segunda-feira, maio 31, 2010

Osvaldo Garcia

Foto: Beira, Moçambique

O nosso motociclista já está também em Moçambique, na Beira, estando por isso também perto de Magaliesburgo. Como combinámos, ainda em Portugal, Osvaldo Garcia irá entregar uma bandeira nacional à Selecção Nacional, na África do Sul, no dia 10 de Junho. Está perto, bem perto de isso acontecer. Só os portugueses é que fazem destes milagres. Somos pobrezinhos no contexto das nações, mas ricos em ambições e desafios.

Pepe

Foto: Francisco Paraíso

A grande notícia do dia. Os médicos do Real Madrid, os médicos da Selecção Nacional e o Dr. José Carlos Noronha, cirurgião que operou Pepe, chegaram à conclusão que o jogador pode ter alta médica, integrando-se progressivamente nos trabalhos da equipa. Depois de meses de ansiedade e nervosismo, o profissionalismo e dedicação deu resultados positivos. Agora falta atingir a capacidade competitiva para poder estar apto a jogar.

Festa com crianças

Foto: Pedro Silva

Foto: Francisco Paraíso


Dia de festa com cerca de 100 crianças da Guarda, Covilhã e Castelo Branco. Depois de mais um intenso treino de manhã, a Selecção Nacional encontrou-se, da parte da tarde, com os jovens, todas eles jogadores de futebol de diversos clubes. Os jovens atletas deliciaram-se jogando com os seus ídolos. Depois desta recreação, recuperação num fantástico hotel, de nome H2O, em Unhais da Serra. Dia longo recompensado pelo calor humano.


domingo, maio 30, 2010

Álvaro Pereira


Não era obrigado a dizer nada, aliás como todos os outros o fizeram, mas Álvaro Pereira, jogador uruguaio do FC Porto, ao desejar as maiores felicidades a Portugal, "País onde jogo", disse, mostrou classe, consciência e boa educação. E não nos esqueçamos que também ele estará representando o seu país no mundial. Por não ser normal aqui fica o registo.

Gonçalo Brandão

Foto: Francisco Paraíso

Passou praticamente despercebida a notícia referente ao jovem jogador internacional português, Gonçalo Brandão. Ainda com contrato com o Siena, despromovido à Série B italiana, integrava a equipa da Juventus numa digressão à América do Norte. Aos 12 minutos, num jogo com a Fiorentina em Toronto, o pé ficou preso no sintético tendo feito uma rotura parcial do tendão de Aquiles. Quatro meses de paragem, após a operação entretanto já efectuada, e a impossibilidade de se transferir, como pretendia, para evitar competir na 2ª divisão italiana. Há dias que não se pode sair de casa.

Dia de protocolo

Foto: Francisco Paraíso

Depois de mais dois treinos, uma deslocação ao fim do dia à Câmara Municipal da Covilhã, onde a Selecção Nacional foi homenageada pelo CNID - Equipa do Ano -, Gilberto Madaíl foi considerado Cidadão Honorário e a Cidade através do seu Presidente e Vereação, agradeceu protocolarmente, a presença da equipa na cidade. Dois milhares de pessoas seguiram a cerimónia na Praça do Muncípio e vibraram com a chegada e partida dos jogadores. Mais um dia fértil em acontecimentos.

sábado, maio 29, 2010

No meu tempo é que era mar!



O meu avô materno, antigo combatente da “Grande Guerra”, como se convencionou chamar ao conflito que aterrorizou a Europa entre 1914 e 1918, costumava dizer-me, com um brilho de saudade complementado por uma lágrima furtiva quando a vida se aproximava do fim: “No meu tempo é que era mar!”. Tinha sido útil à causa que derrotou os alemães transportando soldados portugueses para os portos franceses e eu, miúdo, levei para aí dez anos a perceber que o mar era o mesmo, os barcos é que não eram grande coisa. Foi o que lhe disse quando finalmente percebi, arrostando com o mau humor de um homem justo. Terá sido, digamos, a minha primeira atitude de “sinal contrário”, a primeira de milhões delas que me acompanham na vida como uma praga de gafanhotos. Feitios, dirão alguns, coisas da vida, digo eu.


Tudo isto a propósito de uma prosa sem pretensões que me propus escrever para o blog do Carlos Godinho, meu companheiro de algumas andanças com a Selecção Nacional de futebol e que comigo partilha, neste momento, as vistas esmagadoras da Serra da Estrela, palco de um estágio que nos levará, dentro em pouco, para a aventura do Mundial sul-africano. E o tema foi encontrado quando ele se lembrou de evocar uma fotografia inolvidável de Matateu, o Lucas para os amigos, tirada aqui na Covilhã, numa tarde em que o Belenenses defrontou o Sporting local, clube de ricas tradições que sofre, como tantos outros, os sinais destes tempos. Evocou e publicou, que não é homem de deixar as coisas a meio.


