quarta-feira, setembro 30, 2009

1x11

Foto: Francisco Paraíso
Extraordinária foto do jogo Itália/Portugal, disputado em Fevereiro de 2003, que evidencia a atitude daquele jogador vestido de vermelho e verde. Desagradado, Luís Figo, assiste à festa dos italianos após o golo. Sei bem o que lhe ia na alma naquele momento, porque nem a feijões gostava de perder, muito menos com a sua Selecção Nacional.

Dwight Yorke


As questões internas dos clubes e as relações entre dirigentes, técnicos e jogadores, deveriam manter-se como são, internas. Infelizmente nem sempre assim é, e existe uma tendência para o exercício da crítica mediática sem que haja a possibilidade da contradição. Todos nós, nas nossas actividades profissionais, no nosso dia-a-dia, temos problemas com os colegas, com os patrões, com os superiores, com os subordinados, e se seguissemos o exemplo de Dwight Yorke, a nossa sociedade estaria altamente alcoolizada. Tenhamos paciência e pachorra para situações destas.


«A última temporada no Manchester United foi bastante má. O Ferguson disse-me que ia deixar de contar comigo no final da temporada e essa decisão não me caiu nada bem. Fiz grandes temporadas no Manchester, em que fui dos maiores goleadores, mas na última época deixou de contar comigo. Nesses momentos não via nada à minha volta, só tinha riqueza material. A decisão de Ferguson fez-me voltar a beber. O álcool contribuía para aliviar a minha solidão», contou no livro.

Assistências na Liga

Quero acreditar que há de facto um movimento colectivo de aumento de assistências na nossa Liga, sem que o factor Benfica sem tenha alguma coisa a ver com o assunto. Se isso vier a acontecer será realmente uma boa notícia. Parece-me no entanto que ainda é cedo para se tirarem conclusões, mas se houver confirmação destes dados, tiro o chapéu a todos os que se têm envolvido na mudança estrutural na nossa Liga, embora, de vez em quando, e ao lado de medidas sérias e positivas, se quebre, sem necessidade a regra do bom senso , como disse há uns dias atrás. Todos somos poucos para ajudar a dar a volta à actual situação do futebol português, mas convém, acima de tudo, remarmos para o mesmo lado, o que parece por vezes não acontecer. Se continuarmos com estas guerrilhas pessoais e institucionais, dificilmente deixaremos de nos afundar.

Jogos Olímpicos 2016

Michelle Obama, en tono jocoso: "La guerra está declarada"


Michelle, Michelle, mesmo a brincar é uma declaração forte.

terça-feira, setembro 29, 2009

A Fifa e os árbitros

Acho que a intenção do Dr. Michel D'Hooghe pode ser considerada uma tentativa positiva e meritória de abordar um tema sempre em cima da mesa, ou seja protecção aos melhores jogadores, mas o melhor interlocutor para essa sua análise deveriam ser as comissões de arbitragem da FIFA e das diversas confederações continentais. Será que o Dr. D'Hooghe não se lembra da tentativa de incapacitar Cristiano Ronaldo no célebre Portugal/Holanda, no Mundial 2006. Foi uma das agressões mais violentas a que assisti no futebol e claramente premeditada por parte de Boulahrouz. E o que aconteceu a Valentin Ivanov, árbitro desse jogo? Se calhar integra actualmente algum painel ou comissão da UEFA ou da FIFA, tal como o Sr. Batta. Não brinquem com coisas sérias. Deixem-nos ser parvos na nossa ingenuidade, mas pelo menos não nos atirem com nenhum concerto de Beethoven. Música é no Coliseu.
"Michel D'Hooghe, chefe do departamento médico da FIFA, quer que os árbitros apertem o cerco aos jogadores que fazem faltas violentas durante as partidas. Os treinadores também devem tomar medidas para prevenir esse tipo de conduta, segundo o responsável."

Carlos Carvalhal


Carlos Carvalhal foi o terceiro técnico da Liga a sofrer a chamada "chicotada psicológica". Ao fim de tão pouco tempo de competição os presidentes dos clubes vão evitando a fúria dos adeptos descarregando toda a culpa em cima dos treinadores. Em relação a Carvalhal, convém dizer que vem alternando a sua carreira com bons e maus resultados, não tendo ainda tido a "sorte" de encontrar o porto de abrigo que lhe dê a possibilidade de subir ao topo do grupo dos melhores técnicos portugueses. Qualidade parece não lhe faltar. Às vezes parece não chegar.

Zeman e Mourinho


Mourinho até pode ser tudo o que Zeman disse, excepto que é um treinador medíocre. Se medíocre é conseguir tudo o que ele conseguiu, então Zeman é muito, muito pior que medíocre. Porque será que o ser humano está sempre pronto a uma confusãozita? Dá-lhes Mourinho.


Pelo sua carreira não vejo como pode criticar Mourinho. Mas pronto. Precisava que falassem dele e conseguiu-o.

segunda-feira, setembro 28, 2009

Espionagem

"Silêncio" de Cavaco Silva é "ensurdecedor"

"Esses documentos existem no SIS. Eu vi alguns", reitera. Mas será que havia razões para tal? "Talvez porque a Igreja estava envolvida... deveria haver instruções", sublinhou. Na altura, Cavaco Silva, primeiro-ministro, "tentou minimizar a situação. Ouvi-o dizer na rádio que, afinal, tinha sido uma iniciativa isolada de um jardineiro ou de um senhor já com uma certa idade, ou seja, um fait-divers de alguém que exorbitara funções", recorda. Só que, sublinha, o que estava em causa era "a intromissão abusiva de uma polícia num órgão de soberania e que emitia opiniões sobre a fundamentação de uma decisão do tribunal", referiu.
Esta entrevista ao DN de ontem levanta questões muito graves. Convém lê-la na totalidade.



