terça-feira, agosto 31, 2010

Elena



Excelente fotografia de Elena Dementieva em acção em Montreal.

Blindagem

Foto: Francisco Paraíso


Não podemos evitar a actual situação que se vive no Departamento das Selecções Nacionais, quando por esta hora se iniciar a concentração da Selecção Nacional em Braga. São casos difíceis que naturalmente sujeitarão todos os trabalhos a uma atenção ainda mais minuciosa que a habitual. Independentemente das futuras conclusões e dos diversos posicionamentos, a Selecção Nacional jogará a 3 e 7 com o Chipre e a Noruega, jogos de qualificação para o Euro 2012. A história, é evidente que se faz de resultados, mas neste momento, e infelizmente, também se faz de casos. Por isso, a blindagem de toda a estrutura, deve constituir o passo e a decisão mais importante de forma a tentar evitar que os resultados venham a ser afectados pela actual situação. A curto prazo não vejo outro caminho, independentemente das razões ou da falta delas que a cada um assista.

Recuperação


Nem sempre tudo corre como nós queremos. Por vezes, quando menos esperamos, e desejamos, surge o imprevisto que nos impede de cumprir, não só as nossas obrigações, como até as nossas vontades supremas. Que tudo decorra dentro da normalidade e com uma recuperação rápida, é o que desejo ao Carlos Martinho, Enfermeiro da Selecção Nacional.

segunda-feira, agosto 30, 2010

A não formação

A propósito da despedida de Simão da Selecção Nacional, "reparei" que este tinha jogado por 73 vezes nas selecções jovens. Lendo, durante meses e meses a fio, vários observadores e comentadores dizerem que em Portugal se deixou de fazer formação nas selecções nacionais desde o início dos anos noventa, Simão, deve ter jogado, durante esse período, na não formação da FPF. Só pode ser.

Guardiola

«Este é o desfecho que queria o filósofo Guardiola. Cada vez que eu entrava na mesma sala ele ia-se embora. Não sei se tinha medo de mim» disse Ibrahimovic a propósito da sua transferência para o AC Milan. Filósofo? Se Guardiola é filósofo, o futebol precisa muito de outros como ele. Do sueco, que é um excelente jogador, já tenho muitas dúvidas que consiga dar o passo para ficar no registo dos jogadores extraordinários. Condições técnicas e físicas, claro que as tem, comportamentos exteriores ao jogo, duvido muito. E é pena.

Despedimento

O treinador do Bolonha foi despedido ainda antes de começar o respectivo campeonato. Não é caso virgem, mas começa a ser preocupante a forma desumana e humilhante como estes despedimentos acontecem. Devia de haver regras para períodos mínimos obrigatórios. Depois disto quem quererá contratar Franco Colomba? O que pensarão os outros presidentes de clubes sobre um treinador a quem isto acontece. Que selva em que vivemos.

Il Bologna esonera Colomba
Mercoledì forse Malesani

domingo, agosto 29, 2010

Besta a bestial

É a história de todos os dias do futebol. Para os treinadores e às vezes para os jogadores. Como neste caso. Felizmente para o clube e para o jogador, este, com um gesto técnico correcto, num momento em que a equipa se desequilibrou, teve a concentração e a frieza para superar traumas recentes, resolvendo algo que poderia ser um problema. Os adeptos e o seu treinador, correctamente, dedicaram-lhe as palavras que justamente mereceu. É assim o futebol.

PARÓ UN PENALTI SALIENDO DESDE EL BANQUILLO

Roberto pasa de villano a héroe

El Benfica logró su primer triunfo en Liga ante el Vitoria de Setúbal (3-0) gracias a la actuación de Roberto. El meta español, que salió desde el banquillo, se reivindicó de las críticas recibidas parando un penalti.

A Marca

Inter


A propósito da entrada de ontem sobre a supertaça europeia, veja-se a capa da Gazzetta dello Sport sobre o mesmo assunto e a foto com a expressão de desilusão de Zanetti. Este Inter, sem Mourinho, parece que não vai ser o mesmo.

Será mesmo?

"A chegada tardia dos mundialistas está a custar caro à equipa", disse Jorge Jesus a propósito da actual situação da equipa do Benfica. Sem obviamente querer contestar o que quer que seja, relembro que o Benfica teve, salvo erro, sete jogadores no mundial, Fábio Coentrão, Ruben Amorim, Maxi Pereira, Cardozo e Luisão, mais Ramires e Di Maria, que já não contam para este filme. O Barcelona que venceu a Supertaça de Espanha, teve quase todos os jogadores no mundial, o Real Madrid, Bayern e Chelsea o mesmo, o FC Porto teve também bastante jogadores em actividade na África do Sul, e tantos outros clubes viveram a mesma situação. Com a agravante de alguns desses jogadores já terem tido um jogo de preparação das suas selecções em 11 deste mês, o que não aconteceu aos jogadores portugueses. Por isso parece-me uma explicação compreensível para o ponto de vista dos técnicos do Benfica, mas que não tem grande fundamento do ponto de vista objectivo. Aliás o jogador em melhor forma na equipa é Fábio Coentrão, o que de certa forma vem contrariar essas palavras. Talvez esta vitória de ontem sobre o débil Vitória FC ajude a estabilizar o discurso...

sábado, agosto 28, 2010

Special one



Podem dizer que não, que o homem não é especial. Que é igual aos outros. Igual sim, enquanto ser humano, com defeitos e virtudes, mas como treinador, Mourinho, é de facto melhor e diferente. Pode não gostar-se do estilo, das palavras, das atitudes, mas isso pouco conta. O que é importante são os resultados enquanto técnico. Este é mais um exemplo de como em pouco tempo, uma equipa forte, se transformou num grupo algo desconexo e arrastado, sem brilho.

