quarta-feira, março 31, 2010

96 anos


A FPF fez hoje 96 anos. Uma data bonita a caminho breve da chegada do centenário. Uma história de altos e baixos, de vitórias e derrotas, de afirmação, mas também de confusão e controvérsia. As selecções nacionais, no entanto, quase que continuam a ser o único motivo de alegria e de união nesta história quase secular do futebol português. Ainda há pouco a Selecção Feminina venceu a Arménia por 7/0 e a Selecção "Sub/16" venceu os EAU, em Montaigu, por 3/2. Foi uma boa comemoração. Nos relvados.

Conselho de Justiça

Não comento, nem tenho competência para analisar as decisões dos órgãos jurídicos da Liga e da FPF, mas saliento que passou praticamente despercebido na comunicação social um comunicado emitido pelo Conselho de Justiça da FPF, acerca de uma notícia publicada no passado domingo num jornal diário. Não conheço nenhum dos ilustres membros e juízes deste Conselho da FPF, mas os factos relatados, e a postura que têm mantido desde que tomaram posse, levam-me a acreditar no teor do comunicado. Presunção da verdade diria um juíz, e não são só os senhores juízes que têm essa presunção, todos nós, leigos, a temos, ou seja, sabemos normalmente quem mente ou não. Porém, além das decisões jurídicas, o que me mete verdadeira confusão são as notícias, os insultos, as ofensas, as mentiras, as informações e as contra-informações existentes em casos deste tipo, que começam de facto a passar o limite do admissível numa sociedade civilizada. Como neste caso. Simplesmente lamentável.

Actividades


Tem lugar hoje, pelas 15.00 horas, com transmissão televisiva na TVI24, o Portugal/Arménia, entre selecções nacionais femininas, a contar para a qualificação para o Mundial 2011. Espera-se que Portugal vença e mantenha a sua recuperação no ranking internacional. Estou certo que Mónica Jorge saberá recuperar física e anímicamente as suas jogadoras. Também hoje, mas em França, começa a disputar-se o Torneio de Montaigu, com o Portugal/EAU e a Selecção de Sub/16, dirigida por Emílio Peixe, a tentar iniciar a competição com uma vitória. Por sua vez começam a chegar a Lisboa os jovens que irão competir no Campeonato Inter-Associações Sub/15.

Futebol (não) jogado

Em simultâneo com o Bayern/Manchester, regressou o futebol jogado fora dos relvados. É disto que o meu povo gosta, diria o saudoso Jorge Perestrelo. A polémica vai prosseguir nos próximos dias.

terça-feira, março 30, 2010

Estágio de Futsal


Encontra-se a decorrer no Luso um estágio da Selecção Nacional de Futsal, abrangendo, na sua maioria, atletas que normalmente não são convocados para a selecção principal, surgindo assim a oportunidade de observá-los em ambiente de selecção. Cumpriram-se todas as normas internacionais, dado que o estágio é disputado em datas UEFA para a realização de jogos e torneios. Neste período, estava previsto a realização de um torneio internacional na zona de Coimbra, mas, infelizmente, uma após outra, alegando motivos financeiros, as diversas selecções foram desistindo de participar. Foi nesse sentido e havendo esta "janela" que se aproveitou a oportunidade para a realização do estágio.


"A Selecção Nacional de Futsal iniciou, domingo, um estágio de preparação no Luso, que se prolongará até à próxima quarta-feira, que servirá para que a equipa técnica nacional, liderada por Orlando Duarte, possa observar novos atletas no contexto de trabalho da Equipa das Quinas."

Campeonato Inter-Associações "Sub/15"


Começa no próximo dia 1 de Abril, o Campeonato Inter-Associações "Sub/15", que decorrerá em Trajouce, Tires e no Estádio Nacional. Participam as selecção qualificadas na 1ª fase, ou sejam, Lisboa, Ponta Delgada, Coimbra, Porto, Portalegre e Madeira e ainda duas selecções com os melhores jogadores das selecções afastadas na 1ª fase, zonas norte e sul, e que agora irão ter a designação de Lopes da Silva e Manuel Quaresma. A final terá lugar no Estádio Nacional, campo nº1, no dia 3 de Abril, pelas 11.00 horas. Provavelmente, alguns destes jogadores que competirão neste torneio, integrarão as nossas principais selecções daqui a 10 anos. A partir deste torneio será criada a Selecção Nacional "Sub/15", que em princípio, esta época, fará ainda dois jogos internacionais.

Sven-Goran Eriksson

Eriksson, ao tempo treinador do SL Benfica, num estágio que decorreu na Suécia, tomando o pequeno-almoço com Aurélio Márcio, quando os jornalistas ficavam nos mesmos hotéis que as equipas
Foto: José Vidal



Não posso deixar de dizer que aprecio Sven-Goran Eriksson pelo facto de ser uma pessoa de refinada educação. Nunca se lhe viu uma atitude deselegante, uma palavra desagradável e nunca manifestou falta de fair-play nas várias situações negativas porque passou. Em 2006, atravessei o campo para o cumprimentar, quando tentava nesse momento confortar os seus jogadores que estavam destroçados pelo afastamento dos 1/4 final do mundial. Lembro-me ainda do seu esgar, na Luz, quando Rui Costa marcou o segundo golo de Portugal. Tudo isso é verdade, mas neste caso concreto, não lhe desejo sorte, particularmente no seu primeiro jogo oficial. Neste caso, o que lhe desejo, sinceramente, é que, como o ditado diz, "não haja duas sem três", com Portugal, claro. No resto, que tudo lhe corra pelo melhor.


segunda-feira, março 29, 2010

Blogs e Liberdade

António Boronha, no seu blog, um dos mais conceituados a nível nacional, escreveu isto:

"não duvidem que ter um 'blogue' como este, escrito por uma única pessoa que assina o seu nome por baixo, não é nada fácil.
não pelos comentários, por vezes 'poucochinhos', outras mais ou menos insultuosos, ocasionalmente reivindicativos sobre tudo-e-mais-alguma-coisa, que em determinadas alturas se empilham para moderação.
(não vale a pena irem por aí!)
nem tampouco pelo conhecido síndrome da 'falta de assunto' que de tempos em vez nos assola a todos, inclusivé aqueles que como eu têm a obrigação(?) de escrever com alguma regularidade. nem que seja de borla!
por nenhuma destas duas razões!
simplesmente porque, muitas vezes entendo - mal! - ter a obrigação de ver determinados jogos de futebol, para posteriormente os poder comentar, os quais acabam por ser uma autêntica 'seca'!"
Como eu o entendo António Boronha, apesar de já termos divergido nalguns momentos sobre os blogs e sobre alguns comentários pouco sérios e ofensivos. Se soubesse então o que por aí vai para combater estes projectos de liberdade que são a maioria dos blogs, assinados, e de pessoas que dão a cara, talvez então mais descrente ficaria. Para uns quantos, que falam hoje de liberdade, só a entendem e a aceitam, se for para falar bem deles. Se aparecer uma palavrinha que seja, contestando uma ideia ou um gesto, alto aí, estão a atacar-me. A liberdade é também a possibilidade, de outros, terem razão e nós não. Não sabem, porque antes de 74 andavam "distraídos", e nesse tempo é que era bom, divertiam-se à grande, com os poderes instalados a protegê-los, nem que fosse à custa da liberdade que hoje reclamam, para eles, claro. Dão o benefício da dúvida? Nem isso.

