domingo, fevereiro 28, 2010

Pordata

Convém estar atento à nossa realidade e para isso nada melhor do que visitar esta base de dados sobre Portugal: http://www.pordata.pt/

Aconselho.

Jogos de Preparação


Encontra-se finalizado o nosso programa de jogos de preparação com vista ao mundial 2010.

24 de Maio - Portugal/Cabo Verde - Covilhã
1 de Junho - Portugal/Camarões - Covilhã
8 de Junho - Portugal/Moçambique - Joanesburgo

Três equipas africanas, duas delas de países irmãos, tentando antecipar o jogo com a Costa do Marfim.
Foto: Francisco Paraíso
Portugal/Cabo Verde - Junho de 2006

La Palisse

Por vezes, na ânsia de tanto se falar, e querer justificar o injustificával, comete-se o pecado original, a mãe de todas as verdades, a verdade de La Palisse.

A foto

Na procura de perceber o que se passa no mundo do desporto e das nossas vidas, fiz, como quase todos os dias, uma busca diária pela internet. Fala-se do Chile, de vitórias, derrotas, corrupção, política de rés-do-chão, ou seja, de porcaria, audições tristes e tristes figuras, de tudo um pouco. Porém o assunto do dia é sem dúvida, comum a quase todas as notícias, do Brasil a Itália, de Espanha a Inglaterra, o encontro de Waine Bridge com John Terry. A Gazzetta dello Sport, escolheu mesmo esse caso para a foto do dia! Os deuses devem estar mesmo loucos!



Foto: Gazzetta dello Sport

sábado, fevereiro 27, 2010

China

Não tem sido tarefa fácil organizar a deslocação da equipa chinesa a Portugal. Habituados ao pensamento ocidental, aos nossos níveis de organização e a procedimentos lineares e ágeis, temos sido confrontados com tudo aquilo que é contrário às nossas práticas. Cada dia que passa torna-se um desafio às nossas capacidades de compreensão de outras mentalidades. Hoje chegam a Lisboa os primeiros elementos, e, um pouco aos soluços, vão chegando os atletas que jogam no estrangeiro e depois a maior parte da delegação que vem de Pequim. Domingo, o primeiro treino no Estádio Nacional e na segunda-feira, toda a comitiva, rumará a Coimbra, onde estagiarão até ao jogo de quarta-feira. Um pouco do pensamento reservado e enigmático da Ásia estará entre nós. O futebol, mais uma vez, a aproximar os Povos e a mostrar como somos todos bem diferentes.

Um sinal


O Portsmouth, clube de Ricardo Rocha, muito dificilmente evitará a descida de divisão, devido a decisão de carácter administrativo e que vem na sequência da situação financeira catastrófica em que se encontra. Parece que existem outros clubes ingleses no mesmo caminho, e em Portugal?

Equipamento alternativo



Aí está o equipamento alternativo para o Mundial 2010 e para a campanha de qualificação do Euro 2012. Em breve será divulgado o equipamento principal. Como é habitual nestas situações as opiniões dividem-se, uns gostam, outros não. Vamos estrear este equipamento no jogo com a China na próxima 4ª feira. No campo, e em conjunto, veremos como resultará esteticamente. Como referência final fica a certeza de um corte com os equipamentos tradicionais.




Durban

Prometi falar do Estádio de Durban onde Portugal jogará com o Brasil, no último jogo da 1ª fase do mundial. Conheço a larga maioria dos melhores estádios do mundo que são normalmente construídos para os mundiais e europeus, mas este supera tudo o que já vi. Os enormes espaços interiores, a qualidade dos equipamentos, o célebre arco que liga os dois topos, torna-o num estádio digno de se ver e visitar.

Cacifo individual com cofre pessoal.

Zona de banhos individuais para a recuperação após o jogo








sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Selecções Nacionais


Foram divulgadas as convocatórias das Selecções Nacionais "AA", para o Portugal/China, "Sub/23", para o Portugal/País de Gales, e "Sub/21", para o Portugal/Suécia, pelo que o início da próxima semana será dominado por estes três jogos. O jogo principal de 4ª feira, com a China, será o único e último momento que os jogadores contactarão com a equipa técnica antes da concentração final para o mundial. Curioso e surpreendente é o facto de estar marcado o jogo - Nacional/"Os Belenenses" - da competição maior do futebol português, a Liga Sagres, para a véspera do jogo Portugal/Suécia, "Sub/21".

Valor da Selecção

O Diário Económico de terça-feira, publicou um artigo muito interessante sobre o valor comercial dos jogos da Selecção Nacional, comparando-o com o dos clubes. "Jogos da Selecção duplicam valor dos três grandes", é o título deste artigo da autoria de Hugo Real. O articulista afirma que os intervalos dos jogos da Selecção representam um investimento publicitário médio de 1,6 milhões de euros. O valor dos três grandes clubes portugueses juntos não atingem essa verba, com o Benfica a valer metade, cerca de 790.000 euros! Para meditar e ler o artigo na sua totalidade.
Foto da Selecção Nacional no jogo Malta/Portugal, realizado em Setembro de 2008, onde foi atingido o maior valor comercial da publicidade no intervalo, cerca de 1,8 milhões de euros, durante a fase de qualificação para o mundial 2010.

Os mistérios


Por muito que se tente perceber e entender o jogo, as sua variáveis, todas as suas componentes, esbarra-se sempre em situações inexplicáveis. Carvalhal passou ontem de besta a bestial, como acontece sempre nestes casos. Os jogadores, apáticos, estranhos, que todos vimos em Olhão, transfiguraram-se e derrotaram aqueles que no último fim-de-semana bateram claramente o Manchester United. Isto, por muito que custe a alguns, não se aprende nem em universidades. nem em cursos de treinadores, por melhores que sejam. Esta é a beleza e o mistério do futebol e é por isso que este é o mais espectacular jogo do mundo.

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Números do Mundial 2006


Divulgados no workshop da FIFA números e dados verdadeiramente impressionantes sobre os mundiais e particularmente sobre o Mundial 2006.

- Mais de 200 países viram jogos pela TV
- Houve mais de 73.000 horas de programação dedicada ao mundial
- Houve uma audiência acumulada de 26,69 de biliões de pessoas
- Em média, 858 horas de cobertura por jogo, com uma audiência acumulada de 259,9 milhões de de pessoas

Para o Mundial 2010 as grandes diferenças surgirão sobretudo a nível da internet e dos meios móveis que atingirão valores espectaculares.

Números impressionantes.

Workshop FIFA - 3 -



Quando se fala num Mundial ou num Euro, o adepto comum do futebol não tem a noção do que hoje movimentam estas organizações. Para este workshop que envolveu os 32 finalistas, com uma média de 8 representantes por cada equipa - Portugal teve 7 elementos -, mais os representantes da FIFA, o COL da África do Sul, autoridades e comunicação social, levaram a Sun City largas centenas de pessoas. Um peso financeiro e organizativo enorme que julgo talvez pudesse ser feito de outra forma, mais ligeira e eficaz. Porém, como o dinheiro é muito, gastar não parece ser problema para a FIFA.

Workshop FIFA - 2 -


Terminaram os trabalhos do workshop da FIFA que decorreu em Sun City. Não houve grandes novidades sobre o Mundial 2010. Intenções fortes das autoridades e organização local no sentido de que tudo irá correr conforme o previsto. A grande novidade surgiu quando se soube que a equipa local não tem escolhido o seu local de treino e estágio. Surpresa e desilusão para Carlos Alberto Parreira que denotava na cara o que lhe ia concerteza na alma. Tentei saber o que aconteceu mas as informações foram demasiado contraditórias ficando no ar se foi esquecimento e portanto incompetência, problemas alheios à própria SAFA, ou outras razões. Tudo muito estranho.

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

No melhor pano cai a nódoa - 2A -


A South African Airways perante as queixas que a FPF fez sobre o assunto do vídeo e da bandeira de Portugal, mandou retirá-lo de todos os seus aviões e prometeu enviar uma carta a pedir desculpas. A FIFA teve intervenção directa no caso. Não vou lá estar para verificar portanto vamos aguardar e acreditar.

Educação desportiva




O valor desportivo de um país não se mede só pelos êxitos de alguns atletas, mas também pela envolvência da juventude no desporto. A actual África do Sul, na prática um jovem país, preocupa-se imenso com a educação física e desportiva dos jovens estudantes. Na passada semana, em Port Elizabeth assisti ao campeonato nacional de atletismo em desporto escolar. Centenas de jovens estiveram nas finais, que assinale-se, teve transmissão televisiva em directo. Em Portugal, privilegia-se o debate, na maioria das vezes patético, de individualidades representando os três maiores clubes portugueses. Fala-se essencialmente de túneis, arbitragens, e de fanatismo puro. De desporto, nada.

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Eusébio e Platini


Não tenho poupado Platini sempre que profere palavras injustas sobre situações que directa ou indirectamente tocam no futebol português. Desta vez, porém, elogio a sua atitude de atribuir o seu prémio pessoal, como Presidente da UEFA, a Eusébio. Pode haver muitas figuras grandes no nosso futebol, mas Eusébio, é sem dúvida, a maior delas. Talvez diga pouco aos mais jovens, mas para aqueles, como eu, que têm uma memória mais alargada, fruto dos anos de vida, é um exemplo de extraordinário futebolista que não deixou nunca a vaidade sobrepor-se à humildade. Tem sido para mim um privilégio tê-lo conhecido e privado em imensas ocasiões em diversos jogos e competições da Selecção Nacional. Este prémio, a juntar a tantos outros, é um justo reconhecimento do futebol europeu ao nosso maior futebolista de sempre.

Logo do 2010


Soube hoje e penso que poucos portugueses o saberão, que o logo do Mundial 2010 foi criado por um português, de seu nome Gabriel de Abreu, que vive na África do Sul. Nesta área, criação de logos, estamos na primeira linha da criatividade mundial. Oxalá a Selecção Nacional venha a atingir performances deste tipo.

Workshop FIFA


Começa hoje pelas 08.30 horas o workshop das equipas finalistas. Finalizadas as grandes questões com a atribuição dos "Team Base Camp", ultimam-se a partir de hoje todos os detalhes relacionados com a logística, segurança, área médica - que teve direito a um seminário específico -, media, transportes internos e internacionais, alojamento e área técnica. Num local paradisíaco, Sun City, a FIFA escolhe sempre o melhor..., encontram-se as delegações dos 32 finalistas com os organizadores locais. Daqui a pouco serão conhecidas as últimas novidades sobre o mundial.

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Paciência

Acontece aos melhores. Visto daqui da África do Sul, pareceu um bom jogo de futebol com uma equipa muito superior - FC Porto, contra outra à procura de um caminho - SC Braga. Um mau resultado não tira valor a toda uma excelente época da equipa orientada por Domingos.

Arte e Futebol - 6 -

Fúlvio Pennachi, óleo sobre tela, 1987

Mundialito Feminino

Vai decorrer de 24 de Fevereiro 3 de Março o Mundialito de Futebol Feminino. O calendário do grupo C, onde Portugal se encontra integrado, é o seguinte:

GRUPO C
24.02.2010
14h00 - Jogo Portugal - Ilhas Faroé (Complexo Desportivo Belavista - Parchal)
18h00 - Jogo Roménia - Áustria (Estádio Municipal de Lagos)

26.02.2010
14h00 - Jogo Portugal - Roménia (Complexo Desportivo Belavista - Parchal)
18h00 - Jogo Áustria - Ilhas Faroé (Estádio Municipal de Lagos)

01.03.2010
14h00 - Jogo Ilhas Faroé - Roménia (Estádio Municipal de Albufeira)
14h00 - Jogo Portugal - Áustria (Estádio Algarve)

domingo, fevereiro 21, 2010

No melhor pano cai a nódoa - 2 -

Viagem de Durban para Joanesburgo na South African Airways. À chegada uma pequena surpresa dado que o chefe de cabine era português, de seu nome António Santos, radicado na África do Sul há 21 anos. Esplêndido serviço a bordo dirigido por esse compatriota do Porto. Durante a viagem, passou nos pequenos écrans do avião um filme promocional da cidade de Durban, direccionado sobretudo ao mundial. Sem se esperar, surge o choque, no momento da referência ao Portugal/Brasil. Não são precisas muitas palavras para descrever o que senti e imediatamente reportei o assunto ao nosso compatriota que me disse já ter informado superiormente o erro grosseiro, sem que até ao momento tenha sido alterado. Largos milhares de pessoas vêm este vídeo diariamente. Sem mais comentários.

Durban


Falar de Durban neste momento é falarmos e pensarmos no fantástico estádio que foi construído para o mundial. A qualidade desta instalação tem poucas referências no mundo do futebol. Além de belo, é surpreendentemente funcional e moderno. Mas do estádio falarei noutro dia. Em Durban, o grande momento esperado é o Portugal/Brasil. Sem dúvida que todas as atenções estão para aí viradas. Foi o jogo que mais rapidamente esgotou levando a FIFA e a organização local a criar condições para aumentar a sua lotação de 54.000 para 70.000 lugares. As obras estão ainda a decorrer prevendo-se que terminem em breve. Na foto, na parte superior da bancada, pode verificar-se a alteração da estrutura.

Valley Lodge


Hoje, de manhã bem cedo, iniciar-se-ão novas reuniões com a direcção de Valley Lodge, verificando-se o andamento das alterações solicitadas e acordadas. No final da manhã reuniões com o COL local, a municipalidade de Magaliesburg e a direcção da Bekker High School. Finalmente será definida e organizada toda a estrutura e espaços dedicados para a comunicação social e abordagem ao andamento das obras relativas à área desportiva. Esta será, provavelmente a última visita a Valley Lodge antes do mundial. A partir de agora o evoluir dos trabalhos serão acompanhados por representantes locais da FPF.

sábado, fevereiro 20, 2010

Port Elisabeth


Falar de Port Elisabeth é falar de um local extremamente calmo, tranquilo, rodeado de belas praias e bons hotéis. É falar também de sol e calor que tanta falta faz neste momento aos portugueses, enregelados por dias bastante frios. Por aqui o calor aperta e o sol queima. A grande época sul-africana das férias - Dezembro e Janeiro - passou. Restam o sol e as praias desertas de pessoas. No estádio magnífico onde iremos jogar, as pessoas que nele trabalham, estão já com o mundial nas suas cabeças e anseiam por esses grandes momentos. Durante a nossa curta estadia na cidade deu para nos cruzarmos com visitas de inspecção das selecções inglesas e eslovenas. Todos procurando perceber os percursos, as distâncias, e sobretudo conhecer os hotéis, campos de treino e estádio.

Ontem


Massacre de...avião


Saída de Lisboa pelas 18.00 horas. Chegada a Maputo onze horas depois. Escala técnica de cerca de duas horas e novo vôo de uma hora para Joanesburgo. Depois de duas horas de espera nesta cidade, novo avião para Port Elisabeth. Chegada às 12.30 horas locais. Reunião com a direcção do hotel onde a Selecção Nacional se instalará, visita ao hotel seguida de visitas ao campo de treinos que será colocado à nossa disposição e finalmente ao estádio onde jogaremos com a Costa do Marfim. Às 18.00 horas novo vôo para Durban onde chegámos por volta das 19.30 horas. Finalmente um sítio para descansar. Só de escrever cansa.

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

As melhores fotos de sempre - 4 -

Foto: Reuters
Senderos jogador da Suiça, cabeceia a bola durante o Suiça/Rep.Checa, do Euro 2008.

Jogos Olímpicos de Inverno - 4 -


Alegria ou queda? A americana Lindsey Vonn festeja a vitória no esqui alpino.

Port Elisabeth e Durban

Hoje e amanhã terão lugar as nossas primeiras visitas a estas cidades onde jogaremos o primeiro e último jogo da fase de grupos. Reuniões com as estruturas locais, inspecções aos hotéis transfer e aos estádios onde Portugal jogará. Já anda no ar um cheirinho a mundial.

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

África do Sul de novo

De 22 a 24 do corrente, em Sun City, terá lugar o workshop da FIFA, destinado aos representantes das 32 equipas finalistas. Organização, logística, transportes, acomodação, segurança, media e marketing serão os temas globais mais importantes a discutir. Os 32 seleccionadores também reunirão para discutirem aspectos técnicos da competição. Do dia 19 até 21 terá lugar também um seminário destinado aos médicos das equipas onde serão anunciadas as medidas que a FIFA tomará nessa área, nomeadamente o controlo anti-doping e testes e exames prévios aos jogadores.

Voleibol


Os desportistas que seguem e vivem o voleibol tiveram uma ideia interessante e criaram uma rede social destinada a todos que gostam dessa modalidade. Chama-se Voleibol Portugal. A seguir.



Penálti

Fantástica imagem do Portugal/Coreia do Norte, do Mundial de 1966, disputado em Liverpool, no Goodison Park. José Torres, no chão com o guarda-redes coreano Lee Chang Myung, o defesa coreano percebendo o que ia acontecer, o árbitro israelita, Menachem Ashkenazi, a apontar a marca da grande penalidade e Eusébio a dirigir-se para o local para marcar um dos seus quatro golos.

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Workshop Arbitragem Feminina


Pelo sexto ano consecutivo, começa hoje e decorre até 3 de Março, o Workshop para Árbitras e Árbitras Assistentes, em simultâneo com o XVII Algarve Women’s Football Cup - Mundialito de Futebol Feminino 2010, sob a orientação da FIFA e com a colaboração da FPF.

Os jogos desta competição vão voltar a ser dirigidos pelas melhores árbitras do Mundo, que aqui terão a oportunidade para cumprir mais um momento de formação internacional – composto por trabalho teórico e prático –, com vista à potenciação de uma arbitragem de elite.

A responsabilidade de proceder à nomeação das árbitras para os jogos do Mundialito foi assumida pelo organismo que tutela o Futebol Mundial em 2005, sendo uma prova do reconhecimento do prestígio que o torneio alcançou ao longo dos anos.

O evento insere-se no âmbito de uma vasta acção de formação para árbitras, anualmente prevista pela FIFA, contando, igualmente, com a participação de instrutores de qualidade reconhecida, dos quais se destaca a portuguesa Carla Henriques.

Eis a lista completa de árbitras participantes:

ÁRBITRAS
Sung Mi Cha (Coreia), Jia Wang (China), Fadouma Dia (Senegal), Theresa Raissa (Camarões), Quetzalli Godinez (México), Michelle Pye (Canadá), Carolina Urrutia (Chile), Silvia Juarez (Peru), Finau Vulivuli (Ilhas Fiji), Christine Beck (Alemanha), Efthalia Mitsi (Grécia), Kirsi Heikkinen (Finlândia), Kateryna Monzul (Ucrânia), Christina Pedersen (Noruega)

ÁRBITRAS ASSISTENTES
Shiho Ayukai (Japão), Seul Gi Lee(Coreia), Saori Takahashi(Japão), Lingling Zhang (China), Ayawa Mana Dzodope (Togo), Mona Mahmoud Atallah (Egipto), Tempa Ndah Francois (Benim), Lidwine Pelagie Rakotozafinoro (Madagáscar), Reina Patricia Pacheco Artero (El Salvador), Mayte Ivonne Chavez Garcia (México), Lixy Esperanza Enriquez Guerrero (México), Lesbia Liseth Tzul Juarez (Guatemala), Barbra Lynda Bastias Hormazabal (Chile), Mariana Betina Corbo Odone (Uruguai), Yoly Esperanza Garcia Colmenares (Venezuela),Marlene Leyton Loayza (Peru), Jacqueline Stephenson (Nova Zelândia), Lata I Sai Tuifutuna (Tonga), Anu Jokela (Finlândia), Maria Lisicka (Eslováquia), Inka Mueller (Alemanha), Tonja Paavola (Finlândia) , Lada Rojc (Croácia), Judith Romano Garcia (Espanha), Romina Santuari (Itália), Hege Steinlund (Noruega), Natalie Anne Walker (Inglaterra), Marina Wozniak (Alemanha)

Não tendo grande impacto junto da comunicação social e da opinião pública em geral, esta acção tem um interesse estratégico importante para a FIFA e para o futebol feminino mundial, que merece ser realçado.

Dá a sensação?

Domingos, após ver o lance na televisão, disse: "deu a sensação de que a bola estava fora". Deu a sensação? Eu sei, por experiência própria, que não é fácil exercer justiça em causa própria. Aconteceu comigo há muito pouco tempo. Neste caso concreto, seria melhor um pouco de paciência e silêncio, do que falar de algo, que milhões de nós viram bem, ou seja, que a bola estava fora, bem fora, e que foi um claro erro de arbitragem. Não seria esse silêncio, que iria pôr em causa o excelente trabalho do Spg.C.Braga. Pelo contrário, acentuaria algum clima de injustiça e decisões estranhas que têm surgido e afectado o clube do Minho. Assim, entra-se num jogo, no qual o SC Braga, será sempre mais fraco do que os seus opositores.

Sporting CP

Olhando para a tabela da classificação da nossa liga, verifica-se que o Sporting CP está a 20 pontos do SC Braga. O lugar em que se encontra não será totalmente estranho, mas os pontos conseguidos, sim. Ao ver o jogo com o Everton, particularmente nos momentos a seguir ao segundo golo dos ingleses, fiquei com a sensação de que algo estranho rodeia aqueles jogadores. Tristes, apáticos, pouco confiantes. Conheço a maioria deles e sei que valem mais do que mostravam em Liverpool nesses momentos, como aliás se acabou por verificar nos últimos minutos do jogo. O que se passará no íntimo desses jogadores? Felizmente o resultado acabou por ser mais positivo do que prometia. O Everton parece ser uma equipa acessível desde que não se cometam infantilidades e se controle o jogo como o fizeram naqueles minutos finais em Inglaterra.

Platini e Messi



Platini prefere Messi a Ronaldo. Normal, eu também preferia o sueco Lennart Johansson a Platini na presidência da UEFA. Sobretudo porque tinha uma vantagem clara sobre o francês, falava pouco e certo.

terça-feira, fevereiro 16, 2010

Jogos Olímpicos de Inverno - 3 -


Danny Silva o único português a competir nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, foi último na sua prova, 15 kms de esqui livre. Convém realçar a sua dedicação, entusiasmo e vontade, mas, decididamente, não temos vocação para este tipo de desportos. Aqui em Lisboa, hoje, estão 10º e parece que vamos morrer de frio. Só por milagre poderemos fazer melhor, ou então, talvez surgindo algum(a) atleta através das gerações mais novas, filho(a)s dos nossos emigrantes que vivem por esses países cheios de neve e frio. Porque por aqui não acredito que surja alguém com possibilidades, somos mais de praia e calor. Sinceramente, ainda bem que é assim.

Amigos

"O problema de Sócrates não são os seus inimigos, porque para esses ele pode bem, o problema são os seus amigos".
Miguel Sousa Tavares, Expresso
O curioso de tudo isto é que esta história se repete sempre que o PS ou o PSD estão há muito tempo no governo. Os "boys", curiosamente nunca se houve falar em "girls", com a vontade insaciável de comer com total impunidade, não olham a meios para atropelar tudo e todos. E nós a pagarmos para a diversão dos outros, ou seja, dos "boys". Laranjas ou rosas, todos iguais.

Marca cedo

Caicedo, até há pouco jogador do Sporting, onde se notabilizou por não ter marcado nenhum golo, e em algumas situações, dar a sensação de que a bola o atrapalhava, marcou pelo seu novo clube, o Málaga. São aquelas coisas que por mais que estejam à vista de todos nunca ninguém percebe, ou seja, os porquês dos rendimentos estranhos de alguns jogadores. É o caso de Caicedo, como de outros tantos.

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Jogos Olímpicos de Inverno - 2 -

Vão começando a chegar as primeiras fotos dos Jogos Olímpicos de Inverno - Vancouver 2010.

Portugal no seu melhor

Presidente da Comissão Executiva da TagusparkPresidente "Nunca paguei 750 mil euros a ninguém"
Pagou 750 mil euros à Football Dream Factory (FDF)?(Risos) Nunca paguei 750 mil euros a ninguém. E espero nunca pagar.
Nem montantes mais pequenos?(Risos) Nada.
Assinou o contrato com a empresa de Luís Figo?Não sei se o contrato foi assinado por mim, ou pelos outros dois colegas da Comissão Executiva.
Poderia ter sido João Carlos Silva, ex-presidente da RTP?Admito, porque ele tem a área comercial. De qualquer modo isto foi decidido em Comissão Executiva. Existem actas. É indiferente. Agora 750 mil euros, não paguei a ninguém.
http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1495372

Trapalhada, não se percebe de quem, mas enorme trapalhada.

Taça Promoção


No sentido de apoiar o desenvolvimento do Futebol Feminino, a FPF vai criar uma nova competição destinada e aberta a todas as equipas que queiram participar. As normas de inscrição encontram-se definidas no Comunicado Oficial nº 280 da FPF. As inscrições terminam a 1 de Março.

Intercâmbio de árbitros

Vitor Pereira disse há dias que provavelmente poderá haver troca de árbitros entre as várias ligas europeias. Parece-me uma medida correcta, cara, mas acertada, que permitirá, pelo menos, que não haja desconfianças sobre este ou aquele árbitro. Aliás não é já isso que acontece nas competições europeias? Vem isto a propósito da arbitragem de Bruno Paixão, no Leixões/Porto que me pareceu ser demasiado, digamos, "frágil" e que tem sido fortemente contestada pelo FC Porto.

domingo, fevereiro 14, 2010

Mantorras

Gaspar, jogador do Rio Ave, disse em recente entrevista, que Ronaldo era um fenómeno, mas Mantorras, aos 17 anos era mais do que isso. Infelizmente, não atingiu, por várias lesões, o patamar do seu colega que se encontra no Real Madrid. Em 1997, esteve com a Selecção de Angola de "Sub/20", no Torneio da Lusofonia "João Havelange", que se realizou nos distritos de Leiria e Portalegre. Na foto veste a camisola nº 10.




International Board

A International Board vai reunir mais uma vez para discutir assuntos que se prendem com as Leis do Jogo. Continuo sem perceber qual a razão da actual composição desta comissão. Se no passado pode ter tido um papel preponderante no desenvolvimento do futebol, actualmente parece-me reflectir posições bastante conservadoras. Compreendo que a essência deste desporto tem que ser mantida e defendida, particularmente contra alguns que querem construir outro jogo usando o actual, mas também entendo que será necessário haver mudanças em aspectos que não colocam nada em causa. Estou a referir-me, entre outras, às tecnologias na linha de baliza, às substituições - porquê parar o jogo? - à violência exercida sobre alguns jogadores e à necessidade da sua protecção. Esperemos para ver o que acontece em 6 de Março.

Rui Caçador


Educação, seriedade, honestidade, dedicação, entrega, são as grandes qualidades de Rui Caçador, Técnico Nacional da FPF. As Selecções Nacionais são, têm sido, após a família e amigos, o seu objectivo de vida. Hoje, num momento menos bom da sua vida profissional e pessoal, todos os seus amigos, que são muitos, anseiam que recupere rapidamente dos problemas que o afectam e o tragam de novo ao normal dia-a-dia do seu trabalho. Mas, como conselho de amigo, o futebol é importante mas não é tudo na vida.

Jogos Olímpicos de Inverno - 1 -

Depois de abrir a ligação carregar em play para ver todas as fotos da sessão de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno. Um espectáculo deslumbrante.
Photo Viewer - thestar.com

sábado, fevereiro 13, 2010

Carnaval


Depois de shreks, barbas, gordos, murros, pontapés e túneis, malas e balões canadianos, castigos, culturas à Porto e à Benfica..., malas Luis Vuitton, de tudo, mas mesmo de tudo, temos tido no nosso futebol nas últimas semanas. Directores de jornais contra directores de jornais, directores de jornais contra treinadores, comentadores agressivos, sobretudo na ponta da língua, que deveriam dedicar-se unicamente às suas profissões, petições de queixinhas, palavras enigmáticas sobre navios afundados. Bastante animação talvez devido à quadra. Viva o Carnaval.

Figuras de Selecção

Como as pessoas mudam de aspecto. Nuno Campos é o actual Médico-Chefe da FPF, e como se pode observar nesta foto, é o último da direita, sentado, no tempo em que representava os juniores da Académica. Segundo me contaram, tinha um pé esquerdo fabuloso, e ainda chegou a jogar nos seniores da equipa de Coimbra. Esta foto terá, segundo julgo, um pouco mais de quarenta anos. e foi-me oferecida por um amigo comum. Mudou o aspecto, acontece a todos, mas mantém-se actuante no futebol, onde desempenha uma tarefa importante.

Foto: Cortesia de José Vidal


Manuel Bento

Manuel Bento vai ser nome de estádio na sua terra natal, a Golegã. Bento, antes de se tornar uma referência no SL Benfica e na Selecção Nacional, iniciou a sua carreira no FC Barreirense, que disputava nesse tempo a I Divisão Nacional. Bento fez aliás parte da melhor equipa de sempre do clube do Barreiro, que conquistou o 4º lugar, na época de 1969/70, garantindo o acesso às competições europeias.
FC Barreirense - 1969/70
Sentados; Mira, Farias, Serafim, José Carlos, José João, Bolota e Rogério
Em pé: Azevedo, Almeida, Candeias, João Carlos, Faneca, Patrício, Murraças, Bandeira e Bento

Uma equipa com um único estrangeiro e com a maioria dos jogadores formados localmente. Estádio quase sempre cheio e com adeptos vibrantes. Outros tempos.

Novas Oportunidades


Quando o País parece estar a entrar num clima de profunda depressão, acabam por aparecer sempre notícias positivas que dão conta do trabalho sério de pessoas que não se deixam envolver por essa situação e que vão lutando contra a estagnação em que alguns nos querem envolver. É o caso do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, e do seu Presidente, Joaquim Evangelista, que têm tido um papel fundamental na adesão de jogadores de futebol, alguns deles internacionais, ao programa "Novas Oportunidades" lançado pelo governo. A vida do futebolista é curta e há que preparar o futuro.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Jogos Olímpicos de Inverno


Começam hoje os Jogos Olímpicos de Inverno - Vancouver 2010. Apesar de pouco nos dizer em termos desportivos, vamos ter um compatriota presente, Danny Silva de seu nome, que competirá no dia 15. Estes Jogos são compostos por várias modalidades, muitas delas espectaculares e que aprecio.

Académica de Coimbra

A Académica esteve em grande plano no jogo das meias-finais da Taça da Liga com o FC Porto. Equipa organizada, jovem, teve um comportamento desinibido e atrevido, fruto concerteza do trabalho do seu, também jovem, treinador André Villas Boas. O futebol português necessita, como de pão para a boca, de pessoas deste calibre, descomprometidas, descomplexadas e sem receios de ofender virgens velhas. Villas Boas teceu comentários sobre a organização desta competição, e fê-lo de uma forma séria e correcta. Sobre a sua equipa é justo realçar alguns jogadores, mas muito especialmente João Ribeiro. Muito se tem falado sobre os jogadores revelação desta Liga, mas sinceramente ainda não vi ninguém falar deste atleta. João Ribeiro tem qualidades muito acima da média e em lugar onde não existe muita quantidade em Portugal. Não o conheço, e por isso não sei se tem atitude, fora de campo, que o possa levar para mais altos voos. É, no entanto, um jogador a acompanhar. Tudo isto vem também a propósito de uma foto que me fizeram chegar sobre uma equipa do passado da Académica, que muito dignificou esse clube e que deve fazer saudades aos seus adeptos.

Foto: Cortesia de José Vidal

Não reconheço todos mas referencio Vitor Campos, Artur Jorge, Crispim, Rui Rodrigues, Rocha e Toni, todos eles internacionais e figuras de grande relevo do nosso futebol.

Sociedade Civil

"Em Portugal existe uma atracção fatal para politizar questões que são do âmbito da sociedade civil. É uma tendência que não me parece saudável".
Laurentino Dias, Secretário de Estado do Desporto, acerca da Petição sobre a Verdade Desportiva
Palavras correctas do Secretário de Estado do Desporto, que remeteu o assunto para o movimento associativo, de onde nunca deveria ter saído. Estou ansioso por verificar se Jaime Gama, talvez na próxima legislatura, irá guardar cinco minutos antes da ordem do dia de cada sessão parlamentar, para que os ilustres deputados possam discutir os lances da jornada, e, eventualmente, verificarem se houve ou não verdade desportiva em cada jogo. Este nosso país está o máximo.

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

José Mota


Aprecio as qualidades de José Mota como treinador de futebol. Nem sempre tem tido a sorte pelo seu lado, mas já teve momentos de sucesso, relativo em função das equipas que treinou, mas sucesso. Infelizmente, depois de um bom período no Leixões, acabou por ser despedido. Vida normal dos treinadores, mas nalguns casos, injusta, como me parece ser o caso. Os dirigentes, em caso de falhanço, como é o caso do actual Leixões, optam sempre pelo elo mais fraco. Nem sempre, ou raramente, estas decisões dão resultado.