Obrigado














Simão

Foto: Francisco Paraíso


Campeão Europeu Sub/16

Simão terminou a sua carreira ao serviço da Selecção Nacional. Com 158 internacionalizações, 85 das quais na "AA", é um dos jogadores mais internacionais de sempre. Estive na sua estreia com Israel e estive também em muitos dos seus jogos enquanto jogador das selecções jovens. Mantive sempre com Simão uma relação de amizade e respeito e dele sentirei saudades enquanto jogador e homem de grupo e unidade. Nem sempre foi feliz na Selecção Nacional, por falta de uma titularidade com alguma normalidade, e isso, estou certo, tê-lo-á marcado bastante. A presença no Euro 2004 e no Mundial 2006, terão sido os seus grandes momentos na selecção, como referiu na sua carta de despedida, mas em muitos outros terá deixado o perfume e a qualidade do seu futebol. Finalmente não vejo razões para especulações que já surgem sobre os motivos deste abandono. As palavras do atleta são suficientes. Muitas felicidades pessoais e profissionais é o que lhe desejo.




sexta-feira, agosto 27, 2010

Luta nos ares



Duelo aéreo em Sevilha. No ar, como se fossem dois aviões, ou dois pássaros, em luta, Kanouté e Rodriguez, em busca da bola.

Sporting CP



Poucos acreditariam que fosse possível, dado o resultado da 1ª mão, que o Sporting desse a volta à eliminatória. Num jogo em que a sorte, nalguns momentos, também esteve pelo seu lado, acabou por ser uma merecida vitória, pela forma como os jogadores e técnicos acreditaram. E ainda bem. Para o clube e para o futebol português. Com quatro clubes nas duas provas europeias, com condições para vencer jogos, talvez possamos subir um pouco mais no ranking da UEFA.

Nelo Vingada




O FC Seul, treinado por Nelo Vingada, venceu a Taça da Coreia. Nelo, homem de princípios, tem mantido uma actividade constante como treinador de futebol, quase sempre pelo exterior. A distância não o tem atemorizado. Arábia Saudita, Irão, Jordânia, Egipto, entre outros, e agora Coreia do Sul, quase sempre com títulos na mão, mostra qualidade e força psicológica. É um emigrante especial, sem receios do futuro, porque acredita nas suas qualidades, como técnico e como ser humano. O futebol português dá-se ao luxo de permitir que técnicos como Nelo Vingada, tenham de sair do país para trabalhar, não lhes oferecendo possibilidades de internamente se aproveitarem as suas qualidades. Continuação de títulos e saúde é o que lhe desejo.

quinta-feira, agosto 26, 2010

Histórias da Bola - 5 -

Tinha acabado de chegar à Selecção Nacional, para um jogo com a Áustria, no Estádio das Antas, como preparação para o oficial com a Finlândia, a contar para o Europeu 92. Na véspera, acompanhei Carlos Queiroz para assistir ao jogo dos sub/21, que teve lugar no Bessa, contra o mesmo adversário. Era um mundo novo que estava ali à frente, sobretudo para quem tinha estado sete anos com as selecções jovens. Pensava eu que tudo estava bem organizado, já a um nível superior. Durante o jogo, um jogador português, penso que Abel Silva, lesionou-se, e quando foi preciso retirá-lo do campo verificou-se que não havia macas para transportar o atleta. Os massagistas não hesitaram e tiraram o desolado do Abel deitado em cima de um banco de madeira, daqueles que era frequente ver nos campos de futebol e onde habitualmente se sentavam os bombeiros. Se fosse hoje, com o poder dos media, seria assunto patético para discutir durante semanas. Esta foi a minha primeira experiência surrealista no futebol profissional. Que situação mais constrangedora.

Lesões


João Pereira, Pepe, Duda, Ukra, Hugo Almeida, são jogadores que de uma forma mais ou menos grave se encontram lesionados e talvez alguns incapacitados, para participarem nos duplos compromissos dos "AA" e dos "Sub/21". Quando se começam a aproximar as datas dos jogos existe sempre uma sensação de intranquilidade face a possíveis lesões nos jogos dos clubes. Veremos o que vai acontecendo nos próximos jogos.

Bons resultados


Começou bem este pequeno ciclo de jogos das selecções nacionais. A Selecção Nacional Feminina terminou a qualificação para o mundial 2011, com uma vitória na Arménia por 3/0. Foi uma qualificação, talvez a melhor, ou uma das melhores de sempre, que permitiram uma classificação acima do que é habitual acontecer. Hoje existe um grupo de jovens jogadoras que permitem acalentar algumas esperanças num futuro melhor. E esse é um trabalho que foi desenvolvido e bem por Mónica Jorge.

Por sua vez a Selecção "Sub/17" venceu o primeiro jogo do Torneio de Inglaterra, contra a Austrália por 4/3, criando assim hipóteses de poderem, de novo, vencer este torneio.

quarta-feira, agosto 25, 2010

Arranques

Curiosas as expressões e os interesses que cada órgão de comunicação social impõe aos seus títulos. "O Jogo" de ontem, a propósito do FC Porto disse textualmente: "O melhor arranque do século XXI". Há dias atrás dizia-se que o SL Benfica está a ter o pior arranque desde 1958. Por sua vez, quando o Sporting perdeu em Paços Ferreira, diziam os comentaristas que esse clube já não perdia na primeira jornada desde há alguns anos, salvo erro desde 1994. Estatísticas, que a nada conduzem, mas que servem de auto-estima para quem está bem e pressão para quem está mal. Mas nada mais que isso. Não se perdem nem ganham campeonatos ao fim de duas jornadas. No entanto e acreditando que nada disto, por enquanto, faz algum sentido que seja definitivo, pode mesmo assim dar algum sinal às coisas. Roberto e Jorge Jesus que o digam.

