por Wagner Patti, blogueiro do ESPN.com.br
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
quinta-feira, abril 30, 2009
El Pibe, o Escritor e a Gamorra
por Wagner Patti, blogueiro do ESPN.com.br
quarta-feira, abril 29, 2009
Futebol Feminino
terça-feira, abril 28, 2009
Barreirense e outros tantos
O Barreirense, no futebol, é um dos clubes a nível nacional com mais presenças no Campeonato da I Divisão, possuindo vários títulos nacionais secundários e tendo até participado nas competições europeias. Ao longo da sua história cedeu imensos jogadores às selecções nacionais e possui uma tradição que em breve não passará de uma memória distante, da qual só os sócios mais velhos recordarão e que não terá correspondência com a actualidade. Será que as pessoas do Barreiro não encontram solução para evitar esta lenta agonia. O clube que foi de Raul Jorge, José Augusto, Adolfo, Bento, Chalana, Neno, Frederico, Carlos Manuel, entre tantos outros internacionais, está em queda livre. Não haverá na cidade quem o consiga evitar? Onde estão os herdeiros de Francisco Nunes Vasconcelos, José Júlio Macedo, António Maria da Costa, António Balseiro Fragata, Ezequiel Patrício, Albino Macedo e de outros barreirenses de grande valor? Daqui, da margem norte do rio, lanço um apelo: Unam-se e organizem-se como o fizeram tantas vezes no passado. A política não deve, nem pode, dividir os barreirenses.
segunda-feira, abril 27, 2009
Jurgen Klinsmann
Ainda Pepe (3)
Sexo e Futebol
No futebol, como no sexo, as pessoas suam ao mesmo tempo, avançam e recuam, quase sempre vão pelo meio, mas também caem para um lado ou para o outro, e às vezes há um deslocamento. Nos dois é importantíssimo ter jogo de cintura.
No sexo, como no futebol, muitas vezes acontece um cotovelaço no olho sem querer, ou um desentendimento que acaba em expulsão. Aí um vai para o chuveiro mais cedo.
Dizem que a única diferença entre uma festa de amasso e a cobrança de um escanteio é que na grande área não tem música, porque o agarramento é o mesmo, e no escanteio também tem gente que fica quase sem roupa.
Também dizem que uma das diferenças entre o futebol e o sexo é a diferença entre camiseta e camisinha. Mas a camisinha, como a camiseta, não distingue, ela tanto pode vestir um craque como um medíocre.
No sexo, como no futebol, você amacia no peito, bota no chão, cadencia, e tem que ter uma explicação pronta na saída para o caso de não dar certo.
No futebol, como no sexo, tem gente que se benze antes de entrar e sempre sai ofegante.
No sexo, como no futebol, tem o feijão com arroz, mas também tem o requintado, a firula e o lance de efeito. E, claro o lençol.
No sexo também tem gente que vai direto no calcanhar.E tanto no sexo quanto no futebol o som que mais se ouve é aquele “uuu”.
No fim sexo e futebol só são diferentes, mesmo, em duas coisas. No futebol não pode usar as mãos. E o sexo, graças a Deus, não é organizado pela CBF.
(Luis Fernando Verissimo - A Eterna Privação do Zagueiro Absoluto)
domingo, abril 26, 2009
Football - Técnica e Táctica
Nas próximas semanas vou revelando pequenos excertos do livro, dada a pertinência e o valor de alguns deles.
"Terminada a tarefa no vestiário, o nosso jogador, sobretudo em caso de vitória, entrega-se a todos os excessos, come e bebe demasiado, vai ao cabaret e deita-se alta madrugada. Domingo à noite, tira a desforra dos dias que precederam o encontro, durante os quais se privou de muita coisa...Ora, é um erro altamente prejudicial.
...Domingo à noite, uma única coisa deve ser aconselhada aos jogadores: que se deitem cedo e descansem."