Petróleo

petróleo no Beato? Não, na Arábia Saudita. Será que depois as mulheres de Liverpool poderão andar sem véu e conduzir?
O príncipe saudita Faizal bin Fahd Abdullah Al-Saud está na "etapa final de negociação" para adquirir 50% do Liverpool, informa o jornal "Al Riad" neste domingo. Segundo o diário, Al-Saud pode desembolsar de 200 a 350 milhões de libras esterlinas (R$ 918 milhões a R$ 1,6 bilhão) para ter sucesso na empreitada.

O nobre saudita contou ao Al Riad que a empresa F6, de sua propriedade, "assinou vários acordos com o Liverpool sobre investimentos em esportes e o estabelecimento de academias esportivas, que serão de interesse para o esporte saudita no futuro".

Al-Saud já adiantou o desejo de criar duas destas academias na Arábia e mais duas no norte da África, mas não esclareceu o local exato das novas instalações.

O príncipe esteve no Anfield Road no último sábado e assistiu à goleada por 6 a 1 dos Reds sobre o Hull City. O resultado deixou o time de Rafa Benítez, que pode ganhar um novo acionista, na terceira posição do Campeonato Inglês, com 15 pontos em sete jogos.

Pontos nos iis

Apesar de já ter alguns dias, um artigo de Alexandre Pereira, interessante como é hábito, no ionline, acerca das novas tecnologias no futebol.
"Meios tecnológicos? Sim – um chip que garanta infalivelmente se uma bola passou ou não o risco de baliza e recurso a imagens para punir agressões não vistas pela equipa de aribtragem. O resto é irrisório: gasta-se muito dinheiro, uma imensidão de tempo (para interrupções já bastam as normais) e passaríamos a vida a discutir na mesma."
Artigo completo no ionline

FC Porto/Sporting CP - 2 -

«Árbitro pediu-me desculpa depois do primeiro amarelo»

Como se calculava, com um grau de certeza muito grande, a nomeação iria dar nisto. Nem que tivesse sido a melhor arbitragem do mundo. Esta polémica vai arrastar-se. Desnecessariamente.
Toda a notícia no mais futebol

domingo, setembro 27, 2009

Novo partido

Nasceu um novo partido político em Portugal que se chama "Maioria Absoluta do PS". Sei que esse novo partido perdeu as eleições, não sei o resultado final e não sei quem ganhou as eleições. Curioso ou ridículo?

Pai e filho


Palavras para quê. Imagem muito bonita.

Pragmatismo alemão


A bem do interesse nacional alemão. E são os primeiros da Europa. Não são é parvos.

Mexer nos postes


Depois de ter visto esta notícia do maisfutebol sobre o guarda-redes do IFK Gotemburgo, veio-me à memória um episódio caricato acontecido num jogo de qualificação de futsal. Faltavam poucos segundos para terminar o jogo Portugal/Itália, que se disputou em Paços Ferreira, quando o guarda-redes da selecção nacional, desviou a baliza, fazendo-a entrar alguns centímetros dentro do terreno de jogo e dificultando por isso o ângulo e a trajectória da bola vinda de uma falta desse lado. Bastava-nos um empate e foi isso que aconteceu no final com 3/3, conseguindo assim o apuramento para o Campeonato do Mundo da Guatemala. Os italianos ficaram com uma enorme e natural azia, tendo protestado junto da FIFA.

Dois meses mais tarde, a Selecção Nacional de Futebol, em preparação para o Euro 2000, deslocou-se a Reggio Calabria para um jogo com a Itália. À última hora, o árbitro holandês nomeado informou que não poderia deslocar-se, sendo substituído por um árbitro de...Malta. Foi um arbitragem caricata que só não pôs a bola dentro da baliza porque não podia, a tal ponto que o Luís Figo, numa das cenas incríveis que ocorreram durante o jogo, desmanchou-se a rir dentro do campo. Claro que perdemos. No final dirigi-me aos dirigentes italianos em estado deveras aborrecido - a palavra adequada era outra - pedindo explicações para aquela arbitragem mafiosa - estávamos mesmo no local certo. Os italianos denotando uma tremenda calma e gozo, só me disseram isto: "Estás a esquecer-te quando vocês desviaram a baliza para não marcarmos um golo?". E pronto, lá engoli e calei.

Adeptos


Costuma-se frequentemente dizer mal dos adeptos dos clubes, ou melhor daquilo a que se chama claques, e, na maioria dos casos com razão, dado o comportamento anti-social que muitas têm. No entanto é justo referir-se o amor que muitas destas pessoas manifestam aos clubes e às selecções nacionais. Veja-se este exemplo do chefe da claque do SC Braga:


O espírito que se vive dentro de uma claque é muito particular. Por vezes agressivo. O que é ser um Ultra?
Ser Ultra é uma forma de vida. É fácil ser dos clubes que ganham. Eu nunca vi o Braga a ganhar, mas vou ver antes de morrer, tenho a certeza. E na sexta-feira [hoje] lá vamos nós para Olhão, muitos são pais de família e trabalham, e mesmo assim, no final do dia vão fazer oito horas de viagem num carro só para ver o Braga jogar. É normal que muitas pessoas não compreendam o espírito. Só quem está dentro é que sabe. Uma claque é uma família. Eu tenho o símbolo do grupo tatuado na perna direita, por cima do tendão de Aquiles. Mas vou fazer o símbolo do Braga ainda antes do final do ano.