Actividades

Vão (re)começar as actividades das selecções nacionais de uma forma mais regular. Hoje, pelas 15.00 horas, a Selecção Nacional Sub/17, inicia a sua participação no Torneio de Inglaterra, num jogo com a Austrália. Dia 27 jogará com a Turquia e dia 29 terminará com a Inglaterra. Esta é a novel equipa sub/17, que em Julho venceu o Torneio da CPLP, e que em breve irá disputar o mini-torneio de qualificação para o campeonato da Europa. O treinador principal é Emílio Peixe.

Com p(P)aciência



Não há qualquer dúvida sobre esta fantástica vitória do SC Braga. Uma prova de vitalidade do clube, da classe de alguns jogadores - salientar a revelação Sílvio - e sobretudo da capacidade do seu técnico. O SC Braga mereceu a vitória e a qualificação perante uma equipa, ou melhor, um grupo de excelentes jogadores que nunca se encontraram. Agora é preciso um pouco de sorte no sorteio, e talvez alguns novos jogadores com experiência internacional. Como nota final, saliente-se que surge aqui uma pequena ajuda para Teixeira dos Santos...


terça-feira, agosto 24, 2010

História


Foto tirada por Nuno Ferrari, fotógrafo oficial da FPF, no Mundial 66, onde se vê Eusébio no chão, o médico Dr. Silva Rocha e o massagista Manuel Marques. A curiosidade da presença do polícia inglês. Outros tempos.

Acontecimentos estranhos



Acontecimentos estranhos para o futebol e para alguns dos seus principais intérpretes, os jogadores. Boateng, foi atropelado por uma carrinho de bebidas dentro do avião, quando regressava de um jogo da selecção alemã e rasgou os ligamentos do joelho, tendo uma paragem prevista de cerca de um mês! Mais a sul, no Chile, um antigo internacional chileno de nome, Franklin Lobos López, ex-colega de Zamorano, de quem este era suplente, está preso numa mina, onde trabalha, com mais 33 companheiros de profissão. Segundo disse Zamorano, há muitos ex-profissionais de futebol a trabalharem nas minas, dado que alguns clubes são propriedades das companhias mineiras que os empregam após deixarem de jogar. Este impressionante desastre do Chile teve pelo menos a felicidade de os mineiros se encontrarem vivos a aguardarem serem resgatados.

Quim


Não quero obviamente ser mais um a bater no guarda-redes espanhol do Benfica. Já há por aí muita gente a malhar, forte e feio em Roberto, por todos os erros desportivos que vem cometendo. Quero no entanto escrever sobre quem Roberto veio substituir. Falar de Quim e do seu percurso como homem e atleta que até ao momento tem sido exemplar. Ao longo de toda a sua carreira foi alvo, aqui e ali, talvez mais por força da sua forma de jogar, pouco ortodoxa, e da sua maneira de estar fora do campo, muito modesta, tranquila e humilde, de atitudes de alguns treinadores que o foram penalizando de uma forma sistemática, muitas vezes, pareceu-me, sem grande razão, pelo menos aparente. Conheci-o ainda jogava nos sub/16, talvez há cerca de 20 anos. Já nessa altura havia hesitações sobre as suas capacidades que aliás foram acompanhando todo o seu percurso. Lutador, foi sempre trabalhando com honestidade e aos poucos conquistando o seu espaço. Campeão da Europa Sub/18, 3º lugar no Mundial Sub/20, e mais tarde a Selecção Nacional "AA", onde conseguiu chegar a titular. Esteve presente nos Euros 2000 e 2004, falhando o 2008 por uma aborrecida lesão que surgiu na véspera do primeiro jogo, tendo sido também convocado para o Mundial 2006. No Benfica a sua carreira foi pontualmente marcada por decisões contraditórias que em vários momentos o marcaram. Lembro-me do episódio Moretto e ainda da titularidade perdida para um guarda-resdes francês que veio do Alverca... Mesmo assim, nunca desistiu, e nos grandes momentos das vitórias, em 2005 e 2010, lá estava no seu lugar, como titular. Este ano o clube decidiu dispensá-lo, estando no seu legítimo e óbvio direito de o fazer, mas se Quim lá se mantivesse, no próximo domingo, seria provavelmente de novo o dono da baliza. Infelizmente uma lesão grave no SC Braga impossibilita-o de poder fazer uma época como por certo pretenderia. Estou convicto que ainda irá voltar ao mais alto nível. Merece-o.


segunda-feira, agosto 23, 2010

De novo?


Parece, mas não deve ter sido. Deverá ser uma ilusão proporcionada pela foto, mas que Thierry já não se livra dessas comparações é evidente para toda a gente que não esquece o jogo com a Rep. da Irlanda que acabou por dar a qualificação à França. Aliás mais valia não se terem qualificado. Diz-se até que Deus escreve direito por linhas tortas. Será mesmo?

Aviões

Quique Flores disse que os jogadores do Inter "São aviões muito potentes". Às vezes, os técnicos, com a necessidade de tudo quererem explicar, metem os pés pelas mãos. Imagine-se hoje o possível seguinte comentário no balneário do Atlético Madrid, após estas palavras de Quique: "Mister, se eles são aviões potentes nós seremos o quê? Umas avionetas?". Imagino Simão e Tiago a rirem-se.