Gripe A

A gripe A eclipsou-se mas deve voltar lá para Outubro, disse Francisco George, Director-Geral de Saúde. Ainda bem que foi de férias. Todos o merecem, até a gripe A. Só não disse quem vai pagar os milhões de euros de prejuízo que foi causado ao país com as milhares de doses de vacinas adquiridas e que devem estar nos armazéns. Eu sei quem vai pagar. Os mesmos de sempre. Nós.

Torneio de Montaigu

Miguel Veloso - 2003

A Selecção Nacional "Sub/16" vai participar nos próximos dias no Torneio Internacional de Montaigu. Portugal, apesar de ter sido várias vezes finalista, nunca conseguiu vencer este torneio, cuja organização aposta muito na participação de equipas africanas. A primeira participação, em 10.04.82, aconteceu com a Selecção "Sub/14", e nela estavam integrados Fernando Mendes, que atingiu notoriedade no futebol português e Lima, actual treinador-adjunto do Sporting CP. A última vez em que participámos, com a Selecção "Sub/16", foi em 2006. Em 2001, um jovem especial integrava a Selecção "Sub/15", Cristiano Ronaldo de seu nome. Tembém estiveram em Montaigu diversos outros jogadores que atingiram a Selecção Nacional "AA", em 1991, Quim e Nuno Gomes, em 1992, Mário Silva, em 1993, Maniche e Frechaut, em 1994, Caneira, em 1996, Ricardo Costa, em 1998, Bosingwa, Carlos Martins, Beto e Helder Postiga e Miguel Veloso, em 2002. A participação destes jovens, que iniciam agora a sua carreira internacional, é extremamente importante para a sua formação, enquanto atletas, mas também como homens, dado que vão tomar conhecimento, alguns deles pela primeira vez, com novas culturas e realidades distintas.

Calendário:

31.03.2010 - Portugal/EAU
01.04.2010 - Portugal/Benim
03.04.2010 - Portugal/França

domingo, março 28, 2010

Adeptos

Um dos elementos que viajarão para a África doSul, juntamente com Sipho Solfafa, da Municipalidade de Mogale City, onde a Selecção Nacional se instalará

Já aqui tinha falado deles e considerei-os os melhores adeptos da Selecção Nacional. Estão preparando a grande aventura das suas vidas, a deslocação em viatura para a África do Sul, atravessando países em conflito. Mas desse projecto falarei em breve. Gostaria agora somente de referir, mais uma vez, a sua paixão pela equipa de todos nós. Merecem o destaque.

Lei da Rolha

"Portugal não se constrói, pelo contrário, destrói-se, com a alimentação permanente de uma telenovela tipo Venezuela como aquela em que vivemos, cheia de paixões inconsequentes, de fatalidade, de maledicência, de justiça propalada e não praticada no tempo e no modo certo, de insultos gratuitos ao primeiro ministro", disse o ex-secretário geral do PSD, Ribau Esteves.

In DN

Ribau Esteves, apesar das certeiras palavras, será o primeiro a sofrer as consequências da "Lei da Rolha"?

Portugal/Itália


Como se previa, apesar da determinação e vontade das jogadoras, a Selecção Nacional Feminina não conseguiu vencer a Itália. A equipa italiana, mais evoluída tecnica, física e tacticamente, venceu com alguma tranquilidade. Como ontem disse, a diferença de meios é muito grande, e só uma grande tarde da nossa equipa poderia permitir uma vitória. Nada de especial e nada que perturbe a melhoria gradual que se verifica. Em Portugal, o discurso habitual, são precisas mais equipas, mais e melhor competição, mais treinos e melhores condições de trabalho, para que a Selecção Nacional, como reflexo dessas mudanças, possa chegar ao nível das grandes equipas europeias. Quarta-feira há mais e com a Arménia é para vencer. Levantar a cabeça, e depressa, que o mundo não acabou ontem. Se servir de consolo, no futebol masculino, a Selecção Nacional há quase 34 anos que não vence a Itália, e o último jogo, disputado em 2008, teve o mesmo resultado de ontem.

sábado, março 27, 2010

Benfica/Braga

Não foi um grande espectáculo mais foi um jogo decente, ao contrário do que tem acontecido por aí nas últimas semanas, especialmente fora do campo. Apesar de tudo parece que afinal o futebol em Portugal também se joga dentro das quatro linhas, com um árbitro, onze jogadores de cada lado e o público nas bancadas. Esta realidade, a do futebol jogado, está cada vez mais reduzida e com menos influência face aos jogos de poder que se jogam sistematicamente fora dos relvados.

Futebol romântico



O Inter não representa o futebol italiano, porque não tem treinador nem jogadores italianos.
Palavras de Lippi sobre o clube de Mourinho. A ideia de Lippi não é desajustada do ponto de vista da paixão por aquilo que é nosso, mas será só no Inter? E no AC Milan? Leonardo é italiano? E Ronaldinho, Pato, Seedorf e toda a legião estrangeira que está no clube? Todos nós gostaríamos que os valores do passado se mantivessem e houvesse uma larga maioria de nossos compatriotas representando os clubes, mas esse é um cenário, infelizmente, já quase do passado. Nem nas selecções nacionais esse purismo existe, na sua própria selecção, inclusivé.