Acompanha os jogos todos do Braga?
Todos. Se falhar um, já é muito. Uma vez, em 2004 ou 2005, já não me lembro bem, eu e mais três amigos partimos à aventura, fomos para a Escócia. Não conhecíamos nada, e naquele tempo ainda era tudo mais difícil, não havia GPS, só mapas de papel. Não sabíamos sequer quanto custava a travessia do canal da Mancha. Chegámos lá falidos, tivemos de pedir dinheiro aos jogadores do Braga para voltar para Portugal [risos]. Mas claro, há jogos que marcam mais do que outros, especialmente os que ganhamos. Investimos todas as nossas economias pelo amor ao nosso Braga e já fizemos viagens que custaram 500 euros e outras mil. Já fomos à Suécia de carrinha, de autocarro à Itália, de carro à Holanda, e a muitos outros sítios.



Toda a notícia

Votar


Vamos hoje a votos. Sinceramente esta foi uma das piores e mais tristes campanhas a que assisti. Ataques insólitos e vergonhosos, mentiras descaradas, inventonas surpreendentes de quem deveria zelar pelo normal funcionamento do País, jornalistas sem o mínimo de vergonha na cara, incluindo directores de jornais, tudo isto junto impediu que se tenham discutido ideias e propostas para sairmos do buraco onde nos encontramos. A realidade é esta, ganhe quem ganhar, o nosso País vai continuar de certa forma à deriva, e não vai ser o próximo governo a resolver os problemas graves que nos assolam. O grande interesse de qualquer dos partidos da oposição, não é apresentar alternativas, é somente derrotar Sócrates e evitar a maioria absoluta do PS. Que pobreza. Se não chegarmos a consensos alargados sobre matérias fundamentais não iremos longe. Oxalá me engane.




P.S. - Nota mais para os Gatos Fedorentos, os únicos que, usando o humor como arma, puseram a nu as fragilidades e mentiras de alguns políticos.

sábado, setembro 26, 2009

Estrangeiros e Formação - 2 -


Quotas para jogadores na Premier League


Os clubes da Premier League Inglesa vão ter a partir da temporada de 2010/2011 uma quota obrigatória de jogadores formados nos clubes ingleses. Com esta medida os responsáveis do campeonato britânico pretendem aumentar o número de jogadores nacionais nas equipas da Premier League, reduzindo o número de jogadores estrangeiros, que actualmente significam cerca de 60% dos jogadores a jogar em Inglaterra. No entanto esta medida pode não ter o sucesso pretendido devido a algumas lacunas no que respeita ao critério utilizado para definir um jogador formado no país.


Assim, a partir da época 2010/2011 os clubes apenas podem inscrever 25 jogadores com mais de 21 anos, sendo obrigatório que pelo menos 8 dos 25 tenham sido formados em clubes Ingleses. São considerados jogadores formados no país, os atletas que tenham sido inscritos num clube Inglês no mínimo durante 3 anos entre os 16 e os 21 anos. Embora a regra permita apenas 25 jogadores em cada plantel, podem ser inscritos mais, desde que tenham menos de 21 anos.


Não concordo com algumas destas medidas que são muito discutíveis. No entanto estas posições reflectem uma coragem para abordar este assunto que não existe no nosso País, sempre a coberto da máxima jurídica "A União Europeia não autoriza". O futebol tem de mudar e tem de haver regulação se não o queremos descaracterizar ainda mais. Os economistas também não queriam regulação no mundo da economia e da finança. Vejam no que deu.

Toda a notícia em Futebol Finance.

Cassano


Conheci alguns que fizeram tanto ou mais que Cassano tendo uma impunidade permanente. Alguns tiveram e têm mesmo a cobertura de alguma comunicação social. Curioso é que um ou outro que por aí ainda anda, dizendo e fazendo baboseiras, continuam a ser ouvidos. Ai as histórias que eu/nós sabemos. Cassanos há alguns, com coragem para dizer isto que ele disse, só vi um, o próprio. Merece realce por isso.


Pep Guardiola


Meu caro Guardiola, é a tua opinião, nós por aqui, a maioria, achamos Messi um jogador fantástico que merece a Bola de Ouro, mas na generalidade fez/faz mais que Cristiano Ronaldo? Tenho dúvidas. Como jogador "total", Cristiano parece-me mais completo. Apesar de tudo, aqui em Portugal, há alguns cromos que gostariam que isso acontecesse e se votassem dariam o prémio ao argentino.

Apostas

De novo. Depois digam que são invenções e que os coitadinhos dos clubes ficam prejudicados sem o patrocínio das apostas. É a UEFA que o diz. Está no sangue de uma parte significativa das pessoas. Não vai a bem, vai a mal.

Os responsáveis da UEFA estão a investigar 40 casos de manipulação de resultados em jogos da Liga dos Campeões e da antiga Taça UEFA (Liga Europa). Os casos estarão relacionados a jogos de qualificação envolvendo clubes, «sobretudo, da Europa de Leste», realizados nos últimos quatro anos, disse o chefe dos serviços disciplinares do organismo, Peter Limacher, à Associated Press.

«Nos casos que temos investigado tem existido, realmente, manipulação dos resultados», referiu Limacher, acrescentando que «poderá levar algum tempo a chegar a uma punição», mas que, nos casos em questão, «isso poderá ser possível», até porque existe a colaboração da polícia.