Canoagem



Já não é a primeira vez que escrevo aqui sobre a canoagem e sobre os extraordinários êxitos dos nossos atletas. Desta vez Portugal através de Fernando Pimente e João Ribeiro, alcançou o 2º lugar no campeonato do mundo, em 500 metros (K2). Mesmo sem mais medalhas, atingiram-se outros lugares muito assinaláveis o que demonstra que um trabalho de fundo e organizado de uma federação, provavelmente sem grandes meios, pode levar a resultados bastante positivos. Parabéns aos atletas, técnicos e federação.


domingo, agosto 22, 2010

História - 7 -

Foto de um Portugal/França, disputado no Bonfim, entre equipas de Sub/16, na qual se reconhecem, Paulo Futre, o segundo a contar da esquerda, em baixo, e Morato, o capitão de equipa. O resultado foi de 1/0 favorável a Portugal.

A solitária


Será necesário ter uma força mental muito grande para tentar dar a volta ao mundo em regime de viagem solitária. Com catorze anos mais surpreende. A jovem Laura Dekker tem esse sonho, perigoso, mas realizável. O que mais chama a atenção neste caso é de facto a idade da jovem, pelo que esta viagem de Laura está rodeada de casos jurídicos e policiais. Que tenha sorte e regresse a casa sem problemas de maior.

Presidente a sério



Face às declarações de João Jardim sobre a sua equipa, o CS Marítimo, e mais concretamente sobre a eliminatória europeia com o Bate Barisov, aguardam-se ansiosamente as palavras de José Sócrates sobre o seu Benfica. Jorge Jesus sobretudo. Segundo a TVI o orçamento do Benfica é de 40 milhões e o do Nacional de cerca de 10% desse valor!

sábado, agosto 21, 2010

Meninas do Irão

Jornadas Olímpicas da Juventude
Irão/Turquia


"Justamente por este motivo, a seleção iraniana quase foi excluída da competição meses antes pela FIFA. O país não permite que as mulheres sejam vistas sem o hijab e a entidade organizadora do torneio também não admite que as atletas entrem em campo com qualquer artigo de conotação religiosa. Depois de ambos os lados cederem, chegou-se ao acordo de que as meninas usariam calções mais compridos, mangas longas e uma espécie de 'touca' cobrindo os cabelos. E assim foi feito. Em jogos realizados a temperaturas altíssimas no verão de Cingapura, as meninas nem sequer reclamam do desconforto causado pelo curioso uniforme, pelo contrário, o vestem com uma naturalidade nata e mostram ao mundo um futebol de alegria e libertação."




Parte de um texto de Maria Fernanda Cavalcanti, que aconselho a ler na sua totalidade dada a sua força e beleza.


Os Deuses do Olimpo devem estar loucos



Não estamos a falar de futebol, nem da América Latina, mas sim do basquetebol e da Europa. No jogo amigável Grécia/Sérvia assistimos às mais improváveis cenas de pancadaria entre jogadores jamais vistas. Agressões de toda a ordem, até com cadeiras, prisões, houve de tudo. O basquetebol um desporto normalmente avesso a este tipo de cenas futebolizou-se, ou melhor, sul-americanizou-se. Vergonha.

O caos

"O caos é uma ordem por decifrar"
José Saramago

Vi esta frase a propósito de um excelente programa, ontem na SIC Notícias, sobre doentes mentais. Por vezes parece que o nosso país, e não só o nosso futebol, vive num constante caos, que é uma ordem que não conseguimos decifrar. Existe, interessa a alguns, vamos lendo, ouvindo, e já achamos normal. E isso é de facto preocupante, porque vamos perdendo a cultura dos princípios, da boa-educação, do civismo. As notícias antecipadas saem de estruturas que deveriam funcionar hermeticamente, e nós achamos normal. Os políticos, e não só, utilizam verdadeiras centrais de informação e contra-informação, como se fossem actos normais e democráticos, e de facto não o são. O segredo de justiça, princípio que deveria reinar como intocável nas nossas vidas, é constantemente espezinhado, e todos nós numa atitude de autênticos "voyeurs", vamos sofregamente comentando, como se não fosse um crime. E é. Venha de onde vier, dirigida a quem for. E neste caos em que vivemos, não nos interessa mexer, nem decifrar. Até que um dia nos toca a nós.

sexta-feira, agosto 20, 2010

Até em Inglaterra



Até na fria e cinzenta Inglaterra o calor não desarma. Não deve ser como por aqui, mas pelos vistos Sol Campbell e Ameobi, divertem-se com o pequeno duche.

UEFA


Para quem esperava uma melhoria do lugar de Portugal no ranking da UEFA, partindo do princípio de bons resultados dos nossos clubes nesta jornada europeia, deve ter ficado desiludido com os resultados francamente negativos do Sporting e do Marítimo. Se em relação ao clube da Madeira tinha sérias dúvidas que conseguisse fazer um bom resultado com o Bate Borisov, dada a experiência que este clube ganhou na UEFA nestes últimos anos, já em relação ao Sporting, esperava que o mau jogo em casa na última eliminatória, fosse só consequência de alguma displicência dos jogadores face a um clube muito mais fraco, o que por vezes acontece. No entanto a realidade mostrou-se muito mais negra e uma derrota em casa por estes números não deixa grande margem de manobra para a 2ª mão. De facto não me parece fácil ultrapassar estes dois resultados, embora não seja impossível que isso possa vir a acontecer. Vamos acreditar. Quanto ao FC Porto, este não deixou créditos por mãos alheias e praticamente resolveu a eliminatória. Sem espinhas. Quanto ao ranking em vez de alcançarmos o sexto lugar, oxalá não tenhamos de olhar para baixo, para quem nos segue.