Nasci em Pedrouços, sou do Belenenses, por lá dei uns pontapés na bola numa época em que o “seccionista” era Mário Macedo, jornalista de A Bola por onde passei e que não esqueço. José Pereira, Pires, Figueiredo e Moreira; Carlos Silva e Vicente; Dimas, Di Pace, Perez, Matateu e Tito. Ai que saudades, ai, ai, como imortalizou o Carlos Pinhão uma das muitas coisas brilhantes que escreveu. Era mesmo assim, três defesas, dois médios e cinco (!) avançados, mesmo que os treinadores não fossem malucos e, neste caso, Fernando Riera tivesse o cuidado de ter o Vicente a “dar uma mão” à defesa. Tão bem que o irmão mais novo do Lucas foi “Magriço” mais de dez anos depois do episódio que vou recordar. Porque, naquele tempo, é que o mar era mar...


Riera, o chileno, inovou em Portugal. Abriu uma escola de jogadores no Belenenses, que evoluía no “campo de treinos” das Salésias, conquistou as pessoas e construiu uma senhora equipa, “destinada” a ser campeã nacional, tal a superioridade alardeada ao longo desse campeonato. Já imaginávamos a repetição da jornada gloriosa de Elvas, em 1946, “quando o Rafael mordeu a terra do campo e marcou o golo da vitória, o golo do campeonato, apesar do Benfica ter mandado para lá o Valadas treinar os locais durante uma semana”. Cá por mim, com quatro anos de idade, limitei-me a acompanhar a minha Mãe, que foi ao Cais do Sodré esperar o meu Pai, um dos heróis que acompanharam o “Rasga”.


E o momento chegou. Um Belenenses-Sporting a contar para a última jornada do campeonato e onde nada podia falhar. As escolas foram o supporting act dessa tarde, com o primeiro relvado de Portugal a rebentar pelas costuras e a história dos noventa minutos conta-se depressa: o Belenenses empatou a dois golos, quando necessitava de ganhar, vitima de um golo de Martins, que recargou com êxito uma remate fulminante de Mokuna, “o fura-redes” que pouco mais fez na nossa terra do que lixar a vida aos meus. Argumenta-se que o árbitro não foi dos melhores e tem-se a certeza, isso sim, de que Otto Glória, na sua primeira temporada em Portugal “não teria sido ninguém” se o Martins não tivesse feito aquilo. Mas fez, o Benfica ganhou ao Atlético (3-0) e o resto pertence à história.


Eu, desolado mas conformado, nunca mais esquecerei as palavras de Matateu - com quem mais tarde vim a jogar bilhar da delegação do clube na Avenida da Liberdade -, na mal cuidada pista de atletismo das Salésias, palco das proezas de Georgette Duarte: “Fica para o ano, fica para o ano”. Tudo em paz, com muita lágrima à mistura porque um homem não é de ferro, não passando pela cabeça de ninguém que a vida acabava ali, que o futebol era coisa de que se devia desconfiar, não se imaginando que, muitos anos depois, existissem claques duvidosas, gente que gostará pouco da modalidade desportiva do planeta, servindo-se dela e servindo-a pouco.


No meu tempo é que era mar.


António Florêncio


Um texto brilhante do António Florêncio que pretendeu dar a conhecer um pouco das suas extraordinárias memórias.

Em Moçambique


"Este dia foi muito gratificante, já que o passamos na Associação HELPO em Nampula, que nos deu muito mais do que aquilo que lhes oferecemos. Fomos recebidos com muito amor e carinho da parte de todos os que ali diariamente lutam por uma vida melhor, em especial o padre Jacó que logo nos convidou para o almoço…

O jantar ficou a cargo do nosso Carlos, que com os seus dotes culinários preparou uma refeição divinal, galinha com molho de cerveja acompanhado com o nosso belo vinho português que tanta conversa e gargalhada nos reservou pela noite fora. A noite foi practicamente em “claro” já que como dormimos junto a um galinheiro, o galo não deixava o Joaquim dormir e se não acordássemos com o galo, acordaríamos com toda a certeza com ele a barafustar."

Já pelo norte de Moçambique. O mais difícil parece já ter passado. Estes homens são dignos dos nossos maiores elogios. Estão quase lá.


Dia grande

Foto: Francisco Paraíso

Excelente o dia, não só de temperatura, mas também de pequenos episódios e histórias. Treino de manhã, acção de trabalho com a Força Aérea à tarde, João Garcia ao fim do dia. Tudo muito bom e com grande intensidade. A palestra de João Garcia vai ficar para a história da Selecção Nacional. Bruno Alves no final disse-lhe, humildemente: "João, quando falavas, estava assim deste tamanho" e juntava dois dedos da mão para dar a ideia de ficar pequenino. Homem brilhante e de grandes convicções ficará para sempre nos nossos corações. Grande momento.

sexta-feira, maio 28, 2010

Homenagem a Jorge Andrade


Na última segunda-feira, a FPF e a Federação de Cabo-Verde homenagearam Jorge Andrade por este ter decidido terminar a sua carreira de futebolista. Uma sucessão inacreditável de lesões bastante graves, levaram-no a ter de terminar precocemente aquilo que mais gostava de fazer, jogar futebol. Teve uma carreira bonita de sucesso em bons clubes e na Selecção Nacional. notando-se porém no seu olhar a nostalgia própria dos ex-futebolistas, sobretudo daqueles, como ele, habituados a grandes palcos e a grandes emoções. Estamos por aí Jorge, até um dia destes.