Espírito de Selecção


Em pé: Rui Costa, Luís Figo, Cao (encoberto), Rui Bento, Tó-Ferreira (encoberto) e Brassard
Sentados: Toni, Capucho, João Oliveira Pinto e Peixe

No Estádio da Luz, após a final com o Brasil


Falei dos Sub/17 e da sua qualificação para o europeu, mas não referi o responsável técnico pela equipa, Rui Bento. Conheci-o tinha 16 anos, num ano em que a Selecção Nacional Sub/16 se qualificou para a fase final do europeu e onde acabámos por nos classificar em 2º lugar, após termos perdido a final com a Espanha, após prolongamento e penalties. Já lá vão 22 anos... A partir daí e até ao final da sua carreira como jogador, Rui Bento foi 76 vezes internacional em todas as categorias e escalões. O seu maior sucesso ao serviço da Selecção Nacional aconteceu em 30.06.1991 - na foto -, quando alcançámos o nosso segundo título mundial Sub/20. Curiosamente, como mais alguns colegas seus, Rui Bento foi vice-campeão da Europa Sub/16, Sub/18 e Sub/21 e em todas estas finais houve prolongamento, em duas delas ainda desempate por penalties. Esteve a um pequeno passo de vencer três campeonatos da Europa. Por tudo isto, é um enorme privilégio, falar hoje destes actuais jovens treinadores e dirigentes, que acompanhei como jogadores durante toda a sua carreira. Poucos como ele conhecerão este ambiente de Selecção. O futuro está aí à porta.


Selecção Nacional Feminina


Hoje, pelas 15.00 horas, no Complexo Desportivo da Tocha, Portugal defronta a Itália, em jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo 2011. Espera-se e deseja-se um bom resultado face a uma das melhores equipas da Europa, embora tenhamos a noção da disparidade de meios e condições entre as duas equipas. Continuando nesta onda de evolução do futebol feminino, estamos convictos que a Selecção Nacional vai lutar pela vitória até ao final e sabemos que as jogadoras, orientadas por Mónica Jorge, mesmo com essas conhecidas dificuldades, podem e vão tentar vencer. Ah! Além disso pode ver-se o jogo na TVI24.

sexta-feira, março 26, 2010

Mundial 1998


Já vi e ouvi muita coisa sobre o Mundial 98, particularmente sobre a final França/Brasil. Para os brasileiros parece no entanto que este não é assunto ainda encerrado, tal como para os portugueses os Mundiais de 1986 e 2002 são ainda ponto de discussão. É evidente quando as expectativas são altas e acontecem derrotas procuram-se explicações para tudo e, por vezes, é bem simples, perde-se porque os adversários foram melhores. Para os brasileiros, porém, este assunto de 1998 continua mesmo a não ser pacífico.


"Vai começar mais uma Copa do Mundo, a terceira depois de 1998. O que mais precisa acontecer para o brasileiro tratar àquela derrota como resultado normal de um jogo de futebol ?"

por André Plihal, blogueiro do ESPN.com.br

Planeamento

Foto: Francisco Paraíso

Foi divulgado ontem o plano de preparação para o Mundial 2010. No dia 11 de Maio serão divulgados os jogadores convocados e no dia 13 iniciar-se-ão os trabalhos na Covilhã, numa fase que se chamará pré-estágio. Em 19 de Maio terá início o estágio com praticamente todos os jogadores. A aventura está no princípio e de agora até ao mundial será um correr apressado do tempo.

Euro 2012



Como se previa, sempre que se está sujeito à contingência de um sorteio, normalmente ninguém ganha e quase sempre todos perdem. Foi o que aconteceu. No nosso caso específico, o primeiro desejo de só jogar na segunda data de Setembro 2010, pelo facto de termos um mundial que se espera desgastante, e terminar a qualificação em casa, saiu frustado, embora não seja nada de transcendente. Além disso, outro interesse importante seria não jogar em Chipre em Setembro, dados os altos valores de temperatura e sobretudo de humidade que se registam na ilha nesse mês, como aconteceu em Setembro 2001 e das inesperadas dificuldades que sentimos nessa noite, e acabou por nos sair precisamente essa data, mas, felizmente, em 2011. No resto, tudo normal e pacífico. Claro que pelo conhecimento das vontades das outras equipas verifica-se também que ficaram prejudicadas nos seus interesses. Como curiosidade, e atendendo aos desejos da UEFA em proteger as equipas com invernos mais duros, repare-se que Portugal, uma das duas equipas do grupo onde se pode jogar todo o ano em casa, é a única que não joga em Março, nem em casa, nem fora!

quinta-feira, março 25, 2010

Estranho


A Selecção Nacional qualificou-se para o Mundial, a Selecção Sub/21 tenta qualificar-se para o Euro 2011, a Selecção Sub/19 vai disputar o Torneio de Elite, a Selecção Sub/17 qualificou-se para o Euro, a Selecção Feminina está a realizar a melhor fase de qualificação de sempre, a Selecção de Futsal sagrou-se vice-campeã europeia e a Selecção Sub/16, sem competição oficial, já venceu dois torneios internacionais esta época. Para uma Federação sem adequados meios de trabalho, em comparação com outras federações como a espanhola, a francesa, a italiana e muitas mais outras, com um Estádio Nacional numa lástima, com um quadro reduzido de atletas inscritos, também comparado com outros países da mesma dimensão, pode-se quase dizer que tudo isto é um pequeno milagre de uma estrutura organizada, onde cabem não só a Federação, mas também as Associações, e, muito especialmente, os clubes. Se isto é possível com as selecções, porque será que o restante futebol é a lástima que conhecemos?

Sub/17



Seis anos depois, a Selecção Nacional qualifica-se para a Fase Final do Europeu que decorrerá no Liechtenstein. Um aparente mau resultado no jogo com a Bósnia foi rectificado no jogo com a Croácia. Parabéns aos jogadores, equipa técnica e staff. Pelo menos o futebol de selecções vai tapando as tristezas do dia-a-dia do outro futebol, ou melhor, do futebol de quem não joga.

Tsunami

Vem aí o tsunami. Quando aconteceu este caso manifestei perplexidade perante a suspensão dos atletas que sinceramente me pareceu uma decisão violadora dos seus direitos, caso, em última instância, os castigos fossem inferiores ao período em que estivessem suspensos, o que veio agora a verificar-se. Mas mesmo assim não seria possível que a lei do bom senso tivesse imperado? Não será possível reciclar este futebol?

quarta-feira, março 24, 2010

Vários Messis

Vicente Del Bosque, Seleccionador de Espanha, afirmou que na sua equipa existem vários Messis. Que a selecção espanhola é uma tremenda equipa, todos sabemos, sobretudo pela força do seu futebol colectivo, agora dizer que tem vários Messis na equipa, parece-me um tanto exagerado. Nem os melhores escapam à asneira quando ela tem de sair. E Del Bosque é dos melhores. Acontece.

Final da Taça de Portugal Feminina


Boavista FC e 1º Dezembro as duas equipas portuguesas de futebol feminino com maior historial, vão disputar a sétima Final da Taça de Portugal, que pela 1ª vez se disputará no Estádio Nacional. A final terá lugar no dia 10 de Abril, pelas 16.00 horas. Eu vou lá estar, como estou quase sempre na final masculina, porque acima de tudo se vai fazer história no futebol feminino em Portugal e não quero perder esse momento.