Perante as queixas de que existiam comportamentos suspeitos, que faziam prever a existência de esquemas de apostas, os responsáveis da UEFA decidiram investigar. Segundo Peter Limacher, a maior parte dos clubes envolvidos tentavam ganhar algum dinheiro com as apostas, já que assumiam não ter hipóteses de seguir para a fase seguinte.

sexta-feira, setembro 25, 2009

Ciclismo


O jovem Nelson Oliveira, terminou em 2º lugar no Mundial de Contra-Relógio Sub/23. Foi uma excelente medalha de prata e o melhor resultado de sempre do nosso ciclismo. Esta modalidade, envolvida em diversos escândalos relacionados com o doping, ainda hoje mesmo foram divulgados problemas muito sérios com atletas juniores, precisava de uma notícia deste tipo.


Único representante nacional na especialidade, Nélson Oliveira suplantou o anterior registo de Sérgio Paulinho que em 2002 (Zolder, Bélgica) alcançou o terceiro lugar na mesma prova na primeira conquista portuguesa de uma medalha num campeonato do mundo de ciclismo.

Numa jornada de glória para o ciclismo português, o título de vice-campeão do mundo para Nélson Oliveira premeia um especialista na prova individual conforme atestam os cinco títulos nacionais alcançados em contra-relógio, os últimos dois na categoria sub-23.

"Estava a espera de ficar no "top-ten", era esse o meu objectivo. Após a primeira passagem pela meta, com o melhor tempo, acreditei que poderia ficar entre os primeiros. Sofri bastante mas consegui. Estou muito satisfeito e, sinceramente, confesso que não estava à espera de tão bom resultado. Vinha, como disse, com ambição de um bom lugar e acabei por conquistar uma medalha. Dedico-a a todos os portugueses", avaliou Nélson Oliveira, nascido em 1989.

Ver notícia completa

U2 em Coimbra


Os U2 actuarão em Coimbra em Outubro de 2010. Uma boa notícia para os fãs portugueses onde me incluo. Vou por isso contar uma história sobre essa banda irlandesa.

Em Novembro de 1995, Portugal ia jogar com a Rep.Irlanda, no Estádio da Luz, um jogo final de apuramento para o Campeonato da Europa de 96. Quem vencesse qualificava-se e a equipa que perdesse disputaria um play-off com a Holanda. Estádio cheio, com mais de 100.000 pessoas, dos quais mais de 20.000 eram irlandeses. Choveu intensamente, antes e durante o jogo. No sentido de integrar o fantástico público irlandês num espírito de festa, mandámos passar na instalação sonora do estádio um conjunto de canções dos U2 que alternavam com música portuguesa. Quando começou a tocar a primeira canção "Sunday Bloody Sunday", os irlandeses manifestaram-se de tal forma a acompanhar a música que todo o estádio sentiu que iria acontecer algo naquela noite. E aconteceu mesmo, mas para nós, tendo sido uma noite mágica da Selecção Nacional, com uma vitória por 3-0, e com um golo verdadeiramente fantástico de Rui Costa. Portugal, sob o comando técnico de António Oliveira, qualificou-se para o Euro 96, doze anos depois da última e única presença em 1984. Os irlandeses, por força da sua presença nesse jogo, foram considerados pela UEFA como os melhores adeptos europeus, mas infelizmente vieram também a perder com a Holanda, num jogo excepcional que tive a oportunidade e sorte de assistir em Liverpool. Por força das amizades que fizemos com os irlandeses, acabámos por fazer o estágio antes do Euro, na Rep. da Irlanda, em Dublin, antes de viajarmos para Inglaterra. Depois desses jogos, fiquei adepto da Rep.Irlanda para sempre. É a minha segunda selecção. É sempre com a maior curiosidade que sigo o seu percurso. Oxalá Trapattoni os consiga levar ao Mundial.

Faria de Castro


Faleceu ontem o presidente da AF Horta. Grande apoiante e adepto das Selecções Nacionais - veja-se a foto junto à sua secretária - era uma figura carismática do movimento associativo. Deixa saudades a quem o conheceu.

Asfixia democrática no...FC Barcelona


Andamos por aí todos a asfixiar democraticamente, com aquelas escutas surrealistas da Dra. Manuela Ferreira Leite, e pelos vistos o problema existe mesmo, mas está em Barcelona. Belém é um pouco longe de Nou Camp. É muito curiosa esta notícia da Marca.


Ver notícia completa

O Governo Inglês e a FA

Este é um artigo do Times online que me fizeram chegar ontem. Para ler e reflectir. Vivemos mesmo num doce País à beira-mar plantado.

Government threatens FA with £25 million cut in funding

Gerry Sutcliffe, the Sports Minister, has warned the FA that the Government will withdraw £25 million of funding unless they implement recommendations made four years ago.

The Lord Burns report, published in 2005, called for a streamlining of the FA and recommended the introduction of two non-executive directors to the board and wide-ranging reform of the largely white, ageing and male FA Council. The Government have now threatened to withdraw political support and cut annual funding over the FA's apparent lack of progress in implementing these suggestions.

Sutcliffe has also called on the FA to work more harmoniously with the Premier League and Football League and expressed his disappointment at their lack of development in crucial areas of the national game, such as women's football and the increased participation of ethnic minorities in all levels of the game.

"Funding is one lever we've got," Sutcliffe said. "It would be a last resort. But there has to be, and there already is, a recognition that the status quo is not good enough.

Ver notícia completa.

Europeu de Futsal

O sorteio da fase final do Campeonato da Europa de Futsal colocou a anfitriã Hungria frente à República Checa e ao Azerbaijão, enquanto a campeã Espanha terá pela frente Portugal e a Bielorrússia.