Euro 2016


Precisamente a esta hora estará a ser divulgada a decisão da UEFA com vista ao país organizador do Euro 2016. França, Itália ou Turquia. Tenho um "feeling" que o meu sucessor na Selecção Nacional, em 2016, terá de viajar muitas vezes até Paris.


Dia calmo de trabalho

Foto: Francisco Paraíso

Dia calmo, tranquilo, com dois treinos fechados, mas com bastante trabalho. Repartido entre ginásio, campo e recuperação, os jogadores não pararam. Amanhã situação idêntica de preparação. No meio, afinação de alguns detalhes, provas de fatos, fotos, conferências de imprensa. Aproxima-se o final do estágio e parece que ainda ontem começou. Entretanto começámos a acertar pormenores com vista aos treinos no Estoril-Praia e à nossa partida para a África do Sul. Falta pouco.

quinta-feira, maio 27, 2010

FC Barreirense


O FC Barreirense que no futebol anda pelos distritais de Setúbal, mantém bem viva a sua grande tradição naquela que é a segunda modalidade nacional, o basquetebol. A sua equipa de Sub/20 sagrou-se mais uma vez campeã nacional da categoria, batendo o FC Porto, SL Benfica e Póvoa, demonstrando mais uma vez que vale a pena investir na formação. Parabéns aos jovens atletas mas muito especialmente aos seus dirigentes que continuam no caminho correcto. Contratar americanos é muito mais fácil, mas as nossas raízes estão nos jovens que são criados nos clubes e esse deve ser o objectivo fundamental dos pequenos clubes e a única maneira de evitarem desaparecer. Assim o futebol siga o exemplo do basquetebol.

Integração

Boas notícias, não só a ausência de gravidade da lesão de Tiago como também a decisão de integração progressiva de Pepe nos trabalhos da equipa. São excelentes notícias que permitirão que o grupo escolhido não sofra alterações. Não seria bom para quem saisse nem para quem viesse de novo. São as leis do jogo, pode acontecer, mas não se deseja.

Guarda - 2 -



Fotos: Francisco Paraíso

Como se previa, a Selecção Nacional teve um banho de multidão na cidade da Guarda. Cerca de 5.000 pessoas apoiaram com entusiasmo os seus ídolos, tendo sido bonito de se ver. Curiosamente também alguns comentadores continuam com aquele ar de grandes teóricos do nada saber, tentando influenciar os outros pelas suas ideias mal construídas e mal fundamentadas. Crítica pela crítica, só porque não gostam de A ou B ou C. Por aqui na Selecção Nacional somos obrigados a ouvir injustiças e em silêncio. Comer e calar. Se alguém diz algo em contrário, ai Jesus que os homens ousaram responder a quem lhes paga!!! Democracia.

quarta-feira, maio 26, 2010

Homenagem a Carlos Alhinho

Foto: Francisco Paraíso



Não há nenhuma morte que alguém não conteste. Mas a de Carlos Alhinho foi trágica e tremendamente estúpida. Carlos Alhinho foi um antigo internacional português que teve uma carreira notável no nosso futebol. Nascido em Cabo Verde, quando estas ilhas faziam parte do chamado império português, exerceu a sua actividade como futebolista nos três grandes portugueses. A FPF e a Federação de Cabo Verde homenagearam-no no intervalo do Portugal/ Cabo Verde de segunda-feira. Uma homenagem justa a alguém que nos deixou prematuramente.


Guarda

Foto: Francisco Paraíso

Será na Guarda que irão ser reatados os trabalhos da Selecção Nacional. Um treino de recuperação do último jogo e uma oportunidade para os adeptos da mais alta cidade de Portugal poderem observar os seus ídolos. Recomeça o estágio e mais uma semana de trabalho antes de um jogo importante com os Camarões. Começa a aproximar-se a verdadeira competição. O Mundial está aí à porta.