Multas

FC Porto e SL Benfica foram multados por 2.250 euros pelos incidentes da final da Taça da Liga. Estou esclarecido. Aquilo que vi na televisão deve ter acontecido no Ruanda. Só pode.

terça-feira, março 23, 2010

João Garcia


João Garcia vai tentar subir ao Annapurna, o último grande cume acima dos 8.000 metros que ainda não escalou, para completar o seu "Grand Slam", composto pelas 14 montanhas acima dessa altitude. A partir de hoje e com regularidade vou seguindo aqui esta odisseia do nosso compatriota.


Publicação: 22-03-2010 19:38

"Não estava aqui há 7 anos, é engraçadíssimo reavivar a memória", diz João Garcia

No acampamento-base do Pumori, João Garcia e a maioria dos elementos que integram a expedição ao Annapurna, preparam-se para atacar o cume de 7 mil metros, que servirá de aclimatação para o objectivo da aventura.

http://sic.sapo.pt/joaogarcia


Claques



E não será possível exterminá-las? Depois dos incidentes de Alcochete, na época passada, seguiram-se os de Alvalade na quinta-feira e agora os do Algarve. Está completo o espectro colorido do nosso futebol. Não haverá ninguém que consiga parar esta onda? Será isto desporto e futebol? Valha-nos Deus, porque aqui na terra não vejo maneira de os mortais pararem estes energúmenos.

Um ano

Faz hoje precisamente um ano que comecei a publicar este blog. Não vale a pena, por agora, abordar as razões que me levaram a criá-lo. Talvez um dia esteja em condições de abertamente falar desse assunto. Foram 1.191 entradas que se iniciaram com as selecções nacionais, depressa passaram para outros desportos e posteriormente para outras áreas da nossa vida de todos os dias. Nem sempre quem leu esteve de acordo, mas publiquei todos os comentários das pessoas que estavam em desacordo com o que ia escrevendo. Evitei no entanto comentários que me chegaram ofendendo outras pessoas. Apesar das diversas pressões bem localizadas e bem definidas, embora indirectas, para que desistisse, que mais não serviram do que me dar mais força e vontade para continuar, asseguro que vou prosseguir enquanto me for possível conciliar com a minha vida profissional. E só essa eventual dificuldade me fará parar. Até lá um abraço para os que por aqui passaram, para os que comentaram e sobretudo para aqueles que já são prata da casa, alguns dos quais, a maioria, não conheço pessoalmente.

segunda-feira, março 22, 2010

Emídio Rafael


O percurso de crescimento em qualquer actividade das nossas vidas não é exactamente igual para todos. A alguns, por vezes, surgem acontecimentos extraordináriamente negativos nessa fase de desenvolvimento. No desporto, isso é ainda mais notório, dado que existem factores de risco associados à sua prática. Já vi tantos "Maradonas" aos dezassete anos que aos vinte já se arrastam por clubes sem expressão e rumo a uma carreira sem mérito e sucesso. Pelo contrário, já vi alguns jovens que vão enfrentando com coragem os imensos problemas que vão surgindo regularmente na suas vidas, tornando-os mais fortes e resistentes. É talvez o caso de Emídio Rafael, defesa-esquerdo da Académica, cuja entrevista ao MaisFutebol merece ser lida com atenção. Muitas e muitas vezes, se calhar para a maioria, o sucesso não cai do Céu, conquista-se. E estes, são quase sempre, os melhores. Na Selecção Nacional, nos clubes, como na vida, nem sempre se escreve por linhas direitas.

Râguebi


Portugal terminou a sua fase de qualificação sem conseguir prosseguir na prova, ficando afastado da fase final do mundial. Esforço inglório dos jogadores, equipa técnica e federação, que talvez merecessem ir mais longe. O facto de terem sido eliminados não os pode tornar nos piores do mundo, como é hábito acontecer em Portugal, havendo um caminho de conquista e desenvolvimento pela frente e sobretudo de consolidação dos percursos anteriores. Pareceu-me também que a seguir ao último mundial, ter começado a existir uma onda de euforia, de certo modo despropositada, talvez fruto de alguma inexperiência e que raramente traz bons resultados. No entanto, para quem gosta de desporto, deu especial prazer sentir a determinação dos jogadores e do seleccionador no anterior mundial, quer na fase última de qualificação, quer na fase final. Lembro-me que tinhamos um jogo, salvo erro com a Bélgica, em Alvalade, e a primeira grande ovação da noite foi para a selecção de râguebi quando se soube da sua qualificação para a fase final. O estádio em pé aplaudiu, mas o râguebi, em Portugal, não deixou por isso de ser um desporto de elite. Não sei, desconheço sinceramente, como é no estrangeiro, mas em Portugal terá de abrir portas junto das camadas populares e dos miúdos de outras classes. Para crescer, não pode continuar a ser o jogo duma determinada classe social, média/alta, e terá de abrir-se aos jovens de meios mais pobres, base de apoio natural do futebol. E é aí, na massificação junto da juventude, que terá de ganhar espaço. Já agora um alerta também para as condições de trabalho, que tal como para o futebol, existem no Estádio Nacional, ou melhor, existem, mas são terceiro-mundistas.


Acreditar

A Selecção Nacional Sub/17, não conseguiu vencer a Bósnia-Herzegovina, no segundo jogo do Torneio de Elite, da UEFA, a decorrer nesse país. Para atingir a fase final do Europeu terá de ganhar à Croácia, que por sua vez conta por vitórias os jogos disputados. O jogo, que corresponde a uma final, terá lugar no dia 24, pelas 15.00 horas locais. Para estes jovens a oportunidade de darem a volta a uma situação que os seus colegas nas épocas anteriores não conseguiram.

domingo, março 21, 2010

Maniche


Assisti na sexta-feira ao Colónia/Borussia, disputado no estádio da equipa de Petit e Maniche. Mais uma vez o Colónia pareceu-me uma equipa que procura um rumo, uma lógica e um sentido de jogo. Salvou-se, e daí esta entrada, o excelente golo de Maniche. Como o óbvio diria, um golo à Maniche, cheio de força, potência, vontade e garra, como só ele consegue fazer. Depois do golo, a resposta aos assobios dos seus próprios adeptos, como também só Maniche o sabe fazer.