Sevilha



Vendo o artigo de a Marca de ontem percebe-se que o SC Braga vai ter de se organizar e preparar muito bem para o jogo da 2ª mão, em Sevilha, na próxima semana. Mas que neste momento está em superioridade é um facto. E vantagem é vantagem.



El Sevilla ha remontado en las tres anteriores ocasiones en las que perdió 1-0 en la ida en una eliminatoria europea, tal y como le ocurrió ayer en el primer encuentro de la previa de la Liga de Campeones que el enfrentó al Braga en Portugal.
En dichas tres oportunidades citadas los nervionenses vencieron por 2-0, en sendos enfrentamientos en los cuales se midió, respectivamente, al Panathinaikos (temporada 04/05), el Lille (05/06) y el CA Osasuna (06/07).
El único 'pero' que cabría poner a esta estadística tan favorable a los blanquirrojos es que las tres oportunidades reseñadas tuvieron lugar en la extinta Copa de la UEFA y no en el máximo torneo del fútbol europeo, como sucede en esta ocasión.




quinta-feira, agosto 19, 2010

Formação



Na minha leiga opinião, além de bastantes confirmações e algumas desilusões, houve durante o Mundial 2010 quatro grandes revelações, a saber, Mueller, Ozil, Khedira e Fábio Coentrão. Destes quatro jogadores, Mourinho não hesitou em sugerir a contratação de Ozil e Khedira, integrantes ainda recentes - em 2009 - da selecção "sub/21" da Alemanha, tal qual Mueller. Não tenho dúvidas que vale a pena investir a sério na formação como futura fonte de receita para os clubes formadores. A Alemanha tem três jovens jogadores com ainda muito futuro pela frente, os clubes dos dois transferidos fizeram um bom negócio, o futebol europeu e mundial ganhou com estes novos profissionais de qualidade, e, por último, o Real Madrid ganhou com as duas contratações. Todos ganharam, ninguém ficou prejudicado. Valeu ou não a pena investir?

O futebol no automobilismo

"A verdade é que o carro não funciona em harmonia nem com os pneus, nem com os pilotos", disse Michael Schumacher, a propósito do Mercedes que conduz na fórmula um. Esta declaração faz-me lembrar as eternas frases de alguns treinadores de futebol quando as suas equipas perdem os jogos e encontram sempre desculpas para a derrota, não assumindo nunca a sua quota-parte no insucesso. Não seria melhor explicar qual a razão do seu regresso depois de uma fantástica carreira, sabendo-se que o peso dos anos deixam marcas?

Orçamentos



Não sei em detalhe o valor dos orçamentos do SC Braga e do Sevilha, mas pela constituição das equipas pode-se verificar que pelos nomes em confronto se está a falar de algo completamente diferente. No entanto não são os nomes que ganham jogos como ontem se viu e simplesmente quem corre mais e quem mais quer ganhar. O SC Braga irá passar por momentos bastante difíceis em Sevilha, mas para já leva vantagem que poderá ser suficiente. E se marcar um golo pode até provocar uma enorme surpresa. Mesmo assim, o público de Braga, embora participe mais do que há bem pouco tempo, não se entrega completamente ao seu clube. Este jogo, estes jogadores, mereceriam estádio cheio.

quarta-feira, agosto 18, 2010

Histórias da Bola - 4 -

Ali Karimi e Figo
Foto: Francisco Paraíso

A propósito da situação que o excelente jogador iraniano Ali Karimi está a viver no no seu país, não resisto em contar uma história recambolesca passada com a selecção nacional em 2006, que não foi do domínio público. A selecção ia jogar em Frankfurt com o Irão, o seu segundo jogo da fase de grupos. Desde há meses que a FIFA nos tinha indicado o nosso hotel nessa cidade e já estava tudo organizado ao pormenor. Salas de reuniões, de refeições, de lazer, quartos, acessos controlados aos locais privados, enfim, um rol imenso de requisitos aprovados com a segurança da FIFA, com a nossa polícia e com a organização local. Dias antes da nossa chegada, recebo uma chamada preocupante do departamento de alojamentos da FIFA, informando-me que no mesmo local se iria instalar o Vice-Presidente do Irão, com um número impressionante de acompanhantes, sobretudo de seguranças, que naturalmente iriam condicionar todas as nossas movimentações dentro do hotel. Informei a FIFA do seguinte, ou nós, ou o Vice-Presidente do Irão e o seu séquito. Tremenda confusão que envolveu o embaixador desse país, quadros superiores da instituição mundial do futebol, toda a espécie de diplomatas e directores do hotel. Sempre com a ameaça em cima da mesa e não havendo solução à vista, dissemos que não aceitaríamos qualquer tipo de restrições nas nossas áreas, nomeadamente de controlo de metais, cães, etc., etc. Finalmente, e já em Frankfurt, preparados para a confusão que se iria gerar com os políticos e os seguranças, houve o bom senso das autoridades iranianas em trocarem de hotel à última hora, evitando um enorme problema, para eles, para nós...e para a FIFA. Aí tiveram uma atitude correcta que muitas vezes não têm perante outros casos, como este de Ali Karimi.