Day after

Foto:Francisco Paraíso

Não é fácil conseguir aguentar esta correria em que nos encontramos. Dia após dia surgem novos factos, novos motivos anti-rotina, mas nada, mesmo nada, cansa tanto como um resultado pouco conseguido. A generalidade do jornalismo desportivo analisou correctamente o jogo e as suas consequências, compreendendo-o dentro da lógica de um passo intermédio da preparação. Os comentadores já não reagiram da mesma forma e entenderam este jogo quase como um fim em si. É evidente que a nossa posição é a de seguir com as nossas convicções e ter a certeza que o processo está a ser bem gerido. Os julgamentos que sejam feitos no final, seja ele qual for.

terça-feira, maio 25, 2010

Green Point

Fotografia muito curiosa de um cartaz no Estádio Green Point, em Cape Town, onde Portugal jogará com a Coreia do Norte. Estão proibidos, dentro do estádio, mísseis, dinamite, bombas, pistolas, setas e lanças, facas, etc., etc.
Foto: Carlos Ferreira

Sub/17 - 5 -



Depois de um início muito prometedor e de uma época vitoriosa, os jovens portugueses afundaram-se nos jogos contra a França e a Espanha, tendo sido eliminados da fase seguinte. De certa forma foi uma decepção, mas nem sempre tudo é negativo. Estes jogadores vão aprender com os erros que decerto terão cometido e numa próxima oportunidade terão hipótese de os evitar. É para isto que serve a formação. Competir para aprender e para que os jogadores, ao atingirem os escalões seniores, tenham mais possibilidades de vencer. Importante é estar nas fases finais e tomar contacto, desde bem cedo, com uma outra realidade competitiva.






Cabo Verde


Um plano de preparação tem sempre um objectivo. Chegar a uma competição para participar e ganhar. Os pontos iniciais ou intermédios dessa preparação servem unicamente para analisar o desenvolvimento das condições físicas, técnicas e tácticas da equipa e dos jogadores, não são em momento algum, o fim em si. O primeiro objectivo é a Costa do Marfim, dia 15 de Junho, em Port Elisabeth. É evidente que se for possível, até lá, ir ganhando, muito melhor. Não foi o que aconteceu ontem com Cabo Verde. Um empate inesperado trouxe alguma angústia e dúvidas a muitos. Para os jogadores, técnicos e dirigentes, este resultado não vai deixar marcas, vai trazer isso sim uma maior necessidade de concentração nos dois próximos jogos.

segunda-feira, maio 24, 2010

Curiosidades dos Mundiais

Na foto: Gianluca Pagliuca

Primeiro golo: 13.07.1930 - França/México - Lucien Laurent (França)

Primeira expulsão: 14.07.1930 - Roménia/Peru - Placido Galindo (Peru)

Primeiro hat trick: 17.07.1930 - EUA/Paraguai - Bert Patenaude (EUA)

Primeiro Mundial transmitido pela TV: Suiça 1954

Primeiro Mundial com números nas camisolas: Suiça 1954

Primeiro Mundial com nomes nas camisolas: EUA 1994

Primeira expulsão de guarda-redes: 23.06.1994 - Itália/Noruega - Gianluca Pagliuca (Itália)

A decisão


Hoje, pelas 16.00 horas, Portugal jogará com a Espanha, no tudo ou nada, de apuramento para as meias-finais do Europeu Sub/17. Um jogo em que nada ficará a meio. Ou se ganha e se continua em frente, ou se regressa a Portugal, o que é pena dada a qualidade da equipa. Esperar por outras contas, que ainda podem acontecer, é deixar o destino nas mãos, ou melhor, nos pés dos outros.

Triste


Triste que se ouçam meia-dúzia de pessoas descontentes e não se dê relevo à festa que representou a presença de mais de 4.000 pessoas a assistirem a um treino ligeiro da Selecção Nacional, seguida de uma sessão de autógrafos para crianças, com os jogadores e equipa técnica. Triste que não se compreenda que na véspera de um jogo, não pode haver treinos com cargas intensas, ainda por cima com temperaturas muito altas. Triste, porque apesar de não estar previsto inicialmente abrir-se este treino, compreendeu-se a necessidade local, por ser um domingo, de o abrir e possibilitar que alguns milhares de pessoas pudessem ver os jogadores. Triste, finalmente, porque sabendo-se disso tudo, se faça desse assunto, "o assunto".

domingo, maio 23, 2010

Vontade


Pepe continua com o seu trabalho controlado de recuperação. O que se sente é que o jogador se encontra com uma determinação muito forte para conseguir atingir o seu e nosso objectivo, estar presente na África do Sul. Este tipo de trabalho é extremamente cansativo e repetitivo, e só uma grande força interior permite que seja feito sempre com um sorriso nos lábios.

Sempre na frente



Há quem não goste do estilo, da forma, do verbo, mas que Mourinho tem qualquer coisa de especial, não merece contestação. Num jogo que já se previa feio, sem beleza, a não ser da coreografia e do público, o Inter ganhou com inteira justiça. Já está na história dos treinadores mundiais e prepara-se para continuar a ganhar noutras paragens. Só não percebo a continuada história do vai não vai para o Real Madrid. Enfim.