Beckham


Só agora tive oportunidade de comentar a grave lesão de Beckham e a sua mais que provável ausência, como jogador, do Mundial de 2010. Aprecio muito o jogador Beckham, e tive a felicidade de por várias vezes estar presente em diversos jogos Portugal/Inglaterra quando ele era a grande figura da equipa inglesa, lembrando-me por exemplo, dos mais memoráveis, os dos Euros 2000 e 2004 e o do Mundial 2006 e também o da 100ª internacionalização de Luís Figo, no Algarve, em Fevereiro de 2004. Um mundial quando perde as suas maiores figuras passará naturalmente a estar mais fragilizado e este é um dos casos mais salientes. É pena. Depois de tanto esforço para estar presente na África do Sul em Junho/Julho, deverá sentir-se defraudado com a sorte que o abandonou neste momento, naquele que seria o do seu último mundial. Volto a publicar um pequeno texto que escrevi sobre Beckham, em Julho de 2009, onde abordei a sua relação com alguns adeptos ingleses.


No primeiro jogo do Euro 2000, Portugal venceu a Inglaterra por 3-2, num jogo memorável, disputado em Eindhoven, e depois de estar a perder por 2-0 ao fim dos primeiros vinte minutos de jogo. No final do jogo, alguns adeptos ingleses, desiludidos com a sua equipa, juntaram-se junto do túnel e quando David Beckham passou, gritaram este mimo: "Espero que o teu filho morra de cancro". Estava com o José Carlos Freitas, na altura assessor de imprensa da selecção nacional, junto ao túnel e ficámos ambos horrorizados com o que ouvimos. Beckham em recente entrevista falou nesse assunto para dizer quanto essas palavras o tinham magoado.

Cabo Verde


Estar em Cabo Verde, como em Moçambique, que também visitei recentemente, é como se estivéssemos em casa. Na quinta-feira, dia dos jogos da Liga Europa, era ver os cabo-verdeanos agarrados aos rádios para ouvir os relatos dos jogos do Benfica e Sporting. Particularmente o Benfica tem uma legião de adeptos neste País que é verdadeiramente surpreendente. No dia seguinte notava-se uma satisfação enorme entre os benfiquistas derivada da vitória em Marselha. Mais parecia que estávamos nalguma zona de Lisboa onde esse clube tem a maioria de adeptos. Dá pena ver que os italianos, os espanhóis, os irlandeses e os ingleses fazem negócios, os portugueses deixaram o coração. Mas como os locais dizem "Português tem coração mas não tem dinheiro". Será mesmo assim ou andamos distraídos? É uma pena não fortalecermos e não dinamizarmos com mais entusiasmo e meios estes laços de amizade. E que força tem o futebol para poder fazer isso.

sábado, março 20, 2010

Varela


Soube a pouco a presença de Varela ao serviço da Selecção Nacional, limitando-se até ao momento, ao Portugal/China de 3 do corrente no qual teve uma actuação bastante promissora. Esta lesão, impeditiva da sua eventual participação no Mundial, adia um sonho do jogador e privará a Selecção de um jogador que se previa pudesse vir a atingir projecção internacional nessa competição. É pena mas Varela é jovem e pode ainda vir a participar noutros eventos dessa dimensão.

Betinhos armados em rambos de secretária

Depois de uns dias por fora, acompanhando sempre que possível o que se passava no País, ai esta televisão que não nos deixa fora do acontecimento, não posso deixar de comentar os tristes incidentes de Alvalade que devem ter sido muito badalados por cá. Como é possível que neste nosso País, segundo dizem alguns, de brandos costumes, até os "betinhos" se armem em heróis, fortemente protegidos pelas quatro paredes dos gabinetes, e lancem a maior das confusões entre gente que deveria estar em Alcatraz e não num estádio. Se são culpados os protagonistas da pancadaria não é menor culpado aquele que lançou gasolina para o fogo. Já nem no clube do Visconde a tradição é o que era. Lamentável. Salvou-se o futebol que é o que conta, apesar da derrota, os jogadores do Sporting CP ficaram muitos pontos acima de alguns dirigentes.

Henrique Calisto

Henrique Calisto afirmou que a Coreia do Norte é uma equipa acessível. Vinda de um técnico credenciado e experiente torna-se uma afirmação estranha. Um Mundial, para quem já lá esteve, é uma prova especial, em que os fracos tentam superar as suas fragilidades. Para qualquer jogador, a presença numa competição deste nível é o máximo na sua carreira, pelo que se superam, ou fazem por isso, sempre que estão presentes e sobretudo quando jogam com as equipas mais fortes. Por isso, quer se chame Coreia do Norte, Costa do Marfim, ou... Vietname, é sempre de desconfiar e ter o maior dos cuidados. Não é Eusébio ?

sexta-feira, março 19, 2010

Curiosidades dos Mundiais - 4 -

- A Índia classificou-se para o mundial por desistência de outras equipas da sua região, porém não chegou a participar dado que alguns jogadores jogavam descalços e a FIFA não o permitiu.
- Um jornal inglês informou que os ingleses tinham batido os americanos por 10/1. Ao ter chegado a notícia do verdadeiro resultado de 1/o a favor do EUA, os jornalistas ingleses não acreditaram que fosse possível e que tinha sido um engano, pelo que optaram pelos 10/1. A Inglaterra era capitaneada por Stanley Matthews.

quinta-feira, março 18, 2010

Bill Shankly e Lisandro Lopez

"Hoje é um jogo de vida ou de morte..." -Lisandro Lopez, antes do jogo Real Madrid/Lyon
"Algumas pessoas pensam que o futebol é uma matéria de vida ou morte. Eu posso assegurar-vos que é muito mais sério que isso" - Bill Shankly há uns anos atrás

quarta-feira, março 17, 2010

Ainda o Futebol Feminino na Alemanha


O dia 29 de Outubro de 2009 marcou o arranque formal do countdown para o Campeonato do Mundo Feminino de 2011 que decorrerá na Alemanha. Nesse dia, num jogo de futebol feminino, a Alemanha, campeã do mundo e os EUA, campeã olímpica, jogaram um desafio no novo Estádio Arena de Augsburgo. O grande realce deste jogo foi o facto de a ele terem assistido ao vivo 28.337 espectadores! Por exemplo, o recente Portugal/China, não atingiu este número de espectadores. O futebol alemão feminino, mas também masculino, em grande destaque. A Alemanha, é hoje, sem dúvida, a maior potência mundial do futebol, em todas as suas vertentes, masculino, feminino e de formação.

terça-feira, março 16, 2010

Chapéus há muitos

Imagens curiosas de três Seleccionadores Nacionais, José Maria Pedroto com Peres Bandeira que foi Seleccionador Nacional de Juniores e Otto Glória, cada qual com o seu modelo. José Maria Pedroto e Otto Glória com bonés e Peres Bandeira com gorro. Outros tempos...

segunda-feira, março 15, 2010

domingo, março 14, 2010

Santa Clara-a-Velha

A Selecção Nacional esteve alojada em Coimbra, perto de uma jóia arquitectónica do nosso património, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. O Mosteiro foi aberto ao público em 2009 depois de se ter iniciado a sua recuperação a partir de 2004. Uma parte importante e notável da nossa história passou por dentro e junto daquelas pedras e daquele edifício. Quem passar por Coimbra, e tiver tempo e disponibilidade, deve visitar este extraordinário monumento que está junto a um museu bem documentado e organizado sobre a sua história. A sua recuperação dignifica todos aqueles que nela participaram e dignifica-nos a nós como nação. Nem tudo vai mal no nosso País.