Mão dura


A Federação Francesa de Futebol aplicou pesadas penas a alguns dos jogadores que fizeram a greve durante o Mundial 2010. Anelka, com 18 jogos de castigo foi o mais penalizado. Laurent Blanc, com a qualificação para o Euro 2012 à porta, e depois da derrota no jogo de preparação na Noruega, já deve estar arrependido de ter assumido a difícil tarefa que tem pela frente. Pelo menos deve encontrar-se bastante preocupado com esta decisão, que irá trazer consequências desportivas e de outra ordem.

Actividades

Mesmo em momento de dificuldades na FPF, as actividades das selecções nacionais não param. Depois da excelente vitória da selecção de "Sub/21", na Lituânia, anteontem, a nóvel equipa "Sub/19" feminina, perdeu com o País de Gales e terá novo jogo hoje, em Rio Maior, com o mesmo adversário. Dentro de pouco mais de duas semanas concentra-se a selecção "AA" para a dupla jornada com Chipre e a Noruega e os "Sub/21" para os jogos com a Inglaterra e Macedónia. A Selecção Feminina jogará com a Arménia no seu último jogo de qualificação e os "Sub/17" participarão no Torneio de Inglaterra. Uma mão cheia de actividades de início de época, algumas delas decisivas.

terça-feira, agosto 17, 2010

Palavras - 2 -

Já que estou hoje numa de palavras gostei das frases de Pacheco, comentador Sportv, acerca do Olhanense/Vitória de Guimarães.
"O Olhanense teve uma exibição colorida e um resultado cinzento. O Vitória teve uma exibição cinzenta e um resultado colorido"
Tão poucas palavras resumiram exactamente o que se passou em campo. Não era necessário dizer mais nada. Estava tudo dito.

CF "Os Belenenses"

O resultado que "Os Belenenses" conseguiram é deveras surpreendente e foi de longe a maior surpresa dos jogos das duas competições profissionais, neste caso na Taça da Liga. Perder por 5/1 com o Freamunde, parece-me algo de extraordinário e esquisito para um clube com as maiores tradições e que saiu da Liga principal há apenas três meses. Algo de estranho se passa e os números reflectem uma instabilidade que se não for atacada em regime de urgência levará o clube para níveis de competição mais baixos daquela que irá disputar este ano. Este resultado da Taça da Liga foi um aviso sério. Os meus amigos de "Os Belenenses" que frequentam este blog devem estar verdadeiramente amargurados.

Palavras



Quando se está a observar um qualquer jogo em regime de completa imparcialidade, ou seja sem sentimento clubístico, verifica-se que a nossa opinião está longe de coincidir com as análises que "à posteriori" os treinadores, adeptos, ou membros dos clubes, fazem sobre as suas próprias equipas. Isto a propósito do Benfica/Académica de domingo. Após o jogo ouvi coisas espantosas como "massacrámos" ou outras palavras do tipo. O jogo que vi, foi o de uma equipa mais poderosa, o Benfica, contra outra com argumentos mais modestos, mas muito bem organizada. O poder, contra o trabalho, digamos sem grandes rodeios. O Benfica mostrou um ritmo competitivo já bastante elevado mas sem conseguir traduzir em golos essa ascendência. Por outro lado, a Académica, bem orientada, inteligente na forma de jogar, só não conseguiu o segundo golo mais cedo por mero acaso. No fundo, o Benfica podia ter ganho, podia de facto, mas perdeu. O melhor do jogo foi o segundo golo da Académica e o entusiasmo do público benfiquista.

segunda-feira, agosto 16, 2010

O futuro



Fala-se demais e faz-se de menos no nosso país. O futebol tem de ser apoiado nas camadas jovens, em jovens dirigentes, árbitros e treinadores que transmitam outra imagem pública que hoje deixa muito a desejar.

Guita Júnior

Decano do jornalismo português que acompanha a grande festa do ciclismo, Guita Júnior está a completar a 49ª Volta a Portugal em Bicicleta. Aos 81 anos, o “amigo Guita” como é conhecido, faz parte do Gabinete de Imprensa da Pad/Lagos Sports, responsável pela organização da Volta a Portugal.

Em Leiria, em jeito de homenagem, o jornalista recebeu um brinde especial, uma réplica da camisola amarela que o vencedor da Volta 2010 receberá, este domingo, em Lisboa. Depois dos beijinhos da praxe, dados desta vez pelas jornalistas em serviço na Sala de Imprensa, envergou, orgulhoso, a camisola onde se lia: Guita Júnior, 49 Voltas a Portugal em Bicicleta.

Uma Vida no Ciclismo

Guita Júnior nasceu em Olhão em 1929. Aos vinte anos iniciou no jornal Record o mais longo ciclo de reportagens sobre a Volta a Portugal que alguém já fez. Dias Santos (FC Porto) foi o vencedor da prova de estreia do jornalista em 1949.

Além do Record escreveu ciclismo para o Mundo Desportivo, Diário de Notícias e Correio da Manhã e acompanhou a modalidade também além fronteiras. No currículo tem 16 Tours, 18 Vueltas e um Giro. No ano de 1997 conseguiu fazer as três grandes voltas internacionais.

De todas as histórias e peripécias que conta aos mais novos, Guita relembra sempre a de 1950 quando ele e outros jornalistas dividiram o aluguer de um carro de praça, vulgo táxi, para acompanhar todas as etapas da Volta a Portugal.
Já não ouvia falar de Guita Júnior há alguns anos. Aos 81 anos ainda trabalha no desporto e foi homenageado pela organização da Volta a Portugal. Jornalista discreto, sensato e sério. Qualidades que merecem ser destacadas. Merece-o pela sua bilhante carreira.