Repare-se que se estava em 1935 quando isto foi escrito!
sábado, abril 25, 2009
Virgílio, o Leão de Génova
A Salgueiro Maia e aos Capitães de Abril
Não hei-de morrer sem saber
Eu não posso senão ser
sexta-feira, abril 24, 2009
Pepe (2)
Conforme se temia, Pepe foi castigado com 10 jogos pela Federação de Espanha. O castigo enquadra-se não só na resposta disciplinadora a uma atitude condenável, mas também, e muito, ao mediatismo que a envolveu. Todos os jogadores e muito especialmente aqueles que têm sobre si, quase em permanência, 14 câmaras de TV, têm de perceber que hoje nada escapa, seja um gesto inadequado, uma palavra desajustada, tudo se vê, da China à Gronelândia, da Camacha a Timor, é um só instante. Por isso o respeito aos adversários, aos árbitros e ao público, exigem uma cada vez maior contenção de todos os que vivem do e para o espectáculo. Como já tinha referido anteriormente, não vou crucificar Pepe, mas este exemplo deve servir para todos. Pede-se mais equílibrio, respeito acima de tudo pelo jogo. Estou certo que o nosso internacional deve estar a passar um período particularmente difícil e de grande arrependimento. Concluído o assunto, vamos dar espaço e abertura ao Homem.
O 1º de Deco o 20
Dia de estreia de Deco, contra o Brasil, nas Antas. Que número teria na sua camisola? Rui Costa era o 10 por direito e tradição. Deco desempenhava as mesmas funções na mesma zona do campo, mas só podia haver um 10. Lembrei-me, e bem pelos vistos, de 10+10=20. Assim jogou, assim marcou na estreia, assim ficou para sempre que é possível jogar com esse número. O Deco, o 20.
quinta-feira, abril 23, 2009
Outros sobre Mourinho
quarta-feira, abril 22, 2009
Pepe
Se vos contasse, se vos pudesse contar, o que vários jogadores me contaram ao longo destes anos, sobre as coisas que acontecem dentro do campo, no momento dos cantos, dos livres , teríamos matéria para um livro.
Tem que haver controlo, com ou sem provocações. Mas às vezes é difícil. Pepe não resistiu.
Se tivesse que escolher alguém que nunca iria reagir, Pepe estaria no topo. Como é fácil enganarmo-nos!
Pelo que conheço de Pepe esta atitude representa o contrário do seu comportamento habitual, razão pela qual não o vou crucificar. Foi um erro. Só.
terça-feira, abril 21, 2009
Grandes Jornalistas - Carlos Pinhão
segunda-feira, abril 20, 2009
Curiosidades
domingo, abril 19, 2009
Futebol e Cultura
sábado, abril 18, 2009
I França/Portugal
quinta-feira, abril 16, 2009
Arie Haan
Decorridas sete jornadas, a equipa albanesa ocupa a quinta posição no grupo 1, com seis pontos, em igualdade pontual com a selecção portuguesa, que tem menos dois jogos. Dinamarca e Hungria lideram o grupo, com 13 pontos, em cinco e seis jogos, respectivamente.
A Albânia, que perdeu recentemente na recepção à Hungria (1-0) e na deslocação à Dinamarca (3-0), recebe a selecção lusa a 6 de Junho, em Tirana.
Antes de chegar à selecção albanesa em Janeiro de 2008, quando substituiu o croata Otto Baric, o antigo internacional holandês e ex-jogador do Ajax de Amesterdão, comandou as selecções da China e Camarões e vários clubes com destaque para Anderlecht, Estugarda e Feyenoord."
quarta-feira, abril 15, 2009
Hillsborough
quinta-feira, abril 09, 2009
Bora, Bora pró Iraque
"...Guus Hiddink é, como Felipão e Carlos Alberto Parreira, um cigano do futebol. Já dirigiu times e seleções em diversos países e na própria Copa do Mundo. Mas não é o maior dos ciganos. O título pertence sem dúvida ao sérvio Bora Milutinovic, que acaba de acrescentar mais uma seleção nacional ao seu currículo: a do Iraque, para a disputa da Copa das Confederações este ano, na África do Sul. Seu verdadeiro nome é Velibor e fala (mal) uma infinidade de idiomas, talvez até o seu nativo sérvio. Já dirigiu as seleções do México (duas vezes), Costa Rica, Estados Unidos, Nigéria, China, Honduras e Jamaica. Uma particularidade interessante é que Bora, em Copas do Mundo, dirigiu Estados Unidos, Costa Rica e China contra o Brasil. Em matéria de clubes, é até impossível lembrar quantos ele já comandou e em quantos países diferentes. Bora tem um grande sonho em sua carreira: um dia, quer ser técnico da Seleção Brasileira.
Quem sabe, ainda consegue."
Cigano do futebol
ESPN.com.br
2004 - Academia Alcochete
Foto: Francisco Paraíso