Paulo Ferreira- 2 -


O maisfutebol disse que quase ninguém tinha reparado que Paulo Ferreira tinha sido capitão a partir do intervalo do jogo com a China. Quase, disse e bem o jornalista. Aconselho a leitura da entrevista dado que Paulo Ferreira - é das pessoas que mais admiro no futebol - nela dá uma lição de humildade e classe a tantos que por aí andam e que não têm nem metade do seu valor, como jogador e como homem.


Ao fim de 59 internacionalizações, envergou a braçadeira de capitão no particular frente à China. Foi um prémio pelo seu trajecto na selecção?
«Foi um momento marcante para mim. Ser capitão da selecção não é para todos e irá marcar-me para sempre. É lógico que não tenho perfil de capitão, sou completamente o oposto. Sou muito tranquilo, enquanto um capitão tem de ser mais interventivo, em termos de comunicação. Mas é um reconhecimento pelos anos que tenho de selecção, pelo que tenho feito. Jamais esquecerei isto. Só tinha sido capitão nas camadas jovens. Os capitães têm de ser mais comunicativos, em termos de liderança. Eu sou o oposto, sou mais de fazer o meu trabalhinho sem fazer grandes ondas.»

Flores


Flores em dois momentos completamente diferentes. As primeiras, por iniciativa do Sporting CP, antes do jogo com o Atlético Madrid, no dia 11.03.2010, entregues em homenagem ás vítimas da Atocha. As segundas entregues pelo capitão da Selecção Nacional, Augusto Silva, ao lendário Zamora, capitão da selecção de Espanha, em 17 de Março de 1929, num jogo disputado em Sevilha. Enquanto em 1929 se tratou de um gesto de amizade, em 2010 foi um gesto de solidariedade recordando um trágico dia em Madrid. Troca de flores unindo dois povos e com 81 anos de diferença.




sábado, março 13, 2010

Perfeitamente de acordo

Um artigo de Luis Sobral que expressa de forma clara uma ideia com a qual concordo plenamente e que coloca à discussão na opinião pública mais uma posição, na minha opinião, coerente.
"Defender a introdução de tecnologias no futebol é um pouco como desejar a paz no mundo: todos a defendem. Uns com argumentos sólidos, outros com hipocrisia, os mais patéticos com petições e inutilidades folclóricas do género."

Mais sacrifícios

Teixeira dos Santos diz que os sacrifícios podem não ficar por aqui. Sacrifícios sempre para os mesmos, claro. Gostava no entanto de deixar uma pergunta no ar: o que é que se fez para acabar com as offshores? Já se esqueceram do que andaram para aí a prometer sobre esse assunto? Foi sol de pouca dura. Nessa área, a de quem tem muito e o põe a recato sem pagar impostos, os sacrifícios passam sempre ao lado. Mostrem coragem e então todos entenderemos os sacrifícios.

Lula

Se em Portugal, José Sócrates, dissesse acerca de algum jogador da selecção nacional o que Lula disse de Ronaldinho, meu Deus, nomeava-se logo um comissão de inquérito na Assembleia da República, para que os ilustres deputados pudessem debitar mais algumas brilhantes intervenções como as que temos ouvido nos últimos dias no inquérito sobre o eventual controlo dos media pelo Governo.

sexta-feira, março 12, 2010

Diga lá outra vez!


O médico da selecção brasileira fez a seguinte pergunta: "Qual é o jogador que não bebe? Conhece algum?" Esta questão surgiu a propósito dos recentes problemas de Adriano. É natural que o médico brasileiro tente defender o seu jogador, mas a pergunta e afirmação que fez é ridícula. Presumir que todo o jogador bebe é uma afirmação bastante despropositada. Só deve falar daqueles que conhece. Mas o que está verdadeiramente em causa nem é o facto de um jogador beber, dado estar provado que o alcóol bebido com moderação e equilíbrio e nos momentos adequados e possíveis não é de todo negativo. O que está em causa é a quantidade e o tipo de bebida, e aí sim, o exagero causa mossa, como no caso em análise, e que tendo em conta a qualidade do atleta é realmente pena.

Europa

Depois do inesperado desastre do FC Porto aguardava-se com alguma curiosidade o comportamento das duas equipas de Lisboa. O que se pode dizer é que a atitude dos jogadores e os próprios resultados, permitem sonhar com a qualificação e a esperança de podermos vir a ter uma equipa portuguesa na final da Liga Europa. Não será fácil pois encontram-se em provas equipas europeias de topo, mas que existem possibilidades também não é menos verdade. Vamos aguardar a 2ª mão sonhando não só com a qualificação de ambos os clubes mas também com esse objectivo final.

Adeptos

Dá gosto ver e sentir o apoio dos adeptos do Benfica à sua principal equipa de futebol, particularmente neste momento de grande euforia. Não há dúvida que esse apoio tem uma grande carga motivadora para os jogadores e a sua resposta é notável. Há algum tempo que não via uma equipa portuguesa tão empenhada e determinada como o actual Benfica. Jorge Jesus com os seus modos e palavras pouco académicas, tem concerteza uma palavra decisiva nesta mudança, mostrando que acima de tudo ter-se uma prática e conhecimento do dia-a-dia do futebol e dos jogadores é um passo decisivo para o sucesso, muito mais do que outros títulos. Ainda por cima sendo estudioso, mais fácil tudo se torna.

quinta-feira, março 11, 2010

Futebol Feminino na Alemanha


Recebi a newsletter nº 5, do Campeonato do Mundo Feminino, que decorrerá na Alemanha em 2011. Publicação excelente que reflecte o alto nível do futebol feminino neste país. Aliás será também na Alemanha que decorrerá este ano o Campeonato do Mundo Sub/20 Feminino. As duas maiores competições mundiais femininas decorrerão no mesmo país em dois anos consecutivos, o que é de facto uma novidade no planeamento da FIFA, mas que homenageia, justamente, a maior potência mundial deste desporto.