De vez

Foto: Francisco Paraíso

Ontem foi de vez. Com a chegada de Simão, Tiago e Paulo Ferreira, estão finalmente presentes os 24 jogadores convocados por Carlos Queiroz. Deste grupo sairá um que não fará a viagem para a África do Sul. O calor continua a apertar e por força disso foi feita uma pequena alteração do programa da tarde com a substituição do treino de campo pelo trabalho de ginásio e recuperação.

sábado, maio 22, 2010

José Mourinho

O que todos desejamos é que os nossos compatriotas consigam atingir os objectivos que traçaram e que tenham realce internacional. José Mourinho, o nosso mais renomado treinador, vai disputar a Champions League à frente do Inter. Sinceramente nunca apreciei muito o futebol italiano, pelo que tem de mais negativo, pelo seu cinismo, pela falta de beleza individual, sempre submetida à força do colectivo levada até à exaustão, mas enfim, uma equipa comandada por um português, na maioria dos casos, terá sempre as minhas preferências. Nem todos pensam como eu, e, nalguns casos, como este, as recentes declarações de José Mourinho, acabam por dividir o mundo português do futebol em dois...

Sub/17 - 4 -


Não correu como se previa e Portugal acabou derrotado pela França por 1/0. Deste modo as contas complicaram-se, tornando-se obrigatória uma vitória perante a Espanha no ultimo jogo. Um golo relativamente cedo e uma segunda parte jogando praticamente sempre contra dez, não permitiu um resultado que nos desse a qualificação. Haja esperança.

De rachar


O calor obviamente. Começámos com um nevão e agora estamos com um calor tórrido que vai obrigar a alterar ligeiramente o horário dos treinos. Não é normal nesta época do ano a vinda de tal calor, como não o foi a chegada daquele nevão há uns dias atrás. O mundo anda voltado do avesso. Nem no tempo a tradição já é o que era. Entretanto chegou a maioria dos jogadores, faltando Tiago, Simão e Paulo Ferreira que já treinam hoje de tarde.

Há 21 anos riram-se de mim


Eu não e até acreditava. E para isso foi necessário lutar muito. Muito mesmo. Como diz a canção, "Só nós dois é que sabemos" o quanto custou. Nós dois, mais o Nelo Vingada e poucos mais. E foi possível, duas vezes aliás. E abriram-se portas, muitas portas para o futuro, tantas que ainda não fecharam. Goste-se ou não se goste. Existe o direito de sonhar e eu, e muitos aqui, e muitos fora daqui, acreditam que é possível. Difícil, sem dúvida. Impossível? Não vejo porquê.

sexta-feira, maio 21, 2010

Fantástico


Os nossos amigos que cruzam terras africanas estão a passar por experiências fantásticas. Vale a pena ler.


"O Quénia é cortado pela linha do equador e o seu território apresenta diversas paisagens, quer naturais, como de povos, o que faz do país um mosaico de contrastes, culturas e etnias, sendo palco de um dos maiores espectáculos de vida selvagem do planeta.

Nestes dois dias ainda só conhecemos as terras inóspitas do Norte do Quénia… e à velocidade de tartaruga.

Em Moyale ( cidade fronteiriça ), pagámos 40 doláres referente à viatura e mais 160 doláres para a circulação nas estradas, mas que estradas (A2) … um percurso de 190Kms foi realizado em 12 Horas.

Muitas horas ao volante, mas o dia de ontem ainda conseguiu ser pior, pedras, pedras e só pedras aliadas ao pó do desert de Chalbi, fizeram a nossa média horária baixar drasticamente para 15Kms/hora, avistando um “vilarejo” ou outro, separados por centenas de quilómetros, que mediante a média a que vinhamos, são dias sem vermos “viva alma”.

Hoje, já me encontro em estado crítico, porque estes dois dias de condução sobre estas condições me “arrasou” e por isso passei o testemunho ao Carlos, mas assim que iniciámos o percurso sensivelmente cerca de 5Kms depois, a estrada passa a razoável, o que nos parece que será para manter, resumindo …eu fiquei com a “fava”.

Não foram dias facéis, mas adoramos a experiência, cruzando planícies desérticas e pedregosas, salpicadas por vulcões extintos e coloridos.

Vamos à descoberta da zona Sul do país, tendo plena consciência que este é um país a explorar, mas que a nossa “agenda” não nos permite, tentaremos ainda hoje chegar à fronteira da Tanzânia.

Assim que tecnologicamente for viável enviaremos fotografias.

Obrigado amigos pelo apoio, amizade, força e carinho."

Miguel Esteves Cardoso

MEC publicou um artigo na revista de "O Jogo" com o título "Para um Portugal mundial" do qual retirei este pequeno excerto: "É bom que os portugueses já estejam com a febre do Mundial. Só é mau que haja tanta gente com baixas expectativas. A África do Sul há-de curar esses pessimismos. Tal como no filme Invictus, algo de maravilhoso pode acontecer. E pode incluir-nos a nós. Temos é de arrumar as cabecinhas e concentrarmo-nos nos aspectos desportivos" Plenamente de acordo com Miguel Esteves Cardoso. Em vez de andarmos a abordar assuntos perfeitamente secundários, quando o importante é acreditarmos que temos hipóteses concretas se tudo estiver bem organizado e a equipa preparada, talvez se consiga algo. A unanimidade não existe, mas, pelo menos, respeito exigia-se. E às vezes, à força de tanto escrever e falar, sai disparate.