Blanco, mais blanco não há



Segundo me lembro era este o tema do anúncio do detergente TIDE, em português claro. Aplica-se perfeitamente a David Blanco, vencedor da 72ª Volta a Portugal em Bicicleta. Sem dúvida o melhor, na alta montanha, nos contra-relógios, em todos os momentos. Quatro vezes vencedor da Volta, alcançou o número máximo de vitórias que pertencia a Marco Chagas. Mais uma vez um português não conseguiu atingir o primeiro lugar, mas este é não só o resultado de uma quebra acentuada da modalidade no nosso país, mas também da globalização do desporto. Realce para a participação do público que demonstrou mais uma vez ser o ciclismo a segunda modalidade mais popular do nosso desporto. Finalmente um palavra para a quase despedida de Cândido Barbosa o mais popular ciclista português do pelotão, que ganhou a última etapa numa decisão que me pareceu errada dos juízes de chegada. Deus escreveu direito por linhas tortas. Para o ano há mais.

domingo, agosto 15, 2010

Dream Team



Já lá vão 18 anos! Parece que foi ontem que esta equipa, a verdadeira equipa de sonho, talvez a maior equipa de basquetebol de sempre, pelo menos para mim, teve a sua aparição nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona. Voltaram ontem a reunir-se no Hall of Fame de Springfield. Mais velhinhos, mais pesados, mas com o mesmo ar de verdadeiras estrelas.

Nivelamento

Surgiu a primeira surpresa do campeonato com a vitória do Paços Ferreira sobre o Sporting CP. Para uma competição deste tipo é sempre motivador os mais pequenos vencerem os grandes. Se esta vitória for sinal de crescimento da equipa do norte terá de ser realçada. Pelo contrário, se esta derrota do Sporting for consequência de um baixar de nível da equipa lisboeta, não me parece uma boa notícia para o futebol português. A ver vamos se este resultado é ou não reflexo de um nivelamento por baixo da nossa liga. Esperemos que não.

Blog de Ouro - 2010


Obrigado ao "António Boronha" por ter nomeado este blog para a lista ao "Blogues de Ouro - 2010".

Seguindo as regras:

1.º colocar a imagem do selo no nosso blogue;
2.º indicar o link do blogue que nos indicou;
3.º indicar 3 blogues para receber o selo;
4º. comentar nos blogues indicados ao selo;

indico os seguintes três blogues:
. Futebol Feminino em Portugal
. Liberdade Democrática na Ilha das Flores


Existiam tantas hipóteses, mas optei por "outsiders", o 1º dedicado à cultura e à política, o 2º sobre o Futebol Feminino e o 3º referente a uma região periférica, insular e a uma pessoa que é um enorme bloguista.

sábado, agosto 14, 2010

Ricardo Carvalho

Como jogador é um dos melhores do mundo na sua posição. Tranquilo como poucos, passa ao lado das confusões, dos problemas, como se o seu mundo fosse outro. E de facto é mesmo outro. Por isso mantém relações de cordialidade com todos, não se aventurando em questões que não domina, nunca tendo uma palavra fora de contexto e agressiva para quem quer que seja. Aparentemente longe dos problemas que a todos envolve, mantém em campo uma lucidez que lhe permite antecipar as dificuldades que se criam no jogo. Rápido, veloz, seguro como poucos, é um defesa que supera a sua própria posição tornando-se verdadeiramente num patrão autêntico do seu meio campo defensivo. E por vezes, parte por ali, em direcção à baliza adversária, como se fosse um médio ofensivo. Merece esta entrada no grande Real Madrid e a saída do cinzento Chelsea. De novo com José Mourinho. O treinador português, depois de iluminar os clubes desportivamente apagados por onde tem passado, Chelsea e Inter, irá tentar restituir a grandeza desportiva ao colosso de Madrid, como o fez em Inglaterra e Itália. Para isso e tendo necessidade de um defesa seguro que conhece como ninguém, não hesitou em sugerir a sua contratação.

Danilo Pereira



Segundo a Gazzetta dello Sport, Danilo Pereira, jovem jogador do SL Benfica, 22 vezes internacional nas selecções nacionais, e que ainda recentemente esteve no europeu de sub/19, é motivo de luta entre quatro clubes italianos, Génova, Inter, Fiorentina e Palermo. Realmente não percebo, estes italianos devem estar doidos. Ou então somos nós que não batemos bem.

Danilo Pereira, classe '91, svincolato dal Benfica è un centrocampista potente sul quale si stanno concentrando le attenzioni di Inter e Genoa che stanno operando insieme. Anche Fiorentina e Palermo seguono questa giovane promessa portoghese.

A Liga



Começou a Liga. Ainda não percebi muito bem a razão da adopção desta designação, mas enfim, agora é fino chamar-se liga a um campeonato. Em frente. Começou, com o regresso do Portimonense, após tantos anos de ausência, e logo em casa do SC Braga, que se veio a tornar uma tarefa difícil para os algarvios. Espera-se que o regresso desta competição, de atletas e treinadores, evite a outra, o campeonato dos dirigentes ciosos de protagonismo que há alguns anos vem ofuscando o verdadeiro. Deseja-se também uma maior presença de atletas portugueses e que os treinadores tenham em conta que sem raízes com a história dos clubes, ou seja, jogadores da formação, não haverá nunca um presente consistente. Finalmente que existam menos casos, como no ano anterior, fruto de actuações menos próprias do ponto de vista disciplinar e que ensombraram, em determinados momentos, a discussão desportiva.

sexta-feira, agosto 13, 2010

Islândia


Se por acaso Portugal perdesse por números destes, contra um adversário desta dimensão, o respectivo treinador seria "içado" na praça pública. Mas não, foi a Alemanha que perdeu com a Islândia por 4/1, tendo ficado afastada da fase final do Euro 2011, de Sub/21. Recorde-se que a Alemanha é "só" a campeã em título da categoria, e é a maior potência mundial da modalidade, conforme aqui provei há alguns dias.