O bafo

São curiosas as palavras que os brasileiros utilizam e que se distinguem das que os portugueses usam para designar a mesm acção. Dar o bafo, tem cá um bafo, são expressões populares que por aqui, de vez em quando, usamos. Agora ir ao bafômetro é que está fora dos nossos hábitos porque é ao balão que vamos soprar. Romário é que não teve hipóteses, e, recusando o bafômetro, ou melhor, soprar o balão, foi multado.

Complicómetro

Por mais tempo que ande no futebol, e já lá vão bastante anos, há coisas que jamais entenderei. Nas nossas vidas deve imperar o bom senso, a atenção a prevenção, o não abusar da sorte e, sobretudo, tentar não complicar o que é fácil. A vida é feita de experiências, é um facto, mas temos de estar seguros que essas experiências têm qualidade para se aguentarem face a situações anómalas e que extravasam a nossa rotina diária. Se estamos habituados a conduzir um Fiat 600 estranharemos se nos derem um Ferrari para as mãos. Se jogarmos com regularidade numa liga doméstica, estaremos mais aptos para enfrentar desafios com um grau de dificuldade maior, mas se somos suplentes em praticamente em todos esses jogos de dificuldade média, estaremos em condições de jogar ao mais alto nível na maior das competições de clubes e essencialmente num jogo decisivo? Tenho muitas dúvidas. Tudo na vida deve ser feito em progressão. Até jogar futebol. Pélés, Maradonas, Ronaldos, só aparecem de vez em quando, e esses sim, quando nascem, estão destinados a marcar a diferença.

quarta-feira, março 10, 2010

Prémio



Há cerca de um ano e meio, se a memória não me atraiçoa, numa reunião realizada na UEFA, assisti a um debate sobre arbitragem que atingiu um nível bastante alto de discussão. Vi o Presidente da UEFA, Michel Platini, a apresentar o caso do Basileia/Vitória de Guimarães, como uma situação que nunca deveria acontecer no futebol, dando inclusivé exemplo do enorme prejuízo que o clube minhoto sofreu com uma decisão altamente controversa do árbitro do jogo. Acontece que o Vitória foi afastado da Champions League, perdeu no mínimo cerca de cinco milhões de euros e o prestígio associado a essa participação. Ao árbitro o que é que aconteceu? Continuou a dirigir os jogos da UEFA como se nada tivesse passado. Michel Platini provavelmente não saberá nada disto, e estará longe destas manobras contrárias às palavras correctas que ouvi da sua própria boca. Por tudo isto toda a atenção do Sporting CP no jogo com o Atl. Madrid.


Sem comentários

"O Porto tem muito código genético no seu futebol."
RTP, 09.03.10, durante a transmissão do Arsenal/FC Porto

O futebol está cada vez mais próximo de assuntos eruditos... A continuar nesta onda só quem tem licenciaturas na área das ciências compreenderá os comentadores da televisão.

Vale tudo?


Parece mesmo que vale tudo. Para aqueles que falam de Inglaterra e do seu futebol como se tratasse do paraíso à face da terra, aí está mais um exemplo da falta de valores e princípios na pátria da modalidade. Não está provado que tenha sido alguém ligado à Comunicação Social a participar e a organizar estas escutas. Mesmo dando neste caso o benefício da dúvida, é notório para todos que alguma comunicação social tradicional está de facto a atravessar uma fase de enorme desorientação, utilizando caminhos claramente contrários à ética e deontologia profissional pelo que não me espanta que mais tarde isso venha a ser provado. O pragmatismo, a seriedade, o rigor, a forma discreta como no passado se abordavam determinados assuntos e temas, são práticas que estão, actualmente, fora de moda, estando-se na fase do vale tudo, do pisar todos, seja a que preço for. Pelos vistos, lá como cá.

terça-feira, março 09, 2010

Somos todos tolos?


A propósito desta notícia sobre as consequências do mau tempo na Madeira, o Bloco pretende efectuar averiguações sobre eventuais responsabilidades das autoridades locais. Apetece perguntar se será o momento adequado para tal dado que é óbvio que há culpas claras de quem construiu mas também de quem deixou construir. Façam-no porém depois, por enquanto resolvam-se os problemas das pessoas simples que ficaram sem nada. Quanto a acidentes também apetece perguntar se caísse em Lisboa e nos seus arredores, uma tal quantidade de água em tão pouco tempo, o que aconteceria, por exemplo, em Loures, Odivelas, Sacavém, ou mesmo em certas zonas de Lisboa? E faz-se alguma coisa para evitar esse possível e anunciado desastre? E o Bloco não está representado em Lisboa?

Novas tecnologias

Como se esperava, o International Board afastou a possibilidade de introdução a curto prazo, de novas tecnologias no futebol. As estruturas dirigentes do futebol, são, por tradição, conservadoras. Relembro que no Euro 2008, as equipas, a partir da 1ª fase, estiveram proibidas pela UEFA de utilizarem os seus próprios meios de vídeo-análise dentro dos balneários. Medida profundamente conservadora e anacrónica, cortando drasticamente o sinal de televisão dentro desse espaço privado das equipas para que não houvesse dúvidas sobre a decisão. Como é que as mesmas pessoas que decidiram sobre este assunto desta maneira, poderiam aceitar alterações tão profundas nas leis do jogo. Coisas bem mais simples como as substituições e os procedimentos face a lesões não são sequer contempladas e achávamos todos que este assunto mereceria atenção por parte do IB? Pura ilusão. Se estivéssemos nos inícios dos anos 70 diria que é uma autêntica brigada do reumático que domina este assunto.

Frustação


Há sempre uma primeira vez para tudo. Com a discussão de datas e acerto de calendário para o Euro 2012 foi a primeira vez que tivemos de partir para sorteio não se chegando a acordo na reunião destinada para esse fim. Foi pena, dado que estavam reunidas as condições para o protocolo ser assinado. Um grupo de cinco equipas dava a entender que seria possível uma negociação fácil e tranquila. Puro engano. Por várias vezes estivemos perto de um acordo, mas quando se parecia caminhar para o final, imediatamente surgia um obstáculo. Uma negociação pressupõe cedências, e foi esse o nosso posicionamento desde o princípio. Infelizmente outros não pensaram assim, e segundo penso, todos irão perder. Após seis horas de reunião e discussão, não se via luz ao fim do túnel pelo que não restava outra solução senão aquela que tomámos.


Tempo e dinheiro desperdiçado que a UEFA, neste caso, e a FIFA noutros, poderiam evitar, fazendo-se um sorteio pré-determinado ao mesmo tempo que as equipas fossem sorteadas. Tal como nas competições dos clubes. Este sistema não tem futuro tal como tantos outros. É uma questão de tempo para se acabar com isto.

segunda-feira, março 08, 2010

Afinal houve quem gostasse

Foto: Francisco Paraíso


Por muitas críticas negativas, assobios e olés que tivessem surgido, há sempre quem ache o contrário daquilo que a maioria comentou. Procurando na internet encontrei com facilidade quem tivesse gostado do Portugal/China. São surpreendentes as análises e os gostos de cada um. O que parece óbvio para uns não o é para outros. Por isso, é que embora sejamos tão parecidos nos comportamentos, somos todos tão diferentes nas análises!