Sub/17 - 3 -


A Selecção Nacional "Sub/17" tem hoje oportunidade de marcar desde já presença nas meias-finais do europeu se vencer o jogo com a França. Um dia que poderá ser histórico para a equipa de Rui Bento. É evidente que não vamos jogar sozinhos e a França terá também a sua última chance de lutar por um lugar entre os quatro primeiros. Por isso é de prever um jogo bastante renhido.

Quase todos

Foto: Francisco Paraíso

Quase todos os atletas estarão hoje presentes na Covilhã, chegando aqueles que estiveram em competição até 16 de Maio. Um "pequeno" precalço afectou a vinda de Paulo Ferreira que já estava em Portugal e teve de regressar de urgência a Londres. Faltarão Simão e Tiago que entrarão em estágio amanhã. Dia 24 haverá jogo com Cabo Verde e este será o primeiro ensaio colectivo para o Mundial. Diga-se em abono da verdade que é pouco tempo para se preparar uma equipa convenientemente, mas esta é uma matéria que afecta muitas selecções. Só dia 22, após a final da Champions, é que todos os jogadores estarão disponíveis para se juntar à suas equipas. Este assunto deveria merecer atenção das instituições internacionais dado que há uma enorme distância entre o tempo que as diversas equipas têm para se preparar.

quinta-feira, maio 20, 2010

Apoio


Terminado o período que foi designado como pré-estágio, o facto mais relevante a tirar desses dias, foi o apoio da cidade e dos habitantes da Covilhã. Nos treinos abertos ou fechados, nunca faltou o apoio à Selecção Nacional. A partir de hoje, com a chegada de mais alguns atletas, vai intensificar-se o entusiasmo à volta dos treinos e dos dois jogos programados. A imagem junta, reflecte essa determinação e vontade de contactar os jogadores.

Scolari-Jesualdo Ferreira segundo Fernando Santos

Fernando Santos, em editorial do "O Jogo" de ontem, escreveu, e bem, sobre dois cenários. O primeiro sobre a célebre frase de Scolari "E o burro sou eu?", dita após a qualificação para o Euro 2008. O segundo sobre a final da Taça de Portugal e a reacção de Jesualdo às insistências de alguns jornalistas. Como conclusão disse: "Scolari e Jesualdo, em tempos diferentes, não tiveram paciência para a falta de bom senso e "timing" de perguntas pseudo-atrevidas. Scolari já é passado da Selecção. Jesualdo pode sê-lo em breve no FC Porto. Ambos não estão acima da crítica, mas confesso, mereciam que a má-criação tivesse pelo menos o tempo certo para se mostrar".
Concordo em absoluto, e até me sinto confortado, porque pelo menos, dois anos depois, alguém tenha percebido, como eu também na altura percebi, o estado de alma de Scolari naquele momento. Não é fácil aturar tanta atitude manifestamente provocatória. Jesualdo que o diga.

Estágio

Foto: Francisco Paraíso

Começa hoje a segunda fase de preparação da Selecção Nacional para o Mundial de 2010. Mais alguns jogadores que virão dar mais vida ao estágio e permitir a intensificação dos trabalhos de equipa. Aproxima-se o tempo da concentração e das decisões finais com vista a um objectivo que todos esperamos atingir.

quarta-feira, maio 19, 2010

O filho mais novo

"Pessoas cheias de dificuldades materiais – ou sem acesso ao primeiro emprego ou com trabalho precário, os contratos mentirosos que se vêem obrigadas a assinar e dos quais nem lhes dão cópia, ou despedidas. Como se fossem um objecto que se deita fora."

Um texto sobre as nossas vidas, da autoria de Manuela Fonseca

Serra da Estrela




Disseram-nos, e eu acredito, que é raro, em meados de Maio, ainda haver neve na Serra da Estrela. Este Inverno, dizem, foi também o mais rigoroso dos últimos anos, e, pelas imagens que junto, dá a sensação que estamos em Dezembro ou Janeiro. À noite, nas Penhas da Saúde, faz ainda bastante frio. Na Covilhã, no entanto, já cheira a Verão.

Sub/17 - 2 -


Portugal começou bem o europeu de sub/17, com uma vitória sobre a Suiça por 3/0. Relembre-se que a Suiça foi a anterior campeã mundial desta categoria. É evidente que os jogadores não serão os mesmos, mas dada a evolução que as selecções jovens suiças têm tido nestes últimos anos, pode considerar-se uma vitória importante. O próximo jogo com a França, que perdeu com a Espanha por 2/1, realiza-se dia 21 de Maio, e pode dar a qualificação directa para as meias-finais.