Histórias da Bola - 3 -


Conheci Mano Menezes, actual Seleccionador do Brasil, em Lisboa, num almoço com Luiz Felipe Scolari, amigos e gaúchos, onde também estavam presentes várias figuras conhecidas do futebol. Foi um almoço interessante com inúmeras conversas da bola, de cá e de lá do Atlântico. Por essa altura, Menezes tentava o empréstimo de Diego Souza, do SL Benfica, ao Grémio de Porto Alegre, usando a capacidade de persuasão e prestígio de Scolari. Conseguiu esse empréstimo e o jogador acabou por relançar a sua carreira no Brasil, tendo chegado inclusivé a vestir "a canarinha" com Dunga, sendo hoje figura e jogador de prestígio nesse País. No Benfica não jogou uma única partida. Mano pareceu-me uma pessoa bem posicionada no mundo do futebol, com um discurso moderno e interessante. Hoje tem pela frente uma enorme responsabilidade, recuperar a imagem do Brasil, que tem vindo a alternar bons momentos- Taça das Confederações - com outros maus -Mundiais de 2006 e 2010 -, sobretudo para quem tem o historial mais rico de títulos mundiais. E pelos vistos começou bem.

Euromilhões ou conto de fadas




Foi notícia em todo o mundo, pela surpresa, e pelo desconhecimento do atleta, a contratação de Bebé pelo Manchester United. O jovem jogador esteve ainda há bem pouco tempo em equipas de futebol de rua, e transferiu-se agora para um dos melhores clubes do mundo!

Manchester United contrata ex-morador de rua


Tiago Manuel Dias Correia, o Bebê, estava no Vitória de Guimarães

O Manchester United fez sua terceira contratação da temporada e acertou com o atacante Bebê, de 20 anos, que estava no Vitória de Guimarães, de Portugal.

Sir Alex Ferguson pagou a cláusula de rescisão do contrato do jovem jogador (7,6 milhões de libras - R$ 21 milhões), que já defendeu Portugal na Copa do Mundo... dos sem-teto.

Tiago Manuel Dias Correia, nome verdadeiro de Bebê, foi morador de rua em sua infância, antes se ser criado por um orfanato. Começou sua carreira no Estrelas Amadora justamente após se destacar na competição de sem-tetos.


"He's a potential player. A lot of Manchester United's focus is about getting players who have the potential and then getting them under the great coaching of Alex, Mick, Rene and other people. I think it's going to be exciting."- David Gill - Manchester United


O curioso desta situação é que se calhar andam por aí muitos talentos sem oportunidades, como esta que Bebé teve. Em Setembro de 2009, estive a representar a FPF no Campeonato Nacional de Futebol de Rua, que se disputou perto do Seixal e onde foi escolhida a selecção nacional que disputou o Homeless World Cup, em Itália, onde Portugal foi o 2º classificado. Quem sabe se alguns desses jovens não teriam também condições para competirem a outro nível.

quinta-feira, agosto 12, 2010

O 20



Apesar de ter deixado de ser opção para a Selecção Nacional, e de ter saído da Europa, Deco continua a ser o 20, número que lhe foi atribuído na equipa nacional e que mais tarde levou para Barcelona e Londres. Agora no Brasil, mantém esse pequeno vínculo, simbólico, mas real e histórico.




Futebol feminino


Foi discreta a presença do 1º Dezembro no apuramento para a Champions Feminina. Dificilmente o futebol português feminino sairá do lugar em que se encontra se não existirem investimentos avultados das instituições vocacionadas para esse efeito, Estado, Associações, Federação. Os clubes, por si só, terão poucas possibilidades de, a nível internacional, atingirem outro patamar. Esta é uma discussão que não se deve restringir a um pequeno núcleo de interessada(o)s, devendo abrir-se e alargar-se o mais possível. Pode a FPF continuar a apostar nas selecções, como o faz e bem, mas se o núcleo e estruturas de suporte, os clubes, não forem devidamente apoiados, tenho muitas dúvidas em que sejamos capazes de dar o salto qualitativo e quantitativo que as actuais praticantes e interessados na modalidade merecem. É preciso traçar novos caminhos que o futebol masculino não necessitou para crescer, estou a falar das escolas, das autarquias ou eventualmente de outros que podem ser a base da mudança. De qualquer forma saliente-se a organização do clube na busca de novos meios de promoção e o entusiasmo dos seus dirigentes, técnicos e das suas praticantes. Continuar e não desistir nunca
.

Haja esperança(s)



Não foi um jogo fácil, sobretudo na segunda parte, mas o que conta é a vitória e a continuidade na discussão por um lugar nos play-off. Continua um processo complicado mas pelo menos está nas nossas mãos a possibilidade de se conseguir o acesso aos jogos que darão oportunidade à presença na fase final do europeu. Rui Patrício foi a garantia da vitória quando tudo esteve em risco.

quarta-feira, agosto 11, 2010

Refrescante

As alemãs Jeske e Zeppenfeld, no Campeonato Europeu de Natação Sicronizada, que decorre em Budapeste, ofereceram esta bela imagem, mais parecendo dois cisnes num lago.