terça-feira, junho 30, 2009

Jeannie Longo


56.º título para Jeannie Longo


A ciclista francesa Jeannie Longo, de 50 anos, sagrou-se campeã de França de contra-relógio, naquele que se tornou o 56.º título de uma carreira absolutamente ímpar na história do desporto. Longo, que se sagrou pela nona vez campeã na especialidade do contra-relógio, arrecadou o primeiro troféu nacional há 30 anos, ou seja, em 1979.

Que dizer desta atleta? Simplesmente fantástico!

A PIDE e a Polícia Secreta da Roménia

Popescu numa disputa de lance com João V.Pinto


"Gheorghe Popescu, antigo jogador romeno, veio a público negar as suspeitas que o acusam de ter sido informador da polícia secreta do regime ditatorial de Ceausescu. As acusações partiram do jornal diário «Adevarul», que acusou o ex-internacional de ter sido informador do regime entre 1986 e 1989. Agora, com 41 anos, veio a público negar as suspeitas que o acusam de ter sido informador da polícia secreta romena do regime ditatorial de Ceausescu. As acusações partiram do jornal diário «Adevarul» que acusou o ex-internacional romeno de ter sido informador do regime entre 1986 e 1989. «Gica», actualmente com 41 anos, admite apenas ter assinado um documento com o governo em que se comprometia a defender «os interesses nacionais». O antigo jogador defende-se dizendo que o documento assinado «era uma coisa muito genérica» e garantiu que tem a «consciência tranquila». «Não denunciei ninguém», concluiu."


A notícia completa de MaisFutebol Aqui



Este assunto trouxe-me à memória um outro ocorrido entre nós e que passo a transcrever:



"Com via aberta nos CTT, onde chegara depressa, a alto cargo, Cândido Oliveira desviava amiúde para os ingleses correspondência que sabia destinada a alemães. A Gestapo descobriu e queixou-se a Salazar""...Exigiram a prisão dos cabecilhas. Cândido era um deles"

"...Entraram de rompante. De boca a sangrar, corpo amachucado, dentes partidos, embarcou para Cabo Verde, a caminho do Tarrafal. Levantaram-se rumores de que António Roquete, seu companheiro do Casa Pia AC, e que ele pusera como guarda-redes nos Jogos Olímpicos de Amsterdão, fora o agente da PIDE que mais o esmurrara. Que talvez não tivesse sido bem assim - afirmaria Maria Claudina Nunes, a sobrinha de Cândido, já depois da sua morte: O meu tio gostava muito do Roquete" "...que apesar de tudo, não se portou bem quando o Cândido foi preso."



Toda a história em "Equipamentos com História", edições A Bola

Doping

“Tomei doping”

"Tomei doping de todas as vezes que me foi dado. E quem recusasse tomar alguma coisa provavelmente ficaria sem jogar. Nunca vi um único colega insurgir-se contra esta situação." A confissão e denúncia – sobre a utilização de substâncias dopantes no futebol português – são feitas por Fernando Mendes, ex-futebolista, num livro polémico que a partir de amanhã está à venda, ao qual o CM já teve acesso.

Chama-se ‘Jogo Sujo’ (editora D. Quixote) e ao longo das quase 200 páginas o único futebolista português que passou pelos cinco clubes campeões nacionais (Sporting, Benfica, FC Porto, Belenenses e Boavista) desfia um rosário de situações ilícitas com as quais admite ter pactuado. Um testemunho cru, feito na primeira pessoa, sobre o lado mais negro do futebol.

Fernando Mendes, agora com 42 anos, não dá nomes nas passagens mais polémicas. Mas não é difícil chegar a eles. 'Lembro-me de um jogo das competições europeias contra uma equipa que tinha três campeões do Mundo no seu plantel. Um deles era um poderoso avançado. Como sabem, sempre joguei a defesa-esquerdo e, embora não tivesse de marcar este jogador directamente, apanhei-o várias vezes no terreno de acção. Ele era um armário, com um tremendo poder de impulsão. Mas nesse dia eu saltei que nem um louco e ganhei-lhe quase todas as bolas de cabeça. Parecia que tinha molas nos pés. (…) Meu caro, se estiveres a ler este livro, tenho todo o prazer em explicar-te o segredo: uma pequena vacina, do tamanho de meia unha, chamada Pervitin. Espetavam-nos aquilo no braço, mesmo no músculo, e dava para correr e saltar durante quatro jogos de seguida.'

Toda a notícia aqui

Caro Fernando Mendes, quem sou eu para criticar a tua opção editorial. Tomaste a opção de o fazer desta forma e por ela serás conhecido. Ou seja, tudo o que de positivo tenhas feito no futebol, e foi bastante, será anulado pelo mal de que falas e segundo dizes, fizeste. Vais concerteza vender muitos livros e durante uns dias serás falado, analisado e andarás nas manchetes. Gostaria no entanto de te fazer uma pergunta: Se escrevesses sobre os factos positivos da tua vida desportiva e de tudo o que de bom viste e viveste no futebol, existiria a reacção com a repercussão que este assunto vai ter? É só essa a pergunta que te faço.

segunda-feira, junho 29, 2009

Alemanha



Em Agosto de 1990, a pedido da FPF, acompanhei a selecção alemã de futebol que nos visitiva para um particular, sendo nessa altura seleccionador Artur Jorge. A Alemanha tinha sido campeã do mundo, em Itália, e tinha mudado de seleccionador, substituindo o técnico vencedor, Beckenbauer, por Berti Vogts. O resultado foi de 0/0, mas o que ficou de mais importante desse jogo, foram as declarações de Berti Vogts, colocando em causa os métodos da formação da FPF, que nessa altura, pelas mãos de Carlos Queiroz, estava em grande evolução. Disse Vogts que na Alemanha, privilegiavam o futebol profissional, deixando os jovens fazer a sua formação escolar. Escândalo nacional, tendo essa frase durado mais de vinte anos a pairar sobre as nossas cabeças. Ai Jesus, que andávamos a queimar etapas e não deixávamos os jovens atletas crescer naturalmente.


Hoje a Alemanha sagrou-se campeã da Europa Sub/21, depois de já ter vencido os sub/17 e os sub/19 no ano passado. O que pensará Vogts desta nova vocação formadora da Alemanha? E onde estarão hoje, os que em Portugal, com regularidade, nos atiravam à cara as suas palavras? Segundo disse António Tadeia, e bem, a Alemanha está a trabalhar com grande classe e aí estão os resultados a prová-lo!

Torneio Inter-Associações Sub/14

Imagem de um dos primeiros torneios vendo-se Bilro a representar a AF Lisboa


Terminou o Torneio Inter-Associações Sub/14 com a vitória da Selecção de Lisboa que venceu na final a Selecção do Porto. Acaba assim um ciclo que durou quinze anos. Com defeitos e virtudes, prestou um enorme contributo ao futebol jovem português. No próximo ano, por proposta do Seleccionador Nacional, Prof. Carlos Queiroz, uma nova fórmula competitiva - Sub/15 - vai ser testada, esperando que atinja, ou supere, o sucesso do seu antecessor.


Toda a história do torneio aqui.

Antigos internacionais "AA"


Um grupo de antigos internacionais "AA", constituiu-se em associação e participou num torneio internacional, tendo vencido a Holanda na final. Jogaram por Portugal, Neno, Silvino, Secretário, Paulinho Santos, Oceano, Hélder, Dominguez, Dimas, Sá Pinto e Fernando Gomes que foi também o treinador. A FPF patrocinou esta iniciativa tendo a equipa utilizado pela primeira vez o equipamento nacional.

Toda a notícia aqui

Nem só de futebol vive o homem - 3 -



Ontem visitei uma extrordinária exposição - World Press Photo 09 - no Museu da Electricidade, em Lisboa. Aconselho o passeio, junto ao Tejo, num local magnífico, entrada gratuita, e aberta até 19 de Julho. Não percam.


http://www.worldpressphoto.org/50years/flash.html



domingo, junho 28, 2009

Taça das Confederações - 5 -


Parabéns Brasil. Mais uma vez no topo. Parabéns Dunga, Jorginho, Paixão, Américo Faria, entre outros. Melhor equipa, melhores jogadores. Alerta para as equipas que vão estar no Mundial 2010, a temperatura, altitude, factores chave a considerar.

Barreirense - 3 -

http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/Comunicados2008/ComunicadosOficiais/CO455_CN_III_Divisao_Descidas.pdf

Aqui está a confirmação oficial da FPF sobre as descidas aos distritais. Para que os barreirenses recordem este momento amargo. Publico também uma carta da minha amiga e conterrânea Manuela Fonseca.
Carlos Godinho, bom amigo

Une-nos, entre muitos factores, um coração duplamente barreirense: porque o Barreiro é a terra onde nascemos, que primeiro amámos, parte visceral da nossa identidade; porque o clube onde começámos a amar o Desporto é o Futebol Clube Barreirense.

Passa por momento difícil, de facto, o querido clube: financeiro, logístico, desportivo. Como está nos nossos corações, na tradição, nas histórias e História do Barreiro e de Portugal, no futebol, basquetebol e outras modalidades, vai permanecer, transmitido, como connosco aconteceu e acontece, através de gerações de gente honrada!

Os desgostos de hoje serão a semente de risos futuros – a simbiose de trabalho e amor por ele dará frutos e continuará a produzir bons exemplos.

Manuela Fonseca, adepta veterana, antiga atleta infantil, mãe, orgulhosa, de filhos associados e sócia n.º 675.

Salazarento(s)

Boa José Sócrates, o homem quer guerra e é a altura de não lhe voltar as costas. Salazarento! Acabei de ouvir e gostei.

Nem só de futebol vive o homem - 2 -


Polónia/Brasil - Voleibol - Liga Mundial


Ontem na Sport TV1, espectacular jogo de voleibol, realizado em Lodz, perante cerca de 11.500 espectadores. Excelentes praticantes de ambas as equipas com realce para o brasileiros provavelmente a melhor equipa mundial da actualidade. Vitória do Brasil por 3/0 com destaque para Rivaldo, Giba, Murilo, Rodrigão, Lucas, entre outros, todos eles de grande classe. Valeu a pena ver. Hoje há segundo jogo.
Nota às 14.00 h: Esqueci-me de falar de Daniel Castelani, treinador argentino da Polónia. Nas paragens falava em italiano, misturado com inglês e usando algumas palavras de polaco. Um espectáculo! Os homens do futebol nunca irão ter ousadia para deixarem as câmaras e os microfones entrarem naquele espaço restrito, neste caso no balneário.

Figuras e Espírito de Selecção

Foto: Francisco Paraíso
Luís Lavrador, cozinheiro da Selecção e Jorge Andrade, juntos no Algarve, preparados para assistirem ao Portugal/Finlândia, realizado em Fevereiro.

sábado, junho 27, 2009

Ainda o Sporting/Benfica, uma opinião para análise

José Manuel Freitas, jornalista de A BOLA, analisa os acontecimentos da Academia durante o Sporting-Benfica em juniores e a forma como foram veiculados através dos media.

Quando decidi aderir, passe a publicidade, ao MEO em Maio do ano passado não fazia a mínima ideia de que passados uns meses, o canal do maior clube português me entraria casa dentro.

Consumista televisivo que sou, e habituado a acompanhar canais de outros nomes grandes do Desporto mundial, não me passa despercebido o número 30 da grelha televisiva, embora entenda que em certos aspectos para estar ao nível da grandeza do Benfica, a estação necessita de uns... retoques.

Admito que informar, desculpem-me a expressão, de camisola vestida, não será fácil, mas há regras fundamentais em jornalismo. Como isenção e verdade. É que observadas as imagens das televisões generalistas sobre o que se passou no Sporting-Benfica, que atribuía o título nacional de juniores de futebol (independentemente da exiguidade do local para um jogo decisivo se houver civismo e ninguém provocar os contrários com o arremesso de pedras...), e depois comparadas com as informações prestadas uma hora antes na Benfica TV pela jornalista ali destacada... o filme teve outros protagonistas.

Não será, no entanto, por esta (des)informação que vou riscar o canal 30 dos meus zappings, mas cada vez mais tenho a certeza de que a nação vermelha tem direito ao seu espaço televisivo, que a opção assumida pelo elenco liderado por Luís Filipe Vieira foi correcta, mas mesmo de camisola vestida, até para fazer a diferença, isenção e rigor são fundamentais.
21:40 - 27-06-2009 - A Bola Online

Afinal parece que só o relatório do árbitro irá determinar uma reacção oficial da FPF. O resto serão só pressões.

Sporting/Benfica, Juniores

Caro Rui Costa, por muito poucas condições que a Academia tenha, não podes desculpar aqueles energúmenos. Não é correcto aceitar que isto possa acontecer. Será que foram as poucas condições que atiraram as pedras? Lamentável. Sobretudo por ser um jogo de jovens.

Cavaco, sondagens e Jorge Jesus

"Os portugueses estão escaldados com as soldagens, mas o Presidente confessa que as ouve: "(...) sondagens que terão sido feitas manifestam uma preferência por eleições simultâneas...", disse. Cavaco fez bem em ser dubitativo: "terão sido feitas..." De facto, sondagens recentes sobre o assunto, não se conhecem. Antigas, há uma, do Expresso, de de Janeiro (em matéria de sondagem, pré-História). E mesmo essa diz o contrário do que Cavaco sugeriu: a maioria queria eleições separadas; e a minoria que as queria juntas falava das europeias e legislativas. Então, onde foi Cavaco desencantar a tal sondagem que prefere legislativas e autárquicas no mesmo dia? Só se fala daqueles inquéritos on-line que os jornais fazem. Ontem mesmo, o Correio da Manhã tinha um, onde se apontava para aquela leve ideia de Cavaco: sim, o povo quer eleições juntas... Mas se o Presidente dá ouvidos aos inquiridos do CM, posso adivinhar também o pensamento presidencial sobre outros temas tratados nos inquéritos do jornal. Lembro perguntas recentes: "CR é melhor que Messi?", "Sporting perde com saída de Derlei?", "Jesus vale indemnização de 700 mil?"
Ferreira Fernandes, in DN

Quando chegas a Madrid?

Foto: Francisco Paraíso

Ronaldo: A 6 de Julho.

Marcelo: E achas que vais ser o maior em Madrid?

Ronaldo: Tens dúvidas?

Jorge Miranda, um Homem Sério

"Não preciso disto para nada, não quero nenhum cargo e acho que já dei um contributo mais que suficiente para a implantação da democracia em Portugal"
Jorge Miranda, in DN de ontem
Infelizmente neste nosso País continuam a existir tiques de tremendo conservadorismo a roçar atitudes do passado. Homens como Jorge Miranda continuam a ter muita dificuldade em ter espaço de acção.

sexta-feira, junho 26, 2009

O 20 e o 10! Ou 2010?

O dono da bola com o sucessor! Documento fotográfico fantástico, irrepetível.
Os números indicam o caminho que todos queremos para a Selecção Nacional.

Pepa - à atenção dos mais jovens

Selecção Nacional campeã da Europa Sub/19


Li uma reportagem muito interessante no jornal “O Jogo”, de 22 de Junho, da autoria de Tiago Lemos, sobre Pepa, ex-jogador de futebol, 22 vezes internacional em diversos escalões, que aos 28 anos abandonou a prática da modalidade. Foi considerado o melhor jogador da final do Europeu de sub/19, no jogo com a Itália, que vencemos, em 1999, na Suécia. Foi esta aliás a nossa última vitória neste escalão. Jogavam nessa equipa entre outros, Moreira, Ricardo Costa, Miguel, Duda, João Paulo, Cândido Costa.
Começou a destacar-se como jogador do Benfica, lançado por Graeme Souness, tendo posteriormente andado por vários clubes até parar, após um calvário de lesões e com nove operações realizadas. Hoje está a iniciar a carreira de treinador.
“Arregacei as mangas, tirei dois cursos de treinador, acabei o 12º ano, fui a vários seminários e tirei um curso de informática. Entretanto, entrei para a faculdade, mas não sei se posso ir em frente com isso, porque é uma privada e não tenho possibilidades financeiras”, admite.
Mesmo com o aumento das qualificações, não vai ser esquisito na hora de escolher emprego. “Uma pessoa com necessidade faz tudo, até tirar cafés” admite, revelando que sonha editar um livro onde conte a sua história, para aqueles que estão a começar “saibam que o futebol não traz só facilidades”.

Taça das Confederações - 4 -



Ainda o Espanha/EUA. Para mostrar a minha abertura de espírito aí vai mais um artigo sobre o assunto:
Ler todo o atigo aqui



"Puyol, a fiercely proud competitor, was obviously angry about Spain’s loss and performance, but normally you’d expect the captain of a big side to show enough respect for his opponent to shake their hands. But that wasn’t the case. He turned his back on the U.S. As he walked off, you could practically hear the Spaniards’ excuses already being prepared: The Confederations Cup doesn’t mean anything. The Spanish players were fatigued from a long season in Europe. It was cold in Bloemfontein and the field was slick and the teams have to play so many games in such a short period of time.Spare me. These arguments are some of the same ones the Egyptians used when they collapsed last Sunday. The same ones the Italians used when they bowed out after a 3-0 drubbing at the hands of Brazil. And now the same ones the Spaniards will use."




quinta-feira, junho 25, 2009

Boavista

Boavista em definitivo fora dos campeonatos profissionais - Desporto - DN

Shared via AddThis

Mais um. O clube de tantos amigos vai voltar à base. Em tão pouco tempo voou do estatuto de campeão nacional aos campeonatos não profissionais. Triste, mas não irá ficar por aqui. Outros cairão. Enquanto continuarmos com a cabeça enterrada na areia.

Taça das Confederações - 3-


O futebol tem disto e esta é a sua essência. Por mais que julguemos que estamos dentro dos seus segredos, ele, a cada momento, prega-nos uma partida. Foi o caso do Espanha/EUA. Por mais que alguns iluminados venham para aí dizer isto, mais aquilo, sobre a qualidade dos EUA, não acredito em equipas deste tipo, muito menos em competições com estas características. O futuro não se vai concerteza fazer com esse tipo de jogadores. A beleza do nosso jogo, o futebol, não se compara com aquilo que para eles é o soccer. Correm muito, pois correm, mas isto, o futebol, não é propriamente atletismo. A Espanha perdeu porque tinha chegado o momento de desfazer tão grande sequência de jogos sem derrotas. Não há explicações científicas para alguns destes factos, mas que acontecem por vezes...lá isso acontecem! Mil vezes uma Espanha derrotada a uns EUA vencedores. Sou a favor da qualidade técnica dos atletas, sempre! Mesmo, nalguns casos, perdendo. Ah! Parabéns Brasil pela vitória sobre a África do Sul.

Milhões - Opinião

"...A paixão do futebol foi apropriada pelos interesses. E os apaixonados nem sabem as forças que os manipulam. Aliás, o seu papel no sistema não consiste em saber. Actualmente nem sequer é fundamental que vão ao estádio, de cachecol ao pescoço, sofrer com as peripécias do jogo, vibrar com as emoções da competição. Em casa, no sofá, de pantufas, em frente da pantalha, jogam-se tantos ou mais interesses que com as chuteiras nos pés."

João Paulo Guerra, Coluna Vertebral, aqui Diário Económico, 22 de Junho

A oeste nada de novo

Três dias fora e tudo igual. As mesmas confusões, BPN, BPP, agora TVI, eleições, Benfica, Sócrates, os mesmos actores de sempre. Os mesmos condenados ou presos de sempre, Vale e Azevedo e Oliveira e Costa e os pobres da sociedade. Faz-me lembrar o título do livro de Erich Maria Remarque, A oeste nada de novo!

Barreiro Reconhecido


Distinção «Barreiro Reconhecido 2009»
Manuela Fonseca galardoada na Área da Educação

No âmbito das comemorações do Dia da Cidade do Barreiro – 28 de Junho / Feriado Municipal – são atribuídos anualmente os galardões “Barreiro Reconhecido” distinção que visa prestar o reconhecimento a personalidades e instituições que deram um contributo para a valorização e dignificação do concelho do Barreiro. Manuela Fonseca, Professora Universitária, investigadora, colunista do jornal “Rostos” será agraciada com o “Barreiro Reconhecido” na área da Educação.
A minha querida amiga Manuela finalmente reconhecida pela autarquia. Mais vale tarde que nunca. Apesar de todas as diferenças políticas, houve alguém, que decidiu correctamente. Merecias mais a distinção como lutadora pelos ideais da Democracia, da Liberdade e da luta anti-fascista, mas isso era pedir-lhes muito!
In Rostos online

quarta-feira, junho 24, 2009

Bloguista

Uma boa definição para bloguista "Ser Políticamente Incorrecto". Para ser políticamente correcto já basta o nosso dia-a-dia!

Adriano e Aguinaldo


"Dizer que é mais feliz na favela que num palácio italiano é de uma idiotice... Façam o teste: ofereçam um apê em São Conrado aos moradores da Rocinha. Duvido que qualquer um deles diga: "não, obrigado, eu me sinto muito mais feliz aqui no meu poleiro".
Aguinaldo Silva, autor de novelas, sobre a declaração do jogador de futebol Adriano, que disse que não se sentia feliz na Itália, mas sim no Brasil.


Blog do Kuelho

terça-feira, junho 23, 2009

Poborsky, Portugal e o Euro 96


Faz hoje precisamente 13 anos, em Villa Park, no Portugal/Rep.Checa. Lembram-se qual foi, em última análise, a sequência deste lance? O regresso a Portugal! Uma equipa mais fraca, mas muito bem organizada, com jogadores em ascenção, eliminou-nos sem qualquer mácula, chegando sem surpresas à final e perdendo, injustamente com a Alemanha. Este jogo ficou recordado pelo chamado golo "chapéu do Poborsky". Só não o consideramos fantástico porque foi contra nós!
A história merece ser contada: depois do nosso último jogo da 1ª fase contra a Croácia, regressámos ao hotel e enquanto jantávamos assistimos ao Itália/Rep.Checa que iria determinar o nosso adversário nos 1/4 final. No final, quando vimos que os checos eliminaram os italianos, todos nós, jogadores incluídos, manifestámo-nos com alegria. Os italianos é que não nos podiam calhar! Mais tarde, em 2004, aconteceu o mesmo, desejámos os gregos, mas os eliminados foram os checos e quem seguiu para a final foram os...gregos. Resultado? O mesmo! Por isso, a história ensina-nos que mais vale aguardar e desejar que nos saia em sorte um grande.

Silly Season


As transferências deste defeso continuam a fazer correr muita tinta.
Ver todo o artigo do Daily Telegraph aqui

segunda-feira, junho 22, 2009

Novas tecnologias

Afinal a montanha quase que pariu um rato, desculpem-me a expressão popular, mas é o que apetece dizer perante a última conferência sobre o estado do futebol e a abordagem às novas tecnologias no futebol, organizada pela LPFP, senão vejamos:




Lisboa, Portugal 18/06/2009 22:35 (LUSA) Temas: Desporto, Futebol

Lisboa, 18 Jun (Lusa) - O presidente da Liga inglesa e da EPFL (Associação das Ligas Europeias de Futebol), Sir Dave Richards defendeu hoje que a introdução das novas tecnologias no futebol iria "tirar a emoção e a magia ao jogo".
A afirmação foi feita antes de uma conferência organizada hoje, num hotel de Lisboa, pela Liga Portuguesa subordinada ao tema "O estado actual e futuro do futebol - uma abordagem às novas tecnologias", sobre o qual Sir Dave Richards foi convidado a dissertar como orador.
"Há uma ideia errada sobre a utilização das novas tecnologias no futebol porque elas já são usadas", argumentou o presidente da Liga inglesa, dando o exemplo dos aparelhos que permitem enviar um sinal sonoro ao árbitro pelos seus assistentes, dos auriculares para estes comunicarem entre si, e dos aparelhos que medem os quilómetros percorridos pelos jogadores.
Dave Richards lembrou que o futebol "é um jogo" e que é preciso "mantê-lo como tal" porque "demasiada tecnologia" torna o futebol "demasiado perfeito", o que retira "emoção, discussão e magia ao jogo".
Assim sendo, aconselha a ter "muito cuidado" com o uso das novas tecnologias, na medida em que "é fundamental preservar a beleza do jogo".


Enfim, é preciso que um inglês, apesar de Sir..., venha aqui colocar as questões de uma forma correcta. Louve-se a iniciativa da discussão!

No futebol não se faz política!!!






Alguns jogadores do Irão entraram em campo nesta última quarta-feira, contra a Coreia do Sul, com um bracelete verde no pulso. A cor simboliza o candidato perdedor da eleição presidencial do país, que acusa o actual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, de fraudar o resultado da votação.

Fotos e texto Globoesporte.com

Buuuuuuuuuuuu!

África do Sul/Portugal
Foto: Francisco Paraíso

"...Entre os bafana bafana, os futebolistas da selecção sul-africana, entre aquela maré negra, destacava-se o defesa central Matthew Booth. Além do seu 1,98m (o mais alto da equipa) e da sua cabeça brilhante de rapada, era o único branco da equipa. Os olhos dos jornalistas notaram também que, nas bancadas, a supremacia dos negros sobre os brancos ultrapassava a relação de oito para um, que existe no país. Na África do Sul, o râguebi é a paixão dos brancos e o futebol, a dos negros.Ora a esses dados visuais juntava-se um som: buuuuuuuuuuuu! De cada vez que os jornalistas viam o defesa central branco tocar na bola, viam também os espectadores alarmarem-se e deles vinha aquele som intenso que em todos os estádios é considerado insulto, vitupério, xingadela. O claro desaforo de que o pobre atleta branco era alvo por parte da multidão negra era sublinhado pelo uso barulhento dos vuvuzela, as trompetas feitas de corno dos veados kudus. Booth estava a ser sujeito à mesma receita racista, com troca das cores, que certos estádios espanhóis reservam a Eto'o, o avançado camaronês. No dia seguinte ao jogo, os jornalistas europeus assinalaram o intolerável gesto. Anteontem, a questão foi posta ao próprio: deve custar-lhe muito ouvir aquele "buuuuuuu!" da multidão... Mas, para espanto de todos, Matthew Boot deu um gargalhada: "Mas que insulto?!" E explicou: buuuuuu! é o grito que prolonga o seu nome, Booth. Não é insulto, é incentivo. Ele, que foi capitão da selecção de esperanças e dos sub-21, é o mais popular e querido jogador dos bafana bafana.E a esta confusão negra e branca os jornalistas acrescentaram um sorriso amarelo."



Vale bem a pena ler a totalidade do artigo de Ferreira Fernandes, no DN de ontem.



domingo, junho 21, 2009

Atletismo e Paulo Portas

Foto: DN


Apesar de Naide, Nelson Évora e Rui Silva, Portugal desceu de divisão. Normal atendendo ao período político que vivemos. Interessa sobretudo estar do outro lado, do contra, em qualquer circunstância. A oposição é um desastre e o governo do PS continua sem perceber que as pessoas estão atentas. No meio disto tudo o que interessa o atletismo e o desporto? Nada! O que interessa é que o Paulo Portas, depois de umas curtas férias, vai começar imediatamente a campanha eleitoral! Grande homem. Que Deus nos valha! Só se for ele! Deus, claro!

A primeira vitória sobre a Espanha


"...A FIFA não reconheceu o jogo, a Espanha tinha duas federações, cada uma assumindo a sua legitimidade, o ambiente, foi, é óbvio, profundamente marcado pela política, pela propaganda. Em torno da tribuna central foram colocadas tarjas gigantes com imagens de Franco e Salazar - e durante os hinos a multidão estendeu os braços em saudação fascista e uma mole de legionários que para lá se levara urrou "Salazar! Salazar! Franco! Franco! Franco! Portugal! Portugal! Espanha! Espanha! Espanha! Viva Espanha! Viva Portugal!"... "
In: Equipamentos com História, Edições A Bola


Estávamos em 28 de Novembro de 1937, marcaram por Portugal Pinga e Valadas. Cândido Oliveira era o Seleccionador Nacional

Nem só de futebol vive o homem


Setúbal, noite quente, os Da Weasel para uma plateia cheia, de jovens e menos jovens, no Largo José Afonso, ai! Zeca, Zeca, que saudades de gente íntegra. Grupo português a cantar na nossa língua, coisa cada vez mais rara. Ah! Como estavam boas as ameijoas no Novo Dez, não estavam Pacman?
Negócios Estrangeiros - Da Weasel
Já foi ao Intendente, Sr. Presidente?
Não vá em visita de Estado, deixe o carro blindado na
garagem,
Dê folga aos guarda-costas,
Finja que vai de viagem e apanhe o metro,
Saia no Martim Moniz e caminhe,
Faz bem caminhar, apanhar ar, respirar.
Passear no Intendente é um passeio original,
È um passeio diferente sem sair de Portugal.
Vá para fora cá dentro, vá aos subúrbios do Mundo no
centro da cidade
Igualdade, integração social, seja por 10 minutos um
emigrante ilegal, como se chegasse do Brasil, do
Paquistão.
Vá ao Intendente e invente uma solução que satisfaça
aos que já chegaram e chegarão.
Mesmo que não tenha vontade de ir, vá ao Intendente,
Sr Presidente.
Aprenda, para chegar é sempre preciso partir

sábado, junho 20, 2009

Futebol (é) Literatura



Futebol (é) Literatura

Margarida Gil dos Reis



"Cada vez que presencio e vivo o empolgamento de cada jogo da Selecção Portuguesa não deixo de me lembrar como o escritor brasileiro Graciliano Ramos está longe de ver a sua profecia cumprida. “Para chegar ao soberbo resultado de transformar a banha em fibra, aí vem o futebol”, dizia Graciliano Ramos, em 1921, numa fórmula que quase parecia uma mezinha caseira de preparação para o Verão. ..."


Ver resto do arquivo aqui

Torneio Inter-Associações Sub/14

Começa hoje, com a chegada das 22 equipas, o Torneio Inter-Associações Sub/14. Este tipo de organizações iniciou-se na época de 1973/74, tendo sido interrompido em 1982/83. Com a entrada de Carlos Queiroz nos quadros da FPF, em Agosto de 1984, reiniciou-se o processo e em Abril de 1985, teve lugar o I Torneio Inter-Associações Sub/15. No início apresentaram-se somente 8 equipas. No ano seguinte participaram 16 Associações e em 1987 estiveram presentes 20 equipas, tendo os Açores estado representados com uma única selecção. Este período foi vivido com um grande espírito de mudança e vontade de desenvolvimento. Não foi nada fácil conseguir-se atingir determinados objectivos, mas este, o dos torneios inter-associações, ficou bastante consolidado na estrutura federativa. Ao longo destes anos os torneios foram alternando entre sub/15 e sub/14. Em breve, e por proposta de Carlos Queiroz, irá ser apresentado novo modelo competitivo, no sentido de qualificar os torneios e optimizar os recursos existentes. Parar é morrer. Falando do torneio que hoje começa, e conhecendo bem esta realidade, sei bem que nesta última noite, muitos destes jovens não dormiram adequadamente com a ansiedade derivada da sua presença no Jamor. Para muitos, a maioria, esta será uma experiência única nas suas vidas e vão ficar por aqui, para outros será o iniciar de um caminho que os levará um dia à Selecção Nacional. Estes torneios foram o ovo de Colombo do processo de desenvolvimento do futebol júnior que decorreu entre 84 até hoje. Oxalá comecem a "nascer" hoje novos Cristianos, Figos, Coutos, etc..





Foto tirada há cerca de 20 anos, vendo-se atrás alguns dirigentes associativos, entre os quais Carlos Costa, da AF Viseu, entretanto já falecido


Todo o programa aqui


Champions League - 2008/09


FC BARCELONA, WINNING IN TRAINING


Clubs having participated in the last edition of the Champions League were composed by 55.9% of expatriate players. This figure is 2.1% greater than in the previous season. The expatriate footballers have played 59.9% of the total number of minutes played by all players (+1.2%). The club which has employed the most expatriate players is Arsenal FC (82.8% in the squad and 92.7% on the pitch). Such as in the previous season, the Gunners are also the club with the youngest players (22.7 years on average).
With 90 players, Brazil is again the most represented country. However, this number has strongly decreased compared to the previous season (-17). Behind Brazilians we find French (77, +5), Spanish (54, -1), Italian (53, -2) and Argentinean (52, +19) players. Although it has qualified four teams in the competition, such as in 2007/08, England was represented by only 30 players and was positioned as the 7th in the ranking of nations with the greatest number of footballers, just ahead Germany (29, -20).
The percentage of association-trained footballers was 46.7%. This proportion decreases to 21.7% for club-trained footballers (at least 3 years between the ages of 15 and 21 in the club employing them). This figure is 0.9% greater than for the 2007/08 season. Club-trained players have played 19.6% of the total amount of minutes played by all players (+0.5%). The club having fielded the most club-trained players is the winner, FC Barcelona (46.7%).

For more information or to unsubscribe from our mailing list please write to eurofootplayers@unine.ch To discover our website: http://www.eurofootplayers.org/

sexta-feira, junho 19, 2009

Coreia do Norte

Foto: FIFA

Foto: Nuno Ferrari


A Coreia do Norte qualificou-se ontem para a fase final do mundial 2010. A sua última participação ocorreu em 1966 e o seu último jogo foi exactamente contra Portugal, naquele que ficou registado pelos nossos cronistas, como um dos momentos épicos do nosso futebol. Fica aqui um pouco dessa história, de Eusébio e companheiros.



Mais fotos do Mundial aqui


Futebol e Política - 3 -


Na sequência do que já aqui se escreveu sobre o tema junto mais um texto, polémico, sem dúvida, com o qual discordo em vários pontos, mas que pretende contribuir para a discussão do tema.




"...No que respeita ao futebol profissional, penso poder acrescentar alguma coisa: ele é o fenómeno cultural de maior magia e uma boa selecção nacional identifica, distingue, singulariza um país. Mas estou a nivelar-me por uma crítica malsã, se pergunto por que em muitas autarquias parece haver mais dinheiro para o futebol-espectáculo do que para a satisfação das necessidades primárias das populações? Ou se os políticos manifestam uma emoção, pelas vitórias da selecção nacional de futebol como o não fazem, em relação aos (chamemos-lhes assim) ?campeões? das artes, das ciências e das letras?"






Colaboração de Claude Moreira

Arte e Futebol - 4 -

Ilídio Salteiro



Descrição:
Poliptico, cinco painéis. 260x145 cm.Pintura a óleo e acrilico sobre madeira,1977

quinta-feira, junho 18, 2009

História (5)

17 de Março de 1929
Espanha 5/Portugal 0
Sevilha



ROQUETE Guarda-Redes CASA PIA ATL CLUBE
CARLOS ALVES Defesa ATLÉTICO C PORTUGAL
AUGUSTO SILVA Defesa Capitão CF OS BELENENSES
WALDEMAR MOTA Defesa FC PORTO
RAUL FIGUEIREDO Defesa CF OS BELENENSES
MARTINHO OLIVEIRA Médio SPORTING CP
MANUEL GONÇALVES Médio SPORTING CP
VITOR SILVA Médio S LXª BENFICA
RAMOS Avançado CF OS BELENENSES
PEPE Avançado CF OS BELENENSES
JORGE TAVARES Avançado S LXª BENFICA

Drogba e Bosingwa

Bans for Drogba and Bosingwa

Wednesday 17 June 2009
Disciplinary

Didier Drogba in action against Barcelona

Didier Drogba in action against Barcelona (©Getty Images)

Chelsea FC striker Didier Drogba has been suspended for six UEFA club competition matches – the last two of which are deferred for a probationary period of two years – following incidents at the UEFA Champions League semi-final second leg against FC Barcelona in London on 6 May. The decision was taken today by the UEFA Control and Disciplinary Body.

Bosingwa suspended
In addition, Chelsea defender José Bosingwa has been suspended for four UEFA club competition matches, the last of which is deferred for a probationary period of two years, for offences at the same game.

Principles of sportsmanship
Drogba and Bosingwa were facing charges of being in breach of the principles of sportsmanship by insulting the referee by making offensive comments. Drogba's suspension applies to the next four UEFA club competition matches for which the player would be eligible, while Bosingwa's ban applies to the next three UEFA club competition games for which the player would be eligible.

Chelsea fined
Chelsea have been fined €100,000 for the improper conduct of their players and the throwing of missiles by their supporters at the match against Barcelona, which ended in a 1-1 draw.

Appeal deadline
Either the club or the players may appeal against the decision within three days of the dispatch of the reasoned decision.

©uefa.com 1998-2009. All rights reserved.

Como se previa, os castigos aplicados aos jogadores do Chelsea ficaram longe das sanções que os jogadores portugueses sofreram após o Euro 2000. Sempre o poder dos grandes a impôr-se, mas apetece perguntar: e Ballack?

Jornal do Incrível




O último jogo do Peru na caminhada para o Mundial 2010 ficou marcado por um episódio insólito. O caso promete mesmo deixar marcas na federação peruana. É que para além da derrota sofrida na Colômbia (1-0), houve um jogador que foi literalmente esquecido no hotel. Hernán Rengifo nem queria acreditar quando acordou, na manhã seguinte ao jogo, e percebeu que quase toda a comitiva já tinha regressado ao Peru. Os dirigentes federativos esqueceram-se de avisar o avançado que a viagem tinha sido antecipada para a noite do dia do jogo. Rengifo tinha partilhado o quarto com um jogador (Johan Fano) que representa o Once Caldas da Colômbia, e que por isso não ia viajar. Contudo, Fano trocou de quarto na noite a seguir ao jogo, devido à tal antecipação do voo. Rengifo foi esquecido. Para agravar ainda mais a situação, o passaporte do avançado estava na posse dos dirigentes federativos. Um dos responsáveis teve de regressar a Medellín para que o jogador pudesse viajar para o Peru. «No futebol peruano já aconteceram tantas coisas que não é estranho continuarem a suceder casos destes», disse o «esquecido» Hernán Rengifo, em declarações ao jornal peruano «El Bocón».




Se acontecesse em Portugal?





COMUNICADO OFICIAL





La Federación Peruana de Fútbol hace de conocimiento de la prensa especializada y el público en general lo siguiente:



1) Con fecha 27 de abril del 2009, la Federación Peruana de Fútbol suscribió un contrato para el uso de la Nave Boeing N° 737-200 FAP 352 de la Fuerza Aérea del Perú, a efecto de trasladar a la selección peruana a la ciudad de Medellín-Colombia, con ocasión del partido de la fase clasificatoria al Mundial Sudáfrica 2010.
2) Dicho contrato establecía la disponibilidad de la referida nave entre los días 9 al 11 de junio del 2009, habiéndose acordado que el regreso de la ciudad de Medellín sería a las 10:00 horas del día 11 de junio.

3) El contrato señalaba que por motivos de fuerza mayor la FAP podía alterar unilateralmente estos términos, sin que tenga responsabilidad legal alguna. Con esta atribución, la mañana del miércoles 10, día del partido entre Colombia y Perú, el piloto de la nave se comunicó con la gerencia de la Comisión Sudáfrica 2010, para informarle que era probable que ante la emergencia presentada en el país por el anunciado paro amazónico se podría adelantar el retorno hacia Lima, a las 07:00 horas, pues la aeronave de la FAP era requerida por el Alto Mando Militar.

4) A las 22:00 horas del día 10 de junio el piloto de la nave se volvió a comunicar con el gerente de la Comisión Sudáfrica 2010, manifestándole que, por orden superior proveniente de Lima, dicha nave debería estar en el Grupo Aéreo N° 8 del aeropuerto limeño a las 07:00 horas del día 11 de junio, por lo que la salida desde Medellín tenía que realizarse a las 02:00 horas y ya no a las 07:00 horas del jueves 11 de junio, como inicialmente se tenía previsto.
5) Se ha solicitado a la Comisión Sudáfrica 2010 informe a esta Federación sobre la razón del regreso incompleto de la Delegación, a efecto de que se tomen las medidas correctivas y se determinen las responsabilidades del caso.





Lima, 15 de junio del 2009




OFICINA DE PRENSA DE LA FPF

quarta-feira, junho 17, 2009

Peseiro falhou o 1º round

A Coreia do Norte qualificou-se para o Mundial face ao empate conseguido frente à Arábia Saudita, por 0/0. A equipa de José Peseiro ainda tem hipóteses de qualificação caso vença um play-off com a Nova Zelândia.

Final da Copa de la Reina


A Final da Copa de La Reina jogar-se-à no Estádio “La Romareda”, casa do Real Zaragoza (que este ano volta à Primeira Liga espanhola de futebol masculino), às 12 horas de domingo (11 horas nacionais).
Este estádio tem capacidade para acolher 30 mil pessoas, pelo que, dado o entusiamo em torno da equipa mais portuguesa do campeonato espanhol de Futebol Feminino, o Real Zaragoza associou desta forma o seu apoio ao Prainsa.
A final que irá opor o R.C.D. Espanyol ao Prainsa Zaragoza terá, igualmente, transmissão em vários canais da vizinha Espanha. Quem prefere a internet pode acompanhar o jogo, em directo, através do site da Televisão Aragonesa.
Colaboração de: Maria João Xavier
Mais aqui

A vida não está fácil





Fotos: Francisco Paraíso

Alguns jogadores que são presença habitual na Selecção Nacional, encontram-se com a sua vida desportiva em processo de mudança e estão envolvidos em eventuais transferências. Bosingwa é pretendido pelo Bayern de Munique, Ricardo Carvalho e Deco, em negociações com o Inter, Miguel foi aparentemente dispensado pelo Valência, Cristiano Ronaldo será jogador do Real Madrid, Eduardo estará em lista do Benfica, Bruno Alves com hipóteses de saída para o Barcelona e outros jogadores, como Tiago, Maniche, Quaresma, Beto e Raul Meireles são apontados a diversos clubes. Todas estas informações são presença constante, e muitas vezes contraditória, na imprensa especializada que vive desta movimentação numa fase de paragem das competições. Para os jogadores envolvidos são processos normais de fim de época fruto, maioritariamente, do seu rendimento desportivo na época terminada. Para a Selecção Nacional, em período de decisão final com os jogos de Setembro, não são boas notícias, mas nada se poderá fazer. O mercado manda. Resta aguardar saber para onde seguirão os faxs das convocatórias para o jogo de 12 de Agosto com o Liechtenstein!

O golo, ou a falta dele!

Quando se falha um golo!
Foto e ideia: José Vidal

terça-feira, junho 16, 2009

Nelo Vingada no Egipto

Nelo Vingada comemorando o êxito na Taça da Ásia pela Arábia Saudita


"Nelo Vingada já foi apresentado como treinador do Al Ahly. O técnico português sucede no cargo a Manuel José e terá a árdua tarefa de fazer esquecer a imagem sacra criada pelo antecessor junto dos adeptos e da direcção.
«Espero que todos os adeptos possam estar comigo como estiveram com o Manuel José. Estamos a fazer tudo para conseguir bons resultados e continuar a trazer sucesso ao Al Ahly», referiu Nelo Vingada ao canal de televisão oficial do clube do Cairo.
«O que o Manuel José fez neste clube foi incrível. Acho que nunca ninguém conseguiu produzir um trabalho dessa qualidade anteriormente. Ficaria realizado se conseguisse seguir os passos do meu compatriota. Prometo que vou dar o meu melhor para ser bem sucedido.»
Vingada regressa ao Egipto depois de ter orientado o Zamalek em 2004 e a selecção de sub-23 do país em 2005. O técnico tem 56 anos e treinou o Persepolis (Irão) até há algumas semanas."
In: Mais Futebol
Nelo Vingada assinou pelo clube egípcio Al Ahly. Tive oportunidade de estar no Egipto com Manuel José e sentir o enorme carinho e entusiasmo que os adeptos deste clube tinham pelo técnico português hoje ao serviço de Angola. Não será fácil a Nelo Vingada fazer esquecer os sucessos de Manuel José, mas depois de alguns tropeções por campeonatos e selecções menores, este será o momento de voltar aos êxitos. Escolheu o clube ideal para isso.

Ontem e hoje!

Veja as diferenças

Ontem, partida para o Mundial do México -1986



Foto: José Vidal


Hoje, chegada a Tallinn - Estónia/Portugal


Foto: Bruno Pereira

domingo, junho 14, 2009

André Marques




O jornal digital, "A Bola - online", de hoje informou que André Marques irá realizar a pré-época no Sporting CP. Este jovem, é para mim, que não sou treinador..., o jogador que em Portugal reúne mais condições para poder resolver um dos problemas da Selecção Nacional, o lugar de defesa-esquerdo. Oxalá ele entenda este novo incentivo de Paulo Bento e Pedro Barbosa.









Cristiano Ronaldo e Madonna


"...O puxar para cima em toda a Imprensa mundial, teve natural correspondência nos jornais portugueses, com excepção do Correio da Manhã. O jornal popular fez capa com fotomontagem de Cristiano Ronaldo e Paris Hilton, uma desqualificada famosa por ser famosa. Cristiano Ronaldo não precisava de muleta (sobretudo ontem) mas, já que era fotomontagem (isto é, foto inventada), podiam ter-lhe posto a Madonna ao lado."


Ver todo o artigo de Ferreira Fernandes no DN de ontem.

Estónia - 3 - Futebol de Base

Futuro. O futuro passa invitavelmente pelos jovens, quer seja em Portugal, na Estónia ou em qualquer outra parte do mundo. O país que não tiver uma política, social, desportiva, ou de outra área, que não seja voltada para os jovens, não terá futuro. A Estónia, pequeno país báltico, saído da ex-URSS, deu o exemplo com uma acção nacional para jovens jogadores de futebol. Este é o caminho. A Portugal continuam a chegar aviões carregados de estrangeiros sem que os nossos jovens jogadores tenham oportunidade de mostrar o seu valor. Ou emigram, ou desistem, ou acabam perdidos nas competições nacionais secundárias, até que alguém, ocasionalmente, dê por eles. E estes são uma minoria. Na última recente greve do Rio Maior, estavam presentes, segundo me disseram, quatro jogadores que andaram pelas selecções nacionais jovens. Este não pode ser de facto o objectivo das instituições nacionais do futebol português. O progresso e o desenvolvimento não passa por isto, mas sim pelo exemplo que a Federação da Estónia nos deu há uns dias atrás e que está representado na imagem abaixo, com a presença de cerca de 350 jovens vindos de todo o país.

Foto: Francisco Paraíso