Espanha defende o título
Na cerimónia conduzida por Giorgio Marchetti, director de competições da UEFA, e que teve lugar no Centro de Convenções Kölcsey, em Debrecen, a nação da casa ficou a conhecer os seus rivais do Grupo A, enquanto a Espanha, que procura conquistar o terceiro título consecutivo, ficou colocada no Grupo D. A Itália, finalista vencida da última edição da prova em 2007 no Porto, defronta a Ucrânia e a Bélgica no Grupo B, enquanto a única equipa que conquistou o título para além de Espanha e dos "azzurri", a Rússia, terá como adversárias a Sérvia e a Eslovénia no Grupo C. A fase final passa nesta edição a abranger 12 equipas.

Pavilhões
Os Grupos A e C serão disputados na Papp László Sportaréna, em Budapeste, enquanto as partidas dos outros grupos terão lugar na Debrecen's Főnix Arena entre os dias 19 e 24 de Janeiro. As duas melhores equipas de cada grupo avançam para os quartos-de-final nos dias 25 e 26 de Janeiro nas duas cidades, e Debrecen recebe as meias-finais a 28 de Janeiro, e os jogos do apuramento do terceiro classificado e da final dois dias mais tarde.

Portugal ficou no mesmo grupo da Espanha e Bielorussia.


UEFA

quinta-feira, setembro 24, 2009

Itália/Portugal - Futebol Feminino


Portugal perdeu com a Itália por 2/0, no seu primeiro jogo de qualificação para o Mundial, terminando uma série fantástica de sete vitórias. Sei que perder nunca é bom, mas também lembro que ainda há pouco tempo, a este nível, levávamos 13. Vamos lá rectificar e ganhar o próximo jogo. Avisei há algumas semanas que a euforia, por vezes, é o(a) maior amigo(a) do insucesso. Colocar os pés no chão, tentar melhorar, unir o grupo e perceber que se estão a dar os primeiros passos num campo, o desporto feminino, onde, salvo honrosas excepções, o nosso País é frágil. O futebol, infelizmente, não é a regra que foge à excepção.

Máximas de Massimo


Já conheço o Massimo Busacca há algum tempo e pareceu-me sempre uma pessoa desinibida, muito simpática, mas equilibrada. No último jogo na Dinamarca, talvez pressionado por alguma coisa, ou por alguém que estava perto, não esteve tão à vontade e cometeu alguns lapsos que tiveram reflexos no resultado. No entanto, longe de mim pensar que seria possível ver este árbitro a ter o protagonismo que nos últimos dias o envolveram. Passou-se, ou, como agora diz, existe uma campanha contra si. Lá estranho é.

Quem mente mais?


O automobilismo continua em alta. Depois do futebol, nalgumas variantes e situações, e de várias "trampas", publicadas na Marca referentes a outras modalidades, e que ontem coloquei como entrada, o wrestling, perdão, o automobilismo, dá mais exemplos de desportivismo e classe. Ecclestone com as suas brilhantes opiniões sobre o nazismo e agora, Briatore, Piquet Jr, a Renault e sabe-se lá mais quem, apresentam uma imagem brilhante dessa modalidade ao mundo do desporto. Aprecio a Fórmula Um, mas dificilmente vou esquecer uma situação destas quando estiver a ver uma prova. É no que dá casos como este.

O Acordo do Desacordo

O Acordo do Desacordo

[Apesar de considerarmos (esta mania de escrevermos na 1ª pessoa do plural vai dar-nos água pela barba) que políticos deveriam apenas politicar, também nos parece que os chamados intelectuais acordaram tarde demais e aqueles que tão dire(c)tamente deveriam estar empenhados na defesa da Língua, os professores, parece que nem se preocuparam].


Na sequência da entrada que coloquei sobre o acordo ortográfico junto link de Voz do Seven, com post publicado em Maio de 2008, e que considero actual para a polémica (re)lançada por Miguel Sousa Tavares.





quarta-feira, setembro 23, 2009

Vigarices

Um artigo muito interessante em a Marca sobre as mais conhecidas "vigarices" no desporto internacional, e a propósito do caso de Nelsinho Piquet. Vale a pena ler

Gran diccionario español-portugués português-espanhol © 2001 Espasa-Calpe:

trampa

Iƒ
1armadilha, ƒ.
2(fig) engano, m.
3caer en la t. cair na armadilha, ser enganado,
hacer trampas enganar,
poner una t. pôr uma armadilha,
sin t. ni cartón (fam) claro(a)

Jessica Augusto


Recebi de Claude Moreira, de Londres, o seguinte e-mail:


Carlos,

Portuguesa vence a Meia Maratona de Newcastle Upon Tyne

A seguir à London Marathon, a GNR de Newcastle Upon Tyne é a mais importante corrida de massas do Reino Unido.

Este ano participaram neste evento 50.000 corredores, entres eles e elas muitos atletas profissionais de estatura mundial.

Estranho que a RTP Internacional não tenha ainda dado noticia da grande vitoria da Jessica Augusto ???

Caro Claude, os jornais em Portugal publicaram a notícia. Talvez sem o destaque que esta prova mereceria. Compatriotas sofrem.

http://www.greatrun.org/Events/Event.aspx?id=1





Romário na Política


Depois de uma carreira futebolística que o alçou à condição de craque internacional, o “baixinho” Romário tentará agora a carreira política. O ex-centroavante da seleção brasileira se filiará ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) nesta terça-feira (22), às 14h, em um hotel do centro do Rio de Janeiro. O PSB confirmou a filiação por meio de nota (confira abaixo).


“Está confirmada [a filiação do ex-craque]”, assegurou ao Congresso em Foco o secretário de Comunicação do Diretório Estadual do PSB, Léo Malina. Segundo o secretário, ainda não está definido a que tipo de cargo eletivo Romário pretende se candidatar nas eleições de outubro do próximo ano.


