do time inglês caiam na primeira fase, a rentabilidade do Campeonato Mundial com uma decisão entre ingleses e portugueses seria enorme: R$ 1,76 milhão.
O cruzamento, entretanto, não traz boas lembranças ao time da Terra da Rainha. Em 2006, na Copa da Alemanha, um brasileiro foi decisivo para a eliminação da Inglaterra. O técnico Felipão, então atual campeão do mundo com o Brasil, dirigia os lusitanos na vitória sobre os ingleses nas quartas de final. Nos pênaltis, Portugal venceu com grande atuação do goleiro Ricardo.
Ondas XXL
Vale a pena ver, demora um pouco mas é um vídeo fantástico. Aconteceu a 7 de Dezembro último. São as chamadas ondas assassinas, não é para todos cavalgarem sobre elas.
segunda-feira, dezembro 14, 2009
Pontapé para cima
África
Makukula
domingo, dezembro 13, 2009
Arbitragem
Pepe
The defender has a torn anterior cruciate ligament
Realmadrid.com
An MRI at Sanitas La Moraleja Hospital earlier today confirmed that Pepe has torn the anterior cruciate ligament in his right knee. The player will undergo surgery in the upcoming days and is expected to be sidelined for six months.
Oxalá não se confirme a gravidade desta lesão que seria um passo atrás para a nossa participação no mundial.
Grandes Jornalistas - Aurélio Márcio
Tiger Woods
sábado, dezembro 12, 2009
Francisco Silveira Ramos
Martina Hingis
Rumo ao Mundial - 10 -
Alguma comunicação social publicou várias informações sobre as decisões da FIFA referentes à divulgação das listas de jogadores, que estavam ligeiramente erradas. Publico os dados fornecidos no último Team Seminar e que são os reais, embora, tal como aconteceu em 2006, possam surgir alterações no Workshop de Fevereiro. Em 2006 foi anulada a lista prévia dos 30 jogadores.
•Release list to include 30 players
•To be established by 11 May 2010
•Final day of club competitions is 16 May 2010 (with exception of UEFA Champions League final)
•Mandatory release of players is 17 May 2010
•Final list of 23 players by 1 June 2010