De moto


Osvaldo Garcia já anda por Angola. Que lutas difíceis!
17 de Maio
Acabei por não sair tão cedo como isso, mas também eram só 370 kms dos quais 60 em muito mau estado. Á medida que se vai descendo, a temperatura também desce o que se torna muito mais agradável.
Já estava para tirar uma foto de um Embondeiro á bastante tempo e apesar de já ter visto uns bem maiores, aqui fica a foto para perceberem que pareço estar no país do Gulliver.
Passei por um sítio que se chama o Sítio do Jacaré, local muito devastado pela guerra, mas onde um pobre coitado de um Jacaré conseguiu sobreviver cinquenta anos. Paguei 100 Kuanzas para ajuda da alimentação, pois o menino come 4 kgs de carne com ossos por dia. Quando saí de lá, apareceram mais dez pessoas para o verem.

terça-feira, maio 18, 2010

Identidade Nacional

Disse o meu amigo, Dr. Fernando Seara, no jornal "A Bola" de 16 de Maio: "O Benfica, queiram ou não, continua a ser um factor agregador da identidade nacional".
O Dr. Fernando Seara, benfiquista dos sete costados, empolgado pelas conquistas desta época, fez esta afirmação, na sequência de outras infelizes expressões populares como: "Quem não é benfiquista não é bom chefe de família". Lamento que não tendo muitos benfiquistas na minha família, me sinta constrangido, pelo facto de não sentir a identidade nacional na minha própria casa e na dos meus familiares. Pensava que este tipo de expressões e ideias já estavam fora de contexto e faziam parte de um passado em que se usavam as vitórias do futebol como factores agregadores de pessoas que deixavam de pensar na sua própria vida. Só espero que um dia destes, o Dr. Seara, não venha a propor que se retire o verde da bandeira e mudar "A Portuguesa", pelo hino cantado pelo Luís Piçarra. A bem da agregação da identidade nacional...

Sub/17


Começa hoje no Liechtenstein a fase final do europeu sub/17. Portugal vai jogar contra a Suiça, pelas 17.30 horas locais, naquele que pode ser o jogo que iniciará o caminho para nos levar para as meias-finais. Os nossos outros adversários directos, França e Espanha, jogam entre si à mesma hora. Seis anos depois voltámos a estes ambientes depois de em 2003 termos vencido esta competição e em 2004 termos sido terceiros. Um currículo invejável neste escalão.

Pouco a pouco

Foto: Francisco Paraíso

Aos poucos a estrutura da Selecção Nacional vai ficando completa. Chegaram ontem, primeiro Pepe, e um pouco mais tarde, Ricardo Costa e Zé Castro. Hoje inicia-se a primeira folga para praticamente todos os elementos da delegação, ficando na Covilhã alguns membros de equipa técnica e logística.

Adeptos


Já andam pela Etiópia. A satisfação da pequenada por uma bola e por uma foto, em qualquer parte do mundo.
"Estamos em Adis Abeba, onde iremos pernoitar e recuperar energia para a etapa de amanhã.

É capital da Etiópia desde 1889, significando o seu nome ” nova flor “, sendo rodeada de montanhas cobertas de matas de eucaliptos a uma altitude de aproximada de 2440 metros. É uma cidade multi cultural, onde existem muitas nacionalidades e línguas diferentes, assim como comunidades cristãs, muçulmanas e judias."

segunda-feira, maio 17, 2010

Mudanças


Em tempos não muito distantes não era assim que os jornalistas eram tratados pela FPF. Nesses períodos tinham razão. Hoje, apesar de todos os apoios, ainda há quem consiga protestar. Felizmente muito poucos. Gostava aliás de saber qual será a selecção do mundo que no seu pré-estágio terá criado uma infraestrutura desta qualidade.

Liedson

Liedson, mais uma vez, demonstrou que além de ser bom de bola, tem também o dom da palavra, aliando a essas duas qualidades uma inteligência arguta e um pensamento bem delineado.


“Sinto como se tivesse nascido cá. Senti carinho desde o primeiro dia de estágio, nas eliminatórias. Senti o grupo muito unido. Receberam-me muito bem. Retribui carinho com sinceridade”, disse o atleta de 32 anos.

E, para que não restem duvidas, acrescentou: “Sinto-me muito feliz aqui, fiz a escolha correcta. Espero retribuir apoio que me têm dado, não só jogadores, mas também os adeptos, que me incentivam em todos os lugares onde vou”.

Romaria


Ontem foi dia de treino aberto na Covilhã. Cerca de 3.000 pessoas estiveram presentes no Complexo Desportivo da Covilhã. Foi uma autêntica romaria de cor, festa e de juventude. Domingo que deveria ser de descanso para os habitantes desta cidade tornou-se num momento de grande incentivo à Selecção Nacional. A partir de agora vai ser em crescendo o apoio de toda a região.

domingo, maio 16, 2010

Cultura, democracia e futebol

Estas três palavras andam por vezes tão separadas que mais parecem pertencer a três diferentes idiomas. Quando ouvimos as claques insultar os adversários em linguagem rasteira ou quando tomamos conhecimento de actos de corrupção ou de deturpação da verdade desportiva, é difícil associar ao futebol os conceitos de cultura e de democracia. No entanto, ao longo da minha vida profissional, grande parte dela passada no mundo da edição, por diversas vezes me cruzei com o futebol. Vou referir dois desses fortuitos encontros.