Ver notícia completa


Populismo? Qualidade de intervenção? É duvidosa esta participação, mas quem sabe se não estará na política como estava no futebol, na área e sempre a facturar.

CF "Os Belenenses"

Foto: Furia Azul
90 anos. Parabéns CF "Os Belenenses"


FC Porto/Sporting CP

Se não temos problemas na vida, compramos um. Dá mais cor à vida, vende mais jornais e ficamos todos mais felizes. Bem visto.

terça-feira, setembro 22, 2009

Figuras de Selecção

Artur Quaresma nasceu no Barreiro, a 27 de Junho de 1917, e foi internacional por cinco vezes, sempre ao serviço do CF "Os Belenenses". Foi homenageado pela FPF, em 2007, num dos últimos jogos de qualificação para o Euro 2008.

Acordo Ortográfico

Acordo Ortográfico é "acto colonial" com regras não recíprocas
Miguel Sousa Tavares

O Acordo Ortográfico é um acto colonial do Brasil sobre Portugal com regras que não são recíprocas, afirmou à Lusa o escritor e jornalista português Miguel Sousa Tavares, no Brasil para lançar seu "quase-romance" No Teu Deserto.

"O Brasil é o único país que recebeu a língua de fora e que impõe uma revisão da língua ao país matriz, como se os Estados Unidos impusessem um acordo ortográfico à Inglaterra", afirmou Sousa Tavares, criticando o facto de não ter havido uma consulta aos profissionais que trabalham com a língua, como os escritores, jornalistas e professores.

"Ninguém foi ouvido, o acordo foi imposto tanto no Brasil como em Portugal".

Aceito perfeitamente esta opinião de Miguel Sousa Tavares e aliás assinei uma petição, que não serviu para nada, contra o acordo ortográfico. Qual era o problema de termos diferenças na ortografia se as temos praticamente em tudo. Diferenças não são barreiras. Gosto muito do falar e escrever do povo brasileiro, mas não é o meu falar, nem o meu escrever. Vamos continuar a ser diferentes com este acordo, e ainda bem, porque é isso que nos pode distinguir do resto dos povos. A língua deve ligar-nos. A partir de agora, pelos vistos, está a dividir-nos. Os "inteligentes" que decidiram por nós, dum lado e outro do Atlântico, criaram aqui um problema. Pelo menos em Portugal, as várias gerações que estudaram o actual português, vão ter grandes dificuldades em adaptar-se a esta "nova" língua.




Toda a Notícia

E agora?


Perdeu-se a vergonha. Estamos no reino - república - do vale tudo. As pessoas de bem, que pagam tudo isto com os seus impostos, estão incomodadas com tanta rasteirice.

Actividades

Quando se fala de Selecção Nacional associam-se imediatamente essas palavras aquela que é a imagem mais forte, a Selecção Nacional "AA". No entanto existe um conjunto de outras selecções com actividades menos divulgadas:

Futsal
Selecção Nacional "AA"

Orlando Duarte - Seleccionador Nacional Futsal

Em preparação para a Fase Final do Europeu que se disputará na Hungria, Portugal defronta a Tailândia, hoje, pelas 20.30 horas, no Pavilhão Municipal da Guarda. Amanhã, contra o mesmo adversário, no mesmo local, pelas 16 horas, terá novo confronto.

Futebol Feminino

Selecção Nacional "AA"



Portugal defrontará a Itália, amanhã, em Rieti, Itália, pelas 15 horas locais, no primeiro jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2011.


Selecção Nacional Sub/19

Está a decorrer no Algarve, o Torneio de Apuramento para o Europeu Feminino da categoria. Na 5ª feira, Portugal jogará com a Suiça, em Albufeira, pelas 16 horas.

Selecção Nacional Sub/19 Masculino

Encontra-se em estágio em Lisboa, como preparação para o Torneio de Apuramento da categoria.

segunda-feira, setembro 21, 2009

Homossexuais


Hélio dos Anjos Anjos encerra polêmica: "Trabalharia com homossexuais"

por ESPN.com.br

A classificação do Goiás para as oitavas de final da Copa Sul-americana ficou em segundo plano depois de polêmicas declarações do técnico Hélio dos Anjos. O treinador se irritou com parte da imprensa goiana que relaciona a queda do rendimento do time com a chegada do atacante Fernandão.

"Primeiro ficam pedindo jogador experiente. Aí quando vem, começam a criticar. O Fernando sei lá o quê, que o grupo está com ciúme. Homem com ciúme de homem para mim é viadagem. Não trabalho com homossexual, não tem viado aqui no meu grupo", disparou o comandante esmeraldino após a vitória nos pênaltis sobre o Atlético-MG, na noite de quarta-feira.

Para evitar maiores problemas, Hélio veio a público nesta quinta e tentou esclarecer o caso. "Se existe esse negócio de ciúme e inveja no grupo, existe a frescuragem, a viadagem. Mas isso não quer dizer que o cara seja homossexual", argumentou, em entrevista à ESPN Brasil.

O treinador ainda reiterou que o relacionamento de Fernandão com o restante do grupo é bom. "O cara estava há um ano e meio jogando fora, em um futebol diferente. Daí ele chega e já começam a falar de ciúme, essas conversinhas. O Fernando é um cara simples, faz tudo que é pedido. Não tem tratamento diferenciado nem da diretoria nem da comissão técnica", assegurou.

Por fim, o comandante do Goiás garantiu que aceitaria comandar um jogador homossexual. "Um homossexual jogaria no meu time, com toda a certeza. A gente sabe que no futebol não tem tanto como falam. Mas, desde que seja profissional, eu escalaria sem problemas", concluiu.