Prognósticos só no final do jogo


Esta é uma frase conhecida de um antigo atleta que por acaso foi do FC Porto e que por ser tão óbvia acabou por cair no anedotário nacional do futebol. Thierry Henry, pelos vistos, não a conhece. Faz mal.

Euro 2012


Hoje, neste preciso momento, estará a iniciar-se a reunião entre as federações da Dinamarca, Chipre, Portugal, Noruega e Islândia, no sentido de se encontrar um calendário para a qualificação do Euro 2012. A reunião decorrerá na sede da federação dinamarquesa e só terminará, em princípio, após se chegar a um acordo. Se isso não for possível terá lugar um sorteio, ou no próprio local, ou organizado pela UEFA.

domingo, março 07, 2010

Paródia

Um pouco de paródia e alegria não faz mal a ninguém. O BES é que ainda não viu isto!

António Castro e a Ópera

O meu amigo António Castro no seu Blog "Teias da Bola" escreveu o seguinte:


"Ninguém prometeu ópera em Coimbra. Portugal marcou dois golos à China. Cristiano Ronaldo mostrou alguma das suas melhores qualidades: transmitiu dinâmica ao ataque e ofereceu um golo a Hugo Ameida. O jogador do Werder de Bremen apareceu recuperado da grave lesão. Simão Sabrosa desenvolveu com acerto missão de apoio à frente ofensiva em posição menos habitual mas não desconhecida na sua carreira. Nani não foi feliz nos remates, mas também confirmou atravessar um bom momento. O guarda-redes Hilário estreou-se na selecção aos 34 anos, cumpriu e deixou uma mensagem a reter: «Nunca é tarde para nada.» A selecção voltou a marcar depois do intervalo (João Moutinho ou Liedson?) com uma equipa praticamente nova e exibição pobre. Varela, mais inibido do que no FC Porto, e Tonel, chamado à última hora por lesão de Ricardo Carvalho, ainda remaram contra a maré, mas não disfarçaram o comodismo e o deserto de ideias dos restantes companheiros. O público reagiu da pior maneira. Assobiou os portugueses e premiou o empenho dos chineses com «olés». Pareceu estar habituado a ver grandes espectáculos de futebol todas as semanas. Se pretendiam ópera, deveriam dirigir-se a outro local!"
Pelo menos vejo alguém que pensa como eu. Só que em vez de ópera chamei-lhe tourada.

Seriedade

Aqui há uns anos toda a gente desconfiaria. O SC Olhanense com tantos jogadores emprestados pelo FC Porto, seria pelo menos objecto dessa desconfiança. Ontem viu-se o contrário, tendo todos esses jogadores tido um comportamento exemplar na defesa da sua actual equipa. Por isso este destaque para todos eles, extensível ao seu treinador, Jorge Costa, que demonstraram seriedade na sua atitude. Não podemos viver só a dizer mal e a apontar os casos negativos.

sábado, março 06, 2010

Farmville

Conversas no Facebook de gente da bola

Um pouco de humor não faz mal a ninguém. Link do blog "Liberdade Democrática na Ilha das Flores". Ao menos o futebol ainda tem alguma margem para nos fazer sorrir. O resto está uma miséria.

Bosingwa


Notícia triste a da lesão de Bosingwa. Trata-se de facto de uma perda de enorme importância. Como é infelizmente quase hábito sempre que participamos em grandes competições, surge mais uma vez uma lesão grave que afasta um provável titular, lembrando-me por exemplo das lesões de Jorge Costa, Simão e Jorge Andrade. Continuamos na expectativa por Pepe, esperando-se ansiosamente pela sua recuperação. Esperemos que fique por aqui esta onda negativa.

Ainda os apupos

Alguma parte da comunicação social comentou ou criticou as opiniões daqueles que contestaram a atitude dos adeptos de Coimbra no jogo Portugal/China. Curiosamente fazem por esquecer deliberadamente que não se criticou os assobios, criticaram-se, isso sim, os "olés". Assobios fazem parte do espectáculo. Pode-se não gostar mas aceita-se, agora "olés", não são próprios do futebol mas de touradas. Alguns comentadores devem ter-se enganado no espectáculo, do Estádio Cidade de Coimbra ao Campo Pequeno vai uma diferença grande. Nem quando se fazem "olés" aos nossos adversários nós apreciamos, quanto mais a nós mesmos. Finalmente, temos o direito, pelos vistos por enquanto, de dizer que não gostamos quando nos ofendem. Se a Selecção jogou mal, ou joga mal, os adeptos têm o direito de se manifestarem, não devem é fazê-lo por modos inadequados. Felizmente houve coragem para alguns colocarem a questão correctamente.

Lutadores pela Democracia


Regressado "à terra" depois de quase três semanas de andanças externas e internas de grande intensidade e sem tempo para acompanhar em pormenor as notícias do nosso dia-a-dia, fiquei pasmado com o nível da discussão e a falta de decoro de alguns jornais e jornalistas???. As notícias de ontem sobre "sticadas" levam-me a pensar que o Sr. António atingiu o ponto máximo da falta de seriedade. E se um dia uma qualquer escuta envolvesse a sua própria mulher também a publicaria? Batemos no fundo.


Nota: Também ontem ouvi o Sr. Belmiro falar de liberdade de imprensa. Até pensei que estava a sonhar e que me encontrava antes do 25 de Abril. Há aliás registos de intensa actividade do Sr. Belmiro na luta pela liberdade de imprensa antes dessa data, só que esse ilustre empresário não querendo protagonismo por essas acções de luta pela democracia, tem tentado evitar que falem nelas. Agora que novamente deixou de haver liberdade de imprensa, ele aí está de novo na primeira linha da luta por esse direito fundamental. Como eu admiro pessoas deste calibre.

sexta-feira, março 05, 2010

Medalhas de Bronze

Foto: Francisco Paraíso

Raul Meireles e Bruno Alves alcançaram há alguns jogos atrás a 25ª internacionalização e a FPF homenageou-os em Coimbra, antes do jogo Portugal/China. O destaque para um momento que concerteza será repetido dentro em breve após a 50ª internacionalização. Relembre-se que foram estes dois jogadores do FC Porto que marcaram os golos nos jogos com a Bósnia e que nos deram acesso ao mundial.

Solidariedade

Foto: Francisco Paraíso