Anos atrás, traduzi um livro de Ernesto Sábato, o grande escritor argentino, um dos indigitados crónicos para o Prémio Nobel da Literatura. Foi o romance «Sobre héroes y tumbas» que na edição portuguesa, com o acordo do autor, ficou «Heróis e Túmulos». Não foi trabalho fácil, pois tendo estudado o castelhano europeu, deparei com um texto cheio de argot porteño que só vim a decifrar com a ajuda de Sábato. - tendo-lhe confiado os problemas, mandou-me um glossário com termos que os dicionários de que dispunha registavam.

Contudo, o que me surpreendeu num intelectual de tamanha dimensão foi o rigor com que as suas personagens discorriam sobre futebol, descrevendo jogadas de confrontos históricos entre o Boca e o River Plate, evocando grandes jogadores... Vim depois a saber que Sábato, hoje quase centenário, pois nasceu em Junho de 1911, é um fervoroso adepto do Boca Juniors, o clube do mítico Diego Maradona. Hei-de voltar a falar de Ernesto Sábato e oxalá que seja a propósito da atribuição do Nobel – poucos escritores houve e há que tanto justifiquem esse galardão.

Num almoço que, há muitos anos tive com o grande musicólogo João de Freitas Branco e com o maestro Ivo Cruz no restaurante Belcanto, no Largo de São Carlos, Freitas Branco contou-me um episódio muito curioso ocorrido durante a vinda a Lisboa do grande violinista ucraniano David Oistrakh, que na altura era considerado o maior executante do mundo, sobretudo de compositores do repertório russo contemporâneo.

Logo após a chegada e a recepção protocolar, Oistrakh chamou Freitas Branco de parte e pediu-lhe para lhe arranjar maneira de ir ver o Eusébio jogar. Embora surpreendido pelo inusitado pedido, o maestro contactou o presidente do Benfica e logo foi disponibilizado um camarote para Oistrakh e Freitas Branco. Diz-se que, no final do concerto, o grande violinista não agradeceu pela segunda vez os aplausos do público do São Carlos, para poder chegar rapidamente ao estádio. No final do jogo, em que Eusébio marcou um golo magnífico, David Oistrakh foi ao balneário cumprimentar o jogador.

Sobre o concerto em São Carlos, o grande escritor José Gomes Ferreira escreveu um interessante poema, que vem publicado no 2º volume de Poeta Militante (Não, não deixes secar/este fio de água de violino/que nas manhãs de ouro/completa as nossas sombras com flores -/ enquanto os pássaros de sementes nos olhos/procuram na espiral dos voos/outro cárcere de recomeço.). A leitura deste belo poema de Gomes Ferreira, leva-nos até a Fernando Namora e a Manuel Alegre. O primeiro, no seu poema «Marketing», alude aos 5-3 do Eusébio à Coreia. Manuel Alegre, sobre o «Pantera Negra» diz:

Havia nele a máxima tensão

Como um clássico ordenava a própria força

Sabia a contenção e era explosão

Não era só instinto era ciência

Magia e teoria já só prática

Havia nele a arte e a inteligência

Do puro e sua matemática

Buscava o golo mais que golo – só palavra

Abstracção ponto no espaço teorema

Despido do supérfluo rematava

E então não era golo – era poema.

Futebol, democracia e cultura – palavras de idiomas diferentes e de distintos mundos conceptuais? Não necessariamente. Figuras míticas como Pinga, Pepe, Peyroteo, Eusébio, fazem parte da face luminosa do futebol. Bem sei que há a face oculta, aquela a que a luz solar nunca chega – claques, subornos, tráficos diversos… Hoje quis falar da sua face positiva, luminosamente inspiradora. Aquela em que o futebol nos reconcilia com a beleza da vida, dela fazendo parte. O futebol não tem de estar nos antípodas da cultura e da democracia.


(Carlos Loures)

Figuras de Selecção


Os assessores de imprensa da Selecção Nacional, António Florêncio e Onofre Costa. Tarefa árdua a sua, com várias centenas de jornalistas acreditados.

Santos Pinto


O "velhinho" Santos Pinto, renovado e pintadinho de fresco, vai servir de local para a maioria dos treinos a efectuar no pré-estágio da Covilhã. Nas minhas mais longínquas memórias do futebol, as fotos deste estádio têm um lugar reservado. É que nesse tempo o SC Covilhã andava lá por cima, pelas divisões maiores, e dava ao futebol português alguns jogadores que fizeram história. Hoje, falava-me António Florêncio, cujas memórias ainda estão mais distantes que as minhas, que há uma foto histórica do seu clube, "Os Belenenses", aqui neste estádio, onde Matateu era retratado de uma forma espectacular. Ao fazer uma busca na internet encontrei a foto que de facto é fantástica. Longe vão os tempos.