Em Portugal, por enquanto, não há discussões deste tipo. Mas de facto é curiosa uma das últimas frases desta entrevista: "A gente sabe que no futebol não tem tanto como falam".


Brasil da Europa

CFR Cluj 2 - 1 FC Braşov


CFR Cluj

1. Claro, 4. Panin, 15. Alcantara, 20. Cadu, 2. Tony, 7. Dubarbier, 6. G. Mureşan, 77. Deac, 19. Culio, 9. L. Traore, 32. Nei

Rezerve: 44. Stăncioiu, 16. Flores, 66. Edimar, 31. Dani, 28. I.Boroştean, 23. Mara, 29. Didy

Antrenor: Antonio Conceicao


FC Brasov

1. D. Coman, 2. Rui Duarte, 4. Abrudan, 55. N. Diogo, 3. Ezequias, 20. I. Voicu, 10. Ilyes, 8. N. Grigore, 7. C. Munteanu, 9. Hadnagy, 11. Zaharia

Rezerve: 22. Mincă, 12. Cr. Ionescu, 15. Oros, 18. M. Cristescu, 6. A. Nene, 28. Al. Piţurcă, 21. Sburlea

Antrenor: Viorel Moldovan



Repare-se na quantidade de jogadores portugueses e de outros jogadores que passaram pelo futebol português, que estiveram presentes neste jogo do campeonato da Roménia. Sem esquecer o Toni, treinador do Cluj. Somos mesmo o Brasil da Europa.

http://www.gsp.ro/meciuri-live/cfr-cluj-vs-fc-brasov-162-1124.html

Vitória, Vitória


O Vitória de Setúbal, é o único clube da minha região de origem a disputar a Liga, pelo que naturalmente fiquei satisfeito com o resultado de ontem. O futebol tem destas coisas. Não foi preciso nem o Sacchi, nem o Cruyff, foi o Quim. Sabem quem é? Se calhar não.


Alberto Silveira


Faria hoje 63 anos o Dr. Alberto Silveira, antigo dirigente do SL Benfica, e da FPF, na qual ocupou o cargo de Vice-Presidente Desportivo. Faleceu há cerca de oito anos. Estivemos conjuntamente em diversos projectos, nomeadamente o site oficial da FPF, o Clube de Fãs, a Direcção Técnica Nacional, e em vários projectos de desenvolvimento para o Futebol Feminino, Futsal e Futebol Junior. Deixou saudades como Dirigente e como Homem.

Opinion makers


Para calar os que gostam do que vem de fora, mas não apoiam o que é nosso, e estou a falar, claro, de Cristiano Ronaldo, que em quatro dias demonstrou porque é o melhor, embora por aqui, no nosso País, uma parte dos chamados "opinion makers" do futebol, seja lá o que isso for, desejem que essa situação rapidamente termine com a desejada, para eles, eleição de Messi.

domingo, setembro 20, 2009

Belmiro critica Cavaco


Se tivesse que definir os artigos/crónicas que mais aprecio na imprensa, as opiniões de Ferreira Fernandes, no DN, estariam na primeira linha das minhas preferências.


Disse, ontem, Belmiro de Azevedo: "Que [o jornal] não se deixe assustar por opiniões um bocado desastradas de alguns governantes que querem mandar no Público sem pôr lá dinheiro nenhum." Sábias palavras. Pelas mais recentes notícias, Belmiro fala de governantes no sentido lato: cabe lá o Presidente da República. A que título um assessor presidencial (como foi divulgado pelo Público, há um mês, em duas capas não desmentidas), Fernando Lima de seu nome (como foi documentado pelo DN, ontem, e não desmentido), um assessor de Cavaco, pois, mandou o Público pesquisar, desastradamente e sem lá pôr dinheiro, alegadas escutas em Belém? Sendo o assunto um escândalo (PR escutado pelo PM), Cavaco deveria ter feito denúncia pública. Não ouvi. Estando a segurança nacional em risco, deveria ter alertado o Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informação. O presidente deste, o deputado Marques Júnior, negou qualquer contacto. Querendo discrição, o assessor podia ter contratado o detective Correia (há anúncios com a morada). Podia muita coisa mas não o fez: Lima preferiu mandar no Público. É natural Belmiro não ter gostado. Mas, que ele me perdoe, os gastos naquelas duas capas do Público que propiciaram a capa de ontem do DN revelam bem quem é Cavaco Silva. É despesa muito bem gasta.

Canoagem


Mais uma vitória, mais medalhas. A canoagem portuguesa continua em alta. Desta vez foi Beatriz Gomes, que se sagrou campeã do mundo de maratonas. Os comentários dos seus apoiantes num jornal desportivo online é que são lamentáveis. Elogiar sim, insultar outros, não.



Botafogo/Santos


Com a devida vénia e referência junto uma entrada do Blog Clubes Botafogo que ilustra a diferença de hoje para o passado desses dois grandes clubes brasileiros. Qual seria o valor actual desses jogadores?


Clássico dos Sonhos




Botafogo e Santos vão se enfrentar no domingo (hoje) e esses dois times ao longo da história tinham uma força gigantesca e era a base da Seleção Brasileira.

Dava inveja para os rivais com o time que tinha e era um orgulho dos torcedores. Esses dois times contribuíram bastante com craques para o futebol brasileiro.

Nos confrontos, a vantagem é do Santos, mas é bem pequena. São 35 vitórias para o Santos e 30 para o Botafogo e 25 empates. É um equilíbrio muito grande.

Na história do futebol mundial, esse é o clássico que teve vários craques reunidos. O grande duelo de alvinegros.

Vou montar uma seleção só com esses craques de Botafogo e Santos do passado.

Gilmar, Carlos Alberto, Mauro, Clodoaldo, Nilton Santos; Zito, Gérson, Didi e Zagallo; Pelé e Garrincha.

Que timaço, heim. É realmente de dá inveja. Era um clássico dos sonhos.

Tomara que o Botafogo faça uma boa partida e que traga um resultado positivo para sair do rebaixamento, por que pela história que o Botafogo tem, não merece passar por isso nunca na sua vida gloriosa.

Colónia



O Colónia de Petit e Maniche, ganhou pela primeira vez no campeonato alemão e logo fora de casa, em Estugarda. Estava a ficar apertada a vida dos nossos internacionais.

sábado, setembro 19, 2009

Rafael Nadal




Rafa Nadal, pese a que no puede jugar las semifinales de la Davis, es uno más de la 'Armada'


Nadal não pode jogar as meias-finais da Taça Davis pela Espanha. Mas está lá a apoiar os seus colegas. Chama-se a isto paixão pelo desporto e pelo País e espírito de grupo. Bonito de se ver.

Gigi Becali


Este senhor é deputado europeu e é conhecido por algumas atitudes inacreditáveis. Sobre o guarda-redes português Carlos foi-lhe dito, há uns anos atrás, que pagava a quem o levasse. Aliás tenho uma história que me foi contada por alguém com nome no futebol português, que o Sr. Becali é conhecido na Roménia pelo Sr. Quinhentinhos, ou seja a quem o cumprimenta, e lhe beija a mão, tira uma notinha de 500 do bolso e entrega-a ao beijador. Um nome grande do futebol português, terá dito em privado, e em jeito de brincadeira, que por aquele valor, até ele, lhe dava um beijinho na mão.


"Amanhã durante o treino vais ver o que é respeitar Becali"



Gigi Becali anunciou esta madrugada (ontem) o fim das funções do treinador, Cristiano Bergodi, no FC Steaua Bucarest. Tudo porque o último não deixou o primeiro entrar no balneário, durante o jogo com o Sheriff Tiraspol moldavo, que terminou com um empate a zero. Becali, o proprietário do clube, disse à imprensa local que só queria motivar os jogadores e acrescentou que o gesto tinha sido "demasiado humilhante". "Amanhã durante o treino vais ver o que é respeitar Becali", deixou no ar o tom de ameaça. O certo é que Bergodi foi posto na rua e Mihai Stoichita será o seu sucessor.





Doping


Eu, como a grande maioria dos portugueses que gostam de desporto, fiquei bastante agradado com a vitória de Nuno Ribeiro na Volta a Portugal. Agora, depois desta notícia, ficámos à beira de um ataque de nervos, desiludidos com uma modalidade que tem de voltar às origens, e se calhar às pistas. O que é estúpido, é que existindo um controlo anti-doping muito actuante, se continue a entrar por estes caminhos. Subir montanhas como quem vai ali e já volto, com vitaminas, boa alimentação e descanso, já não dá para enganar ninguém. É pena.

Batemos no fundo?

Depois disto e do que está relacionado com esta notícia e polémica, apetece perguntar, onde vamos parar? Seguramente não é a bom porto. De Belém, no passado, sairam as caravelas, hoje, pouco de bom de lá sai. Ah! Esquecia-me dos pastéis.

sexta-feira, setembro 18, 2009

Regulamento do Campeonato do Mundo


Para esclarecimento, junto art. 17 do Regulamento do Campeonato Mundo da FIFA que se refere ao apuramento das equipas:

Art. 17

6.In the league format, the ranking in each group is determined as follows:


a) greatest number of points obtained in all group matches;

b) goal difference in all group matches;

c) greatest number of goals scored in all group matches.


If two or more teams are equal on the basis of the above three criteria, their rankings will be determined as follows:


d) greatest number of points obtained in the group matches between the teams concerned;

e) goal difference resulting from the group matches between the teams concerned;

f) greater number of goals scored in all group matches between the teams concerned;

g) drawing of lots by the FIFA Organising Committee.





Jorge Jesus


Tenho apreciado a atitude e a qualidade do trabalho de Jorge Jesus. Sem procurar colocar-se em bicos de pés, está a construir uma equipa em todas as suas vertentes. Este é um exemplo de capacidade de liderança.


O Ruben é um menino


Assim que o jogo acabou, Ruben Amorim saiu em passo apressado rumo ao túnel, mas foi impedido de sair pelo técnico-adjunto, Minervino Pietra, que procurou acalmá-lo e o fez juntar-se aos companheiros na despedida aos adeptos. Mesmo visivelmente contrariado, o jogador acabou por seguir a indicação. Uma situação que Jorge Jesus comentou, sem lhe atribuir grande importância: «É verdade que o Ruben tentou sair directamente para a cabina, mas depois percebeu que a ideia do grupo é só uma e voltou ao campo para estar com os colegas. Quem jogou e está habituado a estas situações sabe que os jogadores às vezes têm reacções destas. O Ruben é um menino, nem sei o que se passou que lhe tenha desagadado, mas não é uma situação para estarmos aqui a valorizar», concluiu.


Precisamos de golos







Estiveram bem os nossos jogadores/goleadores na 1ª jornada da Champions e da Liga Europa. Liedson com três golos, Cristiano Ronaldo com dois golos e Nuno Gomes com um golo e várias assistências, um delas para golo, marcaram e parece terem dado a volta a uma "seca" de golos. Hungria e Malta vêm aí e vamos precisar de golos, muitos.