segunda-feira, novembro 30, 2009

Carlos Queiroz

Watch Bafana go, says ex-coach Carlos

Carlos Queiroz foi notícia ontem no Sunday Times com uma entrevista de fundo, na página 2, com chamada na primeira página a toda a largura.

Bartolomeu Dias


Vir à Cidade do Cabo e não visitar a estátua de Bartolomeu Dias seria um sacrilégio. Ainda por cima quando fica a poucos metros do hotel onde estamos instalados.

Portugal



Por onde andemos Portugal é uma referência para os sul-africanos adeptos do futebol. Perguntam imediatamente por Cristiano Ronaldo, depois por Figo, e também por mais alguns outros jogadores. Ontem, um motorista de um autocarro perguntou-me por Petit, que já está afastado da Selecção Nacional vai para dois anos. Um dos temas de conversa é a dificuldade que enfrentámos no nosso apuramento e particularmente da intensidade dos jogos com a Bósnia que por aqui também foram vistos. Os elementos da FIFA com quem já falámos, revelam-nos a importância de Portugal neste Mundial, obviamente por causa dos jogadores, mas também pela enorme comunidade portuguesa.

domingo, novembro 29, 2009

Comentários???


• 23:53 - Utilizador Registado Olá Luis Óscar Muitas vezes tenho discordado do que escreves. A Liberdade e a Democracia são assim. Desta feita - estou contigo. Sem quaisquer reservas. Penso até que para continuar sportinguista (como sempre fui e sou) vou transferir-me para o de Braga ou o da Covilhã. Como o Chico Ferreira dizia que acontecia em Moscovo - o Dr. Bettencourt (uma nódoa completa) pode ter solução: fuzilado provisoriamente... Abração
• 21:51 - nyno Como sportinguista apenas digo: Carvalhal, não passarás o natal!!
• 21:50 - 109346 Luís Filipe, taça intertoto disputada num jogo? Se não percebe de futebol não comenté. O Braga ganhou os 2 jogos ao Sivasport, venceu a pré-eliminatória da taça uefa e teve de passar aos oitavos de final da mesma para ser declarado vencedor da taça intertoto. Teve de disputar 8 jogos.
• 21:42 - miguel justino Não confio muito, mas há que dar o beneficio da dúvida. Fazer como São Tomé, ver para crer, pois Carvalhal ganhou tantos titulos como o cretino da 2ª Circular. Mas JB ao dar uma oportunidade ao Carvalhal poderia muito bem dá-la ao Rui Jorge, ao Manuel Fernandes, ao Litos, gente da casa, com algumas provas dadas e que gosta muito do Sporting. Sá Pinto deveria continuar nas mesmas funções e optar por uma pessoa competente para desempenhar esse cargo importante.

Fora de Portugal há algum tempo, primeiro na Bósnia e agora na África do Sul, dá para ficar angustiado quando se lêem comentários como estes num jornal português on-line. Será que isto não mereceria ser moderado? O futebol não tem matérias positivas que mereçam ser analisadas?

Temperatura


Para todos aqueles que virão de Portugal, para assistir ao sorteio, particularmente os jornalistas acreditados, é oportuno informar que não tragam roupa de inverno. Embora um pouco mais fresco do que em Joanesburgo, sobretudo ao fim do dia e noite, a temperatura é muito agradável. Aqui é quase Verão.

Cape Town




Após uma viagem de duas horas - mais do que Lisboa a Paris - chegámos a Cape Town, cidade onde se realizará o sorteio do Mundial. Todas as referências que temos sobre África aqui estão completamente esbatidas. Esta é uma África diferente, ocidentalizada, desenvolvida. Waterfront, a mais famosa das zonas de restauração e comércio tem semelhanças com a nossa Vilamoura, multiplicada por cinco. A história desta cidade está intimamente ligada à nossa história porque é perto daqui que se situa o Cabo da Boa Esperança, que no século XV tanto atemorizou os nossos navegadores e que foi dobrado pela primeira vez por Bartomeu Dias, em 1487. Pode ser que na próxima sexta-feira, também na Cidade do Cabo, seja possível iniciar um processo que nos leve a ficar na história do futebol.

Formação


Enquanto que por aqui andamos em África, preparando a nossa participação no Mundial, em Portugal, pessoas quase anónimas, vão ajudando a dar asas a jovens jogadores que esperam um dia, poder vir a estar numa competição com esta dimensão. Estou a referir-me ao Torneio Eusébio, para jogadores Sub/20, e à respectiva final, que se disputará hoje, no Estádio Nacional, pelas 11.00 horas, entre as selecções de Setúbal e Braga que definirá o nosso representante na Taça das Regiões da UEFA, no próximo ano. Cumprimentos para os que disputarão a final e para aqueles que na sombra vão preparando o futuro.

sábado, novembro 28, 2009

Estatuto

Danny Jordan com a mascote do Mundial

Portugal tem estatuto e prestígio internacional no futebol. Confirmando esta afirmação, anteontem, o CEO do Mundial, Danny Jordan e o Presidente da Federação da África do Sul, Kirsten Nematandani, convidaram-nos - Carlos Queiroz, Carlos Godinho e Pedro Osório - para jantar e referiram a importância que a presença da nossa equipa tem para esta competição. Refira-se o clima de grande amizade e abertura que se manteve neste jantar e que não nos deixou indiferentes. Para estes destacados dirigentes, que vivem um momento de tão grande importância para o país e para o seu futebol, terem decidido convidar-nos, foi um acto revelador do prestígio do nosso futebol .

Globalização

Doctor Alfred Mabena é treinador de futebol e voluntário junto da FIFA, sendo o nosso condutor na zona de Joanesburgo e Pretória. John Mou, é coreano e o nosso elo de ligação com a estrutura de alojamento da FIFA. Conheci-o em 2001/2002, no Coreia/Japão, no desempenho das mesmas funções. Em 2006, na Alemanha, resolveu-nos inúmeros problemas, um dos quais, com a delegação do Irão, que contarei num destes dias. Agora, na África do Sul, solicitou à FIFA para nos acompanhar de novo e tem sido um elemento fundamental no nosso trabalho. Sem a sua ajuda tudo seria muito mais difícil. Três amigos, três países, três continentes. Obrigado aos dois. Coisas positivas do futebol.

Rumo ao Mundial - 6 -





Ontem novo dia de visitas, desta vez mais ao sul, na zona de Bloemfontein. Curiosas visitas iniciadas num local que é pertença de portugueses oriundos da Madeira e onde o Brasil esteve durante a Confederations Cup. Visitámos outros locais, alguns em zonas de enorme beleza, como se pode ver pelas imagens, e onde África se sente de outra forma, mais tranquila e selvagem. Estivemos também com dirigentes ligados ao projecto da Academia do Sporting em Bloemfontein. Hoje vamos dividir-nos, Carlos Queiroz partirá para Nelspruit e Polokwane, enquanto eu partirei para a Cidade do Cabo e provavelmente Port Elisabeth. Outros locais, outros climas, procurando encontrar o "local". A decisão final só será tomada após o sorteio, ou seja, a partir de 5 de Dezembro.

sexta-feira, novembro 27, 2009

Rumo ao Mundial - 5 -

Soube hoje que o sorteio do mundial terá a participação no local de cerca de 1.000 jornalistas de todo o mundo e cerca de 2.200 convidados, incluindo od delegados das equipas participantes. Será transmitido em directo para cerca de 200 países estimando-se uma audiência de 250 milhões de pessoas. Fantástico.

África do Sul


Chamar-se África a este país só mesmo pelo facto de se encontrar neste continente. Tudo o que aqui se vê pouco tem a ver com o restante e imenso continente. Joanesburgo tem muito mais a ver com os EUA e Inglaterra do que com qualquer outro país de África. Para quem chega da Europa, é surpreendente a qualidade de vida destas pessoas - nem todas obviamente - . Este é um país - enorme - a descobrir e que sinceramente sugiro que visitem. Claro que existem problemas e grandes. Mas o que tenho visto leva-me a concluir que dentro de vinte anos será uma nação poderosa no mundo. Resolvidos os problemas das desigualdades existentes e da segurança, a África do Sul será imparável.

África - 3 - Os Carlos

Um dos muitos campos de treino já visitados


Carlos Alberto Parreira, Danny Jordan e Carlos Queiroz



Novo dia, novas actividades, com o ritmo do país onde nos encontramos, ou seja, bastante cedo. Seis e trinta da manhã e já esta cidade fervilha. Para nós, reunião na SAFA (South Africa Fottball Association), moderno edifício, gente muito jovem em grande actividade, com o Presidente do Comité Organizador, Danny Jordan e ainda um encontro informal com um amigo de longa data, Carlos Alberto Parreira, Seleccionador da África do Sul. Carlos já vão três. Jornada de cortesia e de aproximação ao verdadeiro poder do torneio. Ao almoço, encontro com elementos da comunidade portuguesa, incluindo um membro do corpo diplomático. Estratégias de aproximação aos portugueses da África do Sul (quinhentos mil?) e também para apoio a algumas das nossas pretensões. De seguida visita a novos locais e diversas abordagens sobre distâncias entre diversos hotéis e campos de treino, bem como verificação de alterações necessárias em alguns locais que serão as nossas opções. Cada federação tem direito a três opções de locais para estágio que serão mantidas pelo menos até ao sorteio. Hoje, pelas oito horas da manhã, partida de avião para Blomfontein, para novas visitas.

quinta-feira, novembro 26, 2009

Foto do Dia


África - 2 -

Já temos acentos, o que quer dizer, comunicação. E também corrigidos pequenos erros.

África

Em primeiro lugar perdão pelos acentos que por aqui não existem. Depois de uma longa viagem iniciada 3. feira pelas 18.00 horas de Lisboa, chegada a Joanesburgo, no dia seguinte, pelas 06.40 horas locais. Duas horas depois, iniciado o trabalho com reunião com dirigentes do COL. Logo de seguida partida para visita dos primeiros locais que nos apresentaram. Dia terminado por volta das 22.00 horas. Andámos só pelas áreas de Joanesburgo e Pretória. Hoje de manhã continuamos com a esperança de encontrar o "local". Vida difícil. Não vai ser um campeonato fácil para as equipas, pese embora a vontade e competência das instituicões locais. Tenho esperança que encontraremos o hotel e campo de treinos adequado.

quarta-feira, novembro 25, 2009

Rumo ao Mundial - 4 -


Esta é a mascote do Mundial 2010. Chama-se Zakumi.

Apostas

Nove pessoas foram detidas em Itália por alegadado envolvimento numa rede de apostas ilegais nos escalões inferiores.
Giuseppe Postiglione, presidente do Potenza, da III divisão italiana e outras oito pessoas são os envolvidos neste processo.
Os detidos são acusados de fraude desportiva e de apostas ilegais enquanto 20 pessoas estão ainda a ser investigadas.
O procurador local, Giovanni Colangelo, refere que a investigação se baseia em avultadas somas de dinheiro que os acusados terão recebido pelas apostas.


http://www.abola.pt/



Mesmo assim com todos estes casos ainda há quem defenda a introdução legal das apostas no futebol. Continuem que verão onde isto vai parar.

Ainda Henry

Zidane defende Henry contra críticas exageradas

Ex-jogador afirma que Henry não é trapaceiro

Henry - France - Ireland (Globoesportes)

O ex-capitão da seleção francesa Zidane defendeu o jogador que atualmente está neste posto, Henry, pelos que considera as críticas exageradas contra o jogador do Barcelona, que conduziu a bola com a mão em gol contra a Irlanda pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da África do Sul de 2010.

- Henry não é um trapaceiro, embora ele tenha cometido uma grande falta não se deve carregar nas tintas contra ele - disse Zidane, em declarações transmitidas neste domingo pela emissora "France Info". Zidane reconheceu que o lance que classificou a França para o Mundial "é difícil de aceitar para os irlandeses", que ficaram de fora do torneio, mas que "acontece muito frequentemente no futebol".

- Acho que se está exagerando um pouco - concluiu, ao defender Henry porque, apesar do que fez "não estar certo, o jogo é assim. Às vezes é para você e outras, contra você"


Todo o poderoso grupo francês está dando cobertura e defesa a este assunto. De Platini, no entanto, nem uma palavra. A seriedade é para os outros. Todo este poder da arbitragem deveria ser bem analisado. Quem nomeia, quem é nomeado, os observadores, todo esse mundo mereceria uma análise mais aprofundada. Relembro que o árbitro do jogo Portugal/Alemanha, do Euro 2008, do empurrão do Ballack ao Paulo Ferreira no 3º golo, era sueco, e o delegado o célebre Batta. Compreendo Zidane, e o que diz, na óptica dos jogadores, está correcto. Acontece é que nestes casos os prejudicados são sempre os mesmos.


http://www.goal.com/br/

terça-feira, novembro 24, 2009

Rumo ao Mundial - 3 -


No momento em que esta entrada está a ser colocada, Carlos Queiroz, Carlos Godinho e Pedro Osório (Agência Cosmos), encontram-se provavelmente a viajar em direcção a Joanesburgo, naquela que é a primeira deslocação da FPF à Àfrica do Sul, para a preparação da estadia da Selecção Nacional com vista ao Mundial 2010. Amanhã, quarta-feira, terão lugar as primeiras reuniões com o COL e o departamento de alojamentos da FIFA. A seguir a Joanesburgo seguir-se-ão um conjunto de outras cidades, como Pretória, Bloemfontein, Durban, Port Elizabeth, visitas que terminarão a 4 de Dezembro, na Cidade do Cabo, para a participação no sorteio. A partir de 5ª feira irei dando notícias destas visitas.

Fotos do Dia


Sem palavras

Fotos: Euro-blog-Deportes

Insólito

Sempre que se realiza um jogo entre selecções nacionais, o árbitro do jogo entrega às duas equipas, três impressos para serem preenchidos, a ficha do jogo, a lista dos sete elementos que se sentarão no banco e outra dos cinco elementos que estarão num banco adicional. Ao iniciar-se o jogo, o 4º árbitro dirigiu-se-me dizendo que só tinha colocado quatro nomes na ficha do banco adicional pelo que um dos elementos teria de sair. Estranhei o engano mas admiti-o e disse ao António Gonçalves, técnico de equipamentos, para sair do banco. Ao intervalo dirigi-me à cabine dos árbitros para solicitar a inclusão do quinto nome, partindo do princípio que me tinha enganado. A resposta da equipa de arbitragem italiana foi áspera e peremptória: "Os regulamentos não permitem a alteração". Conformado, mas não convencido, mesmo sabendo que não era uma questão crucial, fui falar com o delegado da FIFA, o meu amigo Petr Fusek, da Rep. Checa, que me disse ser este um problema menor e que o iria resolver. Entretanto, para perceber o que se tinha passado, tirou da sua pasta uma cópia da folha que preenchi, e, surpresa das surpresas, afinal a ficha estava bem preenchida e o 4ºárbitro é que se tinha enganado! O delegado obrigou o árbitro a dirigir-se ao banco da equipa de Portugal, antes do jogo recomeçar, e à frente de todos, pedir desculpa. Assim o fez. Escusava era de ter sido tão arrogante quando lhe foi pedida uma coisa tão simples.

segunda-feira, novembro 23, 2009

Os prós e os contras

Desde que Carlos Queiroz assumiu o comando da Selecção Nacional, tem sido curioso assistir a um outro campeonato. Chama-se "Campeonato Luiz Felipe Scolari versus Carlos Queiroz". De um lado os "defensores" do anterior Seleccionador Nacional, do outro, os "apoiantes" do actual Seleccionador. Um campeonato onde participam alguns jornalistas, comentadores e cronistas, disputado com muita vibração, entusiamo, mas com análises "muito pouco objectivas". Pouco interessa se a Selecção Nacional, ganha, perca ou empate, o que interessa é que tenhamos razão, ou seja, que Scolari era um atrasado e Queiroz um iluminado, ou que Scolari era fantástico e Queiroz um zero. De tudo se leu, de tudo se viu e ouviu. O curioso é que a maioria dos participantes desse inédito campeonato, são pessoas inteligentes, com grande capacidade de escrita e palavra fácil, mas ao fazerem análises medíocres e nalguns casos, deliberadamente falsas, tornam-se, nalguns casos, intelectualmente desonestos e manipuladores. No fundo, quem viveu as duas faces da mesma moeda, como é o meu caso, sabe que houve um trabalho extremamente importante e continuado de Queiroz, de 1984 a 1993 e que houve também méritos enormes de Scolari na sua passagem por Portugal, de 2003 a 2008. A partir de Julho de 2008 e em 2009, ouve uma mudança de ritmos e de processos de trabalho, próprios de outra personalidade, e que tiveram um final feliz em Zenica, na passada 4ª feira, com a qualificação para o Mundial 2010. Quase todos os seleccionadores, desde que aqui estou, de uma forma ou de outra, tiveram um papel positivo no desenvolvimento desta realidade chamada Selecção Nacional, mas afastar Luiz Felipe Scolari e Carlos Queiroz, do êxito e do sucesso de parte deste percurso de 25 anos, é no mínimo ridículo. Só porque não se gosta de um ou de outro. Já agora, convém dizer que nunca vi nenhum resultado LFS 1/Holanda 0, ou CQ 3/Hungria 0. É de Portugal que falamos. Um dia, quando for possível começar a analisar-se com seriedade a história recente, com o distanciamento que estas coisas necessitam para serem abordadas, falarei dos méritos e capacidades de cada um deles, porque ambos os possuem em alto grau. E são esses méritos e detalhes que fizeram e fazem as diferenças. Finalmente, conseguida esta difícil qualificação, não será tempo de terminar estas querelas, de deixar as vitórias e os sucessos para quem os obteve e de tratar o passado, de um e de outro, com o devido respeito? O futuro está aí à porta e temos possibilidades, organizados, competentes e sérios, e com um pouco de ajuda do factor sorte, de atingir mais um ponto alto do nosso futebol.


Foto do Dia


Usain Bolt de smoking. Uma imagem inesperada

Rumo ao Mundial - 2 -

With anticipation growing ahead of the 2010 FIFA World Cup South Africa™, the official Match Schedule has been released. To find out where the games will be played in Cape Town, Durban, Johannesburg, Mangaung/Bloemfontein, Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth, Nelspruit, Polokwane, Rustenburg, Tshwane/Pretoria between 11 June and 11 July 2010.


Calendário do Mundial 2010. Carregar em calendário e aumentar de seguida.





domingo, novembro 22, 2009

Futebol de Praia - 2 -




Portugal alcançou o 3º lugar no Mundial de Futebol de Praia que decorreu no Dubai, após ter vencido o Uruguai por 14-7. Parabéns aos jogadores, Seleccionador e staff.






União


Terminou em alegria e felicidade a nossa presença na fase de qualificação do Mundial 2010. É importante destacar a a mudança ocorrida após o jogo de Brasil disputado em finais de 2008. A partir daí, pouco a pouco, mesmo com alguns sobressaltos pelo meio, os caminhos da união foram sendo encontrados, tendo sido possível, com rigor, determinação e também alguma sorte - que protege quem merece - chegar ao ponto desejado e único. Em toda a qualificação, do início ao último momento, defendi este calendário, como dando garantias para a qualificação. A inacreditável derrota contra a Dinamarca e o empate aberrante com a Albânia evitaram a vitória no grupo, mas o facto de termos praticamente seguros seis pontos nos dois últimos jogos, quase que davam a certeza de que pelo menos o 2º lugar estava seguro. Assim aconteceu. O líder desta equipa é Carlos Queiroz e é justo destacá-lo como o principal obreiro desta vitória. Novos e mais díficeis desafios se aproximam, mas agora, conseguida a qualificação, tudo será possível.

Rumo ao Mundial - 1 -

Arte e Futebol


A FIFA colocou à venda um conjunto de posters sobre o mundial 2010 que aqui divulgo.

Figuras de Selecção

Foto: Francisco Paraíso

Este é mais um exemplo da atitude simpática e agradecida dos jogadores da Selecção Nacional, que depois do jogo da Bósnia posaram com os Chefes de Cozinha que trataram da sua alimentação. Com Luís Lavrador, a trabalhar com a FPF desde 1996, esteve Nermin Hodzic, bósnio, falando razoavelmente português, que trabalhou no consulado de Portugal em S. Paulo e que em duas ocasiões distintas cozinhou para o antigo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Conheci-o em Sarajevo quando me desloquei para a visita de inspecção e foi por esses dois motivos que solicitámos a sua colaboração durante esta estadia em Zenica. E em boa hora o fizemos.

sábado, novembro 21, 2009

Steen Dahrup


Dear Carlos,

Many many many congratulations from Denmark with the qualification to the FIFA World Cup 2010. It was fantastic for you and your team and especially for the "World Cup". The FIFA World Cup 2010 in South Africa would not be the same without a world class team as Portugal. Hope to see you in Cape Town for the draw. Best regards.

Steen


Conforme já tinha escrito aqui, após o jogo com a Dinamarca, Steen Dahrup, Director das Selecções Nacionais dessa Federação, disse-me que se fizessemos bem o nosso trabalho e ganhassemos os jogos com a Hungria e Malta nos qualificaríamos para os play-off, dando a entender que a Suécia não passaria em Copenhaga. Assim aconteceu. Enviou-me esta mensagem na 5ª feira, o que demonstra acima de tudo, amizade e classe. Não necessitava de o fazer mas fê-lo. Há sentimentos e gestos muito positivos no futebol.


Eslovénia 0/Portugal 4



A foto da equipa e a alegria após a vitória


A Selecção Nacional Feminina goleou hoje, em Nova Gorica, a Eslovénia por 4/0, com golos de Ana Borges, Carla Couto, Sónia Matias e Edite. Parabéns às jogadoras, à Seleccionadora Nacional, Mónica Jorge e a todo o staff. Regressem bem.




Futebol de Praia




Portugal joga hoje com o Brasil, pelas 15.30 horas, as meias-finais do Mundial que decorre no Dubai. É uma final antecipada e é pena. Deveria ser jogo de final.

Selecção Feminina



Quando saímos do aeroporto vindos da Bósnia, dentro do autocarro que nos transportaria ao hotel, encontrámos esta simpática mensagem vinda da Selecção Nacional Feminina, que nesse mesmo autocarro tinha sido transportada para o aeroporto momentos antes, de partida para a Eslovénia. Agradeço a mensagem, em nome da Selecção Nacional, desejando que hoje, em Nova Gorica, pelas 13.00 horas de Portugal, obtenham o resultado que anseiam e merecem, a vitória.


sexta-feira, novembro 20, 2009

Os homens decisivos





Fotos: Francisco Paraíso



Poderia falar de outros jogadores cuja classe e dedicação são comprovadas, Ricardo Carvalho, Deco, Raul Meireles, Paulo Ferreira, Eduardo, Duda, Cristiano Ronaldo, Nani, Simão, Bosingwa, Danny, Tiago, Pedro Mendes, entre outros, mas querendo eleger aqueles que num determinado momento foram decisivos para a nossa qualificação, elegeria, sem dúvidas, Pepe, Bruno Alves e Liedson. Pode haver naturalmente quem discorde, e claro que aceito essas opiniões, mas estes três jogadores, demonstraram em determinados momentos, uma entrega realmente extraordinária. Se Pepe e Bruno Alves não foram surpresas, Liedson foi, até pela sua integração recente, o que mais me surpreendeu. Um poço de energia e de luta num corpo franzino que irá fazer miséria no mundial. Ontem soube que guarda religiosamente as camisolas com que jogou e que as mandou emoldurar, como se tratassem, e são-no, objectos de culto. Parabéns aos três pelo que fizeram e pelos golos decisivos que marcaram.

Comentários


Quero agradecer a todos que enviaram comentários para este blog e para os quais não tive oportunidade de dar resposta. Para aqueles que foram seguindo o que se ia passando na Bósnia agradeço e torno-os parte integrante desta qualificação. Agora vai começar um novo ciclo que terminará no dia 4 de Dezembro, com o sorteio do Mundial. Até lá poderão seguir aqui diariamente as crónicas do mundial começando pelas visitas para escolha do quartel-general e de preparação logística da nossa participação. África do Sul, aqui vamos nós.

Finalmente em casa

Foto: Francisco Paraíso

Depois de uns contidos festejos, de uma viagem de Zenica a Sarajevo e de uma escala em Milão, chegámos finalmente a Lisboa. Parece que viemos do fim do mundo. De uma realidade bem diferente de facto viemos. Jamais esquecerei as imagens da nossa saída para o jogo rodeados de largas centenas de pessoas, com as cortinas do autocarro fechadas, e com os jipes da polícia local a investirem para cima dos que nos rodeavam. Vi prisões, agressões, pedradas, tudo isto por causa de um jogo de futebol numa terra que tanto sofreu por motivo de uma guerra sangrenta. Faz pouco sentido, mas deu ainda mais alegria e valor à nossa vitória.

quinta-feira, novembro 19, 2009

História

Portugal/Argentina - 1938

Mundial 2010

Foto: Francisco Paraíso

Foi num ambiente fora do comum que disputámos esta 2ª mão dos play-off. O que se passou junto do hotel antes do jogo não pode ser descrito. Este tipo de pressão é intolerável e deveria ser punido pela FIFA. Largas centenas de pessoas com ar ameaçador, com pedradas à mistura, a rodear o autocarro, é próprio do 3º mundo e não na Europa civilizada. Felizmente, como previa, a concentração, classe e coragem dos jogadores tudo ultrapassou. O relvado era uma autêntica vergonha, impróprio para um jogo desta dimensão. Calar-me porquê? Continuarmos a ser politicamente correctos em nome de quê? Vergonha é o nome apropriado para o que se passou em Zenica. Um dos principais culpados desta situação chama-se Miroslav Blazevic que usando técnicas belicistas e manipuladoras utilizou os adeptos contra Portugal. A sua entrada em campo foi inacreditável, como se tratasse de um líder populista, seguido permanentemente por uma câmara de filmar. Mais uma vez perdeu. O homem não se safa contra nós. Treinar os veteranos é o que lhe desejo. Quanto ao jogo pouco há a dizer. Podíamos ter vencido por três ou quatro tal a quantidade de oportunidades desperdiçadas. Ganhámos e passámos. Chega. Toca a partir para Portugal. A esta hora já devemos estar no ar. Em Março recomeça tudo de novo com um jogo de preparação. O sorteio para o Mundial é a 4 de Dezembro. Lá estaremos mais uma vez. Viva Portugal.

O homem do jogo

Raul Meireles

quarta-feira, novembro 18, 2009

Escutas

Telefonema de Armando Vara a José Sócrates

…Augusto Discreto descobriu uma testemunha dum telefonema de Armando Vara para Sócrates. É dele o relato.

- Falei com o Sr.Flávio, um comerciante de tripas de plástico para enchidos tradicionais, em Chaves.

O Sr. Flávio tem a certeza que era Armando Vara? Então não era? Carai, que a CEE proíba as tripas de plástico se não estive sentado ao lado do bancário! Banqueiro quer o Sr.Flávio dizer. Exactamente, bancário! Onde foi isso? No Municipal, durante o jogo entre o Desportivo de Chaves e o Freamunde. E foi de lá que Vara fez a chamada para Sócrates? Foi pois. E lembra-se do que ele disse, era uma conversa de negócios? Já lhe conto, o bancário…o banqueiro, interrompi. Sim, pois, o bancário estava muito excitado, logo que atenderam disse: ó Zé nem sonhas o que eu estou a ver, já vi equipas a jogar futebol só na sua área ou todos na área adversária, mas com a táctica do Desportivo é a primeira vez, esta ideia é revolucionária pá. Calou-se para ouvir o outro lado, e depois continuou. Deixa-me explicar, ocupam o campo da defesa ao ataque, mas só dum lado, tás a ver? Sim eu sei que o Desportivo vai em último mas isso é por serem uns tesos, com o dinheiro do nosso Benfica, metíamos mais dez jogadores do outro lado e pronto, com esta estratégia candidatava-me á direcção do glorioso. Depois esteve um pouco à escuta, despediu-se com um porreiro pá e desligou. O Sr.Flávio desculpe, a conversa enquadra-se no perfil de Armando Vara, um expert do futebol, mas como sabe que estava a falar com Sócrates? Ora, assisti à ligação, não marcou nenhum número, só disse; está, é da escuta, liguem-me ao meu amigo José Sócrates, sim esse. E porque acha o Sr. Flávio que ele procedeu assim? Sei lá, se calhar é a forma mais directa de ligar a primeiros-ministros.

Carlos Mesquita ( in semanário transmontano)

Petardos

Depois de conseguirmos acabar com a música, surgiram as gaitas, os apitos e as cornetas. Também alguns petardos para animar a festa... Voltámos ao passado. O delegado de segurança da FIFA está mais preocupado do que nós. Daqui a 5 minutos o despertar dos jogadores, depois o lanche, a prelecção para as últimas indicações do Seleccionador Nacional e da equipa técnica e enfim, pelas 18.00 horas de Portugal, partida para o estádio. Já falta pouco.

Música

Muita música, bastante alta, junto do hotel da Selecção Nacional. Os bósnios estão eufóricos nas ruas de Zenica. Parece o 2004 em Portugal. A maioria pacífica e ordeira, mas andam para aí uns tantos meio perturbados. Deve ser do sol que trouxemos de Lisboa que os está a pôr fora de si. Faltam pouco mais de cinco horas.

Portugueses na Bósnia


A Selecção Nacional recebeu antes do treino um grupo de militares da GNR presentes na Bósnia, integrados na força europeia de segurança. Foi um momento de amizade e solidariedade com os nossos